Flipar

Papagaio-drácula: espécie com plumagem 'de capa vermelha' chama atenção


Uma espécie de papagaio da ilha de Nova Guiné, no sudoeste do Pacífico, foi apelidada de papagaio-drácula. A explicação está na plumagem da ave, com penas pretas e vermelhas, que remetem à roupagem sinistra do Conde Drácula, criado pelo escritor irlandês Bram Stocker e que se popularizou no cinema.

Por Flipar
Ltshears/Wikimedia Commons

O papagaio-drácula (Psittrichas Fulgidus) consta da lista de espécies ameaçadas de extinção. A ave de visual “gótico” é também chamada de papagaio-de-Pesquet e papagaio-abutre.

Zoológico de Miami/Wikimedia Commons

Em agosto, outro papagaio, chamado Apollo, da espécie papagaio-cinzento africano, entrou para o Livro dos Recordes como o mais inteligente do mundo. Ao 4 anos de idade, ele é conhecido nas redes sociais por suas habilidades especiais.

Reprodução Instagram

Apollo pertence ao casal de criadores de conteúdo Dalton e Victoria Mason, que vive na Flórida, nos Estados Unidos. Ele é dócil e se dá bem com aves que convivem com ele na residência.

Reprodução redes sociais

O papagaio “genial' conseguiu a façanha de identificar 12 objetos diferentes em somente três minutos. Ele sabia, por exemplo, que um objeto mostrado por seu criador era uma garrafa.

Reprodução Instagram

Ele logo identificou também um livro que estava na mão do seu criador. O papagaio recebe treinos diários com o método de treinamento Modelo/Rival de Irene Pepperberg, famosa por treinar Alex, outro papagaio-cinzento com capacidades cognitivas que impressionaram.

Reprodução Instagram

Segundo pesquisadores, a inteligência de Apollo é comparada à de uma criança pequenina que reconhece cores, palavras e objetos. O papagaio, inclusive, demonstrou capacidade de verbalizar o seu conhecimento, de forma clara e respondendo a perguntas complexas.

Os papagaios, de forma geral, estão na lista dos animais mais inteligentes do mundo. A ave pesa até 400g e mede cerca de 37 cm, vivendo aproximadamente 70 anos. Existem mais de 350 espécies no planeta. São geralmente monogâmicos, vivendo com apenas um companheiro a vida toda.

Amy Irizarry por Pixabay

Esses pássaros são conhecidos justamente por sua habilidade de imitar a fala humana. Alguns papagaios, como o Apollo, podem associar palavras com seus significados e têm capacidade de aprendizado.

Pixabay

Cientistas afirmam que há animais no planeta com habilidades que os colocam como os mais inteligentes, depois dos seres humanos. Listamos alguns pra você conhecer.

Pixabay

Os golfinhos são capazes de realizar uma comunicação complexa e exibem comportamentos sociais avançados, capacidade de resolver problemas e uso de ferramentas improvisadas. Curiosidade: Podem reconhecer a si mesmos em um espelho.

Imagem de Christel SAGNIEZ por Pixabay

Os golfinhos são capazes de realizar uma comunicação complexa e exibem comportamentos sociais avançados, capacidade de resolver problemas, uso de ferramentas improvisadas. Curiosidade: Podem reconhecer a si mesmos em um espelho.

pixabay

Corvo - É uma ave necrófaga(se alimenta de animais mortos). Estima-se que existem mais de 40 espécies em diferentes continentes. Algumas são conhecidas popularmente como gralha.

Pixabay

Com habilidades de resolução de problemas, os corvos possuem memória excepcional. Por isso, já foram muito utilizados como mensageiros. Curiosamente demonstram comportamentos lúdicos e até mesmo brincam.

- Reprodução Youtube

Elefante- Mamífero herbívoro gigante, pode pesar até 7 toneladas, possui 3 espécies reconhecidas e faz parte da ordem Proboscidea e família Elephantidae. Pode comer até 100 kg de vegetais por dia.

Flickr Norm Johnson

Essa espécie possui nteligência emocional, memória a longo prazo, sabe usar ferramentas e consegue se medicar com uso das plantas. Uma curiosidade é que pode exibir empatia e luto por membros do grupo.

numair shahzada por Pixabay

Polvo- É o único molusco invertebrado entre as espécies mais inteligentes. Tem três corações e oito tentáculos. É carnívoro, alimenta-se de uma variedade de peixes, crustáceos e moluscos. Existem mais de 300 espécies de polvos.

