Flipar

Surpreenda-se com fatos impressionantes sobre animais


O reino animal é cheio de surpresas. E cada espécie tem peculiaridades que chamam atenção por fatores como resistência, inteligência, mobilidade ou hábitos, entre outros. Veja algumas curiosidades incríveis.

Por Flipar
pixabay

Os chimpanzés gostam de ficar bêbados. Na Guiné, na África, eles bebem a seiva de palma fermentada que dá um efeito de álcool.

Greg Hume wikimedia commons

Nos camarões, o coração e partes do sistema digestivo estão na região chamada de cefalotórax, que é a parte superior do corpo, onde a cabeça e o tórax estão fundidos. O coração dos camarões é um órgão tubular que bombeia sangue para todo o corpo, e o sistema digestivo começa na boca e passa por estruturas localizadas nessa região, como o estômago e o intestino.

Dominio publico

Um estudo de 2011 revelou que pombos são capazes de cálculos matemáticos, assim como os chimpanzés. Eles colocaram imagens na ordem correta pelo número de objetos que elas continham.

pixabay

O chifre do rinoceronte é feito de queratina, mesma substância contida no cabelo e na unha dos seres humanos. É uma proteína fibrosa com propriedade para repelir água e garantindo bastante resistência.

pixabay

As impressões digitais dos coalas se parecem com as dos seres humanos. Ambas possuem características como padrões de linhas e curvas, e em alguns casos, podem ser difíceis de distinguir a olho nu.

pixabay

Os lobos conseguem ficar até uma semana sem comer, dependendo das condições e da quantidade de gordura armazenada em seus corpos. Quando a presa é escassa, eles conseguem economizar energia e reduzir seu metabolismo, o que lhes permite resistir a longos períodos de fome.

pixabay

Os mosquitos que picam as pessoas são sempre as fêmeas. Elas precisam do sangue para obter proteínas e nutrientes necessários para o desenvolvimento de seus ovos. Os machos, por outro lado, se alimentam de néctar e outras substâncias vegetais e não têm a necessidade de picar para se reproduzirem

Reprodução do site fapeam.am.gov.br

As tartarugas são tão antigas quanto os dinossauros. Há fósseis de 220 milhões de anos, durante o período Triássico. As tartarugas coexistiram com os dinossauros e sobreviveram a várias extinções em massa, adaptando-se a diferentes ambientes ao longo dos milênios.

Domínio Público / pxhere.com

Gatos não sentem o gosto doce. Isso se deve a uma mutação genética que afeta seus receptores de sabor. Como carnívoros, evoluíram para ter um paladar que os ajuda a identificar e preferir alimentos ricos em proteínas, como carne, sem necessidade de buscar açúcares, comuns em plantas e frutas.

Twitter/@ChaelisaEcuador

As libélulas podem enxergar em todas as direções ao mesmo tempo. Elas têm uma visão excepcional, graças aos seus grandes olhos compostos, que ocupam a maior parte da cabeça. Seu campo de visão tem quase 360 graus. Essa habilidade é crucial para a caça.

pixabay

As ovelhas têm um estômago com quatro compartimentos: Rúmen (onde o alimento é fermentado por bactérias antes de ser digerido); Retículo (filtra o alimento e retém partículas grandes que precisam de nova mastigação); Omaso (absorve água e nutrientes) e Abomaso (onde o alimento é digerido com enzimas)

pixabay

Golfinhos chamam uns aos outros pelo nome. Estudos mostram que eles emitem sons, chamados de 'assinaturas acústicas', como identificador individual. Esses cliques e apitos permitem que os golfinhos chamem uns aos outros e se reconheçam, facilitando a comunicação e a interação social dentro de seus grupos.

pixabay

Listras das zebras são repelentes de insetos. O padrão confunde os insetos e pode dificultar que eles pousem. Além disso, as listras ajudam a reduzir a temperatura do corpo da zebra, criando uma superfície menos atraente. Por isso, fazendeiros camuflam vacas de preto e branco para afastar as pragas

pixabay

Algumas espécies de pinguins, como o pinguim-imperador, podem mergulhar até 500 metros em busca de alimento. Eles retêm a respiração por longos períodos e nadam eficientemente sob a água, onde caçam peixes, lulas e krill. Alguns conseguem ficar submersos por até 22 minutos.

peterstuartmill pixabay

A fase de crescimento dos jacarés dura nada menos que 30 anos (às vezes até mais), até que atinjam o ser tamanho máximo. O crescimento é influenciado por fatores como alimentação, habitat e temperatura.

As baratas podem ficar debaixo da água por até 30 minutos. . Elas podem fazer isso porque têm um sistema respiratório que permite a troca de gases através de pequenos orifícios chamados espiráculos, e podem reduzir sua taxa metabólica quando estão submersas.

pixabay

Os tamanduás não têm dentes. Eles comem formigas e outros pequenos insetos. Por isso, só dependem da língua para a caça - e a língua pode chegar a 2 metros de comprimento.

pixabay

Os beija-flores comem até 8 vezes o seu próprio peso, pois precisam de muita energia, já que batem as asas muito rapidamente - cerca de 200 vezes por segundo!

pixabay

As formigas conseguem erguer folhas de até 20 vezes o seu próprio peso. Trabalham muito e são tão antigas quanto os dinossauros. Vivem no planeta há 130 milhões de anos.

pixabay

Os peixes palhaço nascem sempre como machos. Mas podem virar fêmeas num processo de adaptação, dependendo das condições do acasalamento.

Nick Hobgood wikimedia commons

Veja Mais