A empresa descobriu haver o risco de que pequenas lascas de metal estejam presentes nas garrafas devido a “um erro técnico” durante a produção das bebidas. Assim, por prevenção, a Coca-Cola decidiu fazer o recall.
A multinacional informou que foram recolhidas garrafas de meio litro de quatro marcas de refrigerantes: Coca-Cola, Fanta, Sprite e MezzoMix. A data de validade dos produtos que podem estar contaminados vai de 4 de fevereiro de 2025 a 12 de abril de 2025.
“Lamentamos o incidente e pedimos desculpas por qualquer inconveniente causado”, declarou a Coca-Cola em comunicado. A empresa informou que os consumidores que compraram bebidas desses lotes serão reembolsados sem a necessidade de apresentar cupom fiscal.
A Coca-Cola tem diversas marcas no mercado brasileiro, além do próprio refrigerante que leva o nome da empresa. Sprite, Guaraná Kwat, Crystal, Del Vale, Schweppes, Fanta, Lemon Dou, Ades, Leão e Jack Daniel's são marcas renomadas que são produzidas pela multinacional.
A empresa anunciou recentemente o plano de investir R$ 4 bilhões no Brasil. Um aumento de de R$ 1 bilhão em relação à média de investimento anual nos último biênio. A empresa tem mais de um milhão de pontos de venda no território brasileiro
A Coca-Cola é um refrigerante feito à base de noz de cola, uma fruta rica em cafeína e comum na África Ocidental e na Indonésia. A semente também tem função estimulante e relaxante. Ou seja, é para lá de saborosa. Conheça a história da empresa.
Em maio de 1886, o farmacêutico americano John Pemberton criou uma fórmula de remédio para dor de barriga, um problema que estava em alta nos Estados Unidos na época.
Além da noz de cola, Pemberton colocou folhas de coca, extrato da fruta, óleo de limão, óleo de lima, coentro, açúcar, entre outros ingredientes. Em um primeiro momento, toda a mistura ficou conhecida como sabor 7X.
Em 1888, Pemberton faleceu, aos 67 anos. Ele foi vÃtima de câncer de estÃŽmago, causado muito por conta de seu vÃcio em morfina, um analgésico extremamente forte. Ele é tão perigoso que não é encontrado nem em farmácias.
Após a sua morte, a fórmula do sabor 7X ficou com o seu contador, Frank Robinson,que o rebatizou para Coca-Cola e escreveu o logotipo com a própria mão.
Ele a vendeu para o empresário e político Asa Griggs Candler, que também foi prefeito de Atlanta, no estado da Geórgia. O valor? U$2,3 mil. Hoje, isto equivale a cerca de 10 mil reais, tirando a inflação acumulada.
A venda foi em 15 de janeiro de 1889. Ou seja, há 135 anos. E o que ninguém imaginava é que aquilo mudaria para sempre a humanidade.
Asa começou a transformar o líquido em um fenômeno mundial. Primeiro, ele patenteou a marca Coca-Cola e depois criou a The Coca-Cola Company, que hoje tem vários refrigerantes pelo mundo.
Apesar disso, segundo vários especialistas, o diferencial foi Asa investir pesado em marketing. Ele, por exemplo, direcionou muitos recursos à publicidade e até distribuiu algumas gratuitamente, tudo para que o público americano conhecesse a marca.
Asa também criou vários produtos com a logo da Coca-Cola estampada, além de distribuir brindes. Outra estratégia foi abrir várias fábricas pelos EUA, o que facilitou demais a distribuição e comercialização do produto.
Ainda no final do Século XIX e no início do Século XX, a Coca-Cola já estava famosa nos países vizinhos, México e Canadá. Hoje, sabe-se que a empresa está presente em 200 países.
Outra estratégia é esconder muito bem os detalhes da receita da Coca-Cola. Há reportagens que afirmam que a fórmula mais 'pura' do refrigerante é de conhecimento de pouquíssimas pessoas, cinco no máximo.
Também há forte crença de que não existe nenhuma fórmula secreta e que criou-se uma lenda para que o nome da empresa ficasse ainda mais em evidência.
O que é um fato na história da Coca-Cola, infelizmente, é que ela já usou na fórmula cocaÃna, uma droga ilÃcita em quase todo o mundo.
De fato, o marketing da Coca-Cola é algo a ser estudado. Foi a empresa que, por exemplo, usou o Papai Noel com a cor vermelha pela primeira vez. Antes, o Bom Velhinho usava verde.
A Coca-Cola faz tanto sucesso que inspirou a criação de vários outros refrigerantes à base de cola. A americana Pepsi-Cola, mais conhecida como Pepsi, é a principal concorrente da Coca, mas sempre fica em segundo lugar.
Cuba Cola, Schin Cola (esta não existe mais), Open Cola, RC Cola e Ice Cola são outros refrigerantes que se inspiram na Coca, mas sem chegar aos pés da bebida americana;
A Coca-Cola não para de crescer e hoje está entre as 10 empresas mais valiosas do mundo. Seu preço de mercado é estimado em cerca de R$ 300 bilhões.