Pixabay

Os polvos podem fazer planejamentos complexos, atirar pedras, abrir conchas, e isso é por conta dos 500 milhões de neurônios que possuem. Seus tentáculos continuam se mexendo mesmo separados do corpo.

Imagem de Lothar Dieterich por Pixabay

Formiga- Esses inseto vive em colônias organizadas. Existem mais 18 mil espécies de formiga pelo mundo. Elas trabalham em conjunto e têm funções específicas para garantir a sobrevivência, podendo carregar até 100 vezes o seu peso.

wikimedia commons Judy Gallagher

Esse invertebrado possui a maior massa cerebral entre os insetos. Umas ensinam às outras o caminho para buscar alimentos e elas têm capacidade de resolver problemas em grupo. Curiosamente algumas espécies cultivam fungos.

Ralph Klein por Pixabay

Porco- Mamífero que pode ser domesticado. Mais de 100 espécies são conhecidas. Tem 44 dentes e a gestação pode chegar a 112 dias dando à luz até 12 crias. Os porcos vivem por cerca de 12 anos.

Imagem de Roy Buri por Pixabay

Os porcos possuem inteligência social, habilidades cognitivas, adaptabilidade, aprendizado rápido de tarefas e reconhecimento de símbolos.

Freepik/leksandarlittlewolf

Chimpanzé- Primata que compartilha cerca de 98% de seu DNA com os humanos. Pode medir até 150 cm e um macho chega a pesar 70 kg,e sua gestação se assemelha à de um humano durando 8 meses.

Divulgação/ROBERTO GARCÍA-ROA, ESPANHA

Os chimpanzés criam ferramentas simples, possuem habilidades sociais avançadas, capacidade de aprender a linguagem de sinais, exibem atitudes altruístas e empatia e conseguem resolve problemas.

pixabay

Bonobos- São primatas semelhantes aos chimpanzés, que vivem cerca de 40 anos, pesam até 60 kg e têm a gestação de cerca de 240 dias, conhecidos pela resolução de conflitos através do comportamento sexual.

Greg Hume wikimedia commons

Os bonobos têm como habilidades a resolução de conflitos de forma pacífica e o uso de ferramentas. Compartilham uma base genética significativa com os humanos.

Imagem de Stephen por Pixabay

Rato- São mamíferos roedores, que estão na natureza em mais 2.000 espécies, frequentemente são usados em pesquisas devido à sua capacidade de aprender e se adaptar. Possuem gestação de 20 dias e dão à luz até 12 filhotes.

Reprodução de vídeo Band

Os ratos têm capacidade de aprendizado rápido em labirintos, resolução de problemas, memória espacial, com habilidade para evitar armadilhas e identificar alimentos envenenados. São considerados ágeis e inteligentes.

Reprodução de vídeo Fábio Borges TV

Cachorro- Domesticados ao longo dos séculos, os cachorros são mamíferos carnívoros, provavelmente o animal mais antigo a ser domesticado. Existem 344 raças conhecidas por todo o mundo.

Freepik

Os cachorros são conhecidos por sua empatia, leitura de expressões faciais, lealdade e capacidade de se conectar emocionalmente com os humanos, além de inteligência em treinamento.

Reprodução/Instagram

Orangotango- Grandes primatas nativos da Ásia, os orangotangos são animais solitários, que têm preferencia por frutas, e na natureza encontramos 3 espécies. Pesam cerca de 45 kg e sua gestação dura até 274 dias.

Pixabay

Conhecidos por suas habilidades de escalada, utilizam ferramentas avançadas e constroem ninhos elaborados. Além disso, algumas espécies usam folhas para amplificar sons, empregando essa comunicação acústica para enganar outros animais e se exibirem.

Pixabay

Pombo- São aves que possuem bico, pescoços e patas curtas. Há mais de 300 espécies pelo mundo, seus voos alcançam 80 km/h. Alimentam-se de sementes e plantas, e possuem areia em seu estômago, o que os ajuda na digestão.

pixabay

Demonstram uma notável capacidade de navegação. Pombos foram usados historicamente como mensageiros devido a essa habilidade, virando heróis de guerra. Além de serem monogâmicos e excelentes pais.

Imagem de Alexa por Pixabay

Veja Mais