Flipar

Inspiração na diversidade: Mattel produz Barbie cega e com síndrome de down:


Com o intuito de tornar sua linha de produtos mais inclusiva, a Mattel produz bonecas inspiradas em pessoas que têm deficiências. E lançou, inclusive, uma Barbie cega.

Por Flipar
divulgação/mattel

O modelo vem equipado com uma bengala nas cores branca e vermelha, e seu olhar é ligeiramente inclinado para cima e para fora. Segundo a Mattel, para “refletir com precisão o olhar às vezes distinto de uma pessoa cega”.

divulgação/mattel

A Mattel também apresentou uma nova Barbie com síndrome de Down. Ambas fazem parte da linha 'Fashionista'.

divulgação/mattel

Em maio/24, a campeã olímpica de ginástica artística Rebeca Andrade inspirou a criação de uma boneca Barbie especial, criada para representar a atleta brasileira.

Divulgação Mattel

Desde 2015, a Mattel homenageia mulheres icônicas com o lançamento de suas próprias bonecas Barbie no projeto Mulheres Inspiradoras (do original em inglês “Role Models”). Relembre algumas!

Divulgação Mattel

Maira Gomez - A boneca que homenageia a indígena brasileira e influenciadora Maira Gomez tem pintura e roupas tradicionais da etnia Tatuyo, da qual ela faz parte.

Instagram @cunhaporanga_oficial

Viola Davis - A renomada atriz norte-americana é uma das poucas pessoas com o título de EGOT (ou seja, que já recebeu um Emmy, Grammy, Oscar e Tony). Ela foi mais uma a ganhar uma boneca Barbie, em 2017.

reprodução/instagram @violadavis

Helen Mirren - Vencedora do Oscar de Melhor Atriz por sua interpretação da rainha Elizabeth II no filme “A Rainha” (2006), a atriz recebeu o título de Dama da realeza britânica. E também ganhou uma Barbie.

Divulgação Mattel

Kylie Minogue - Com quase 40 anos de carreira, a cantora é a artista australiana que mais vendeu unidades em todos os tempos. Ela já recebeu nomeações da Ordem do Império Britânico e Ordem das Artes e das Letras por suas contribuições musicais e culturais.

Divulgação Mattel

Shania Twain - A cantora e compositora canadense tem mais 100 milhões de cópias vendidas pelo mundo e já ganhou os títulos de 'Primeira-dama do Country' e 'Rainha do Country Pop'.

Divulgação Mattel

Lila Avilés - A cineasta, roteirista, atriz e produtora mexicana também foi uma das homenageadas pela Barbie no projeto Mulheres Inspiradoras em 2024. Seu trabalho tem sido fundamental para dar visibilidade a temas sociais relevantes e para promover a diversidade no cinema.

Reprodução Instagran @revistatendencia

Nicole Fujita - Outra mulher inspiradora homenageada com uma Barbie foi a modelo japonesa Nicole Fujita. Ela é considerada uma das maiores influenciadoras de moda no Japão, com um estilo único e uma grande base de fãs.

Divulgação Mattel

Enissa Amani - Comediante, artista e ativista iraniano-alemã. Ela foi a primeira mulher europeia com um especial internacional da Netflix em 2018 chamado 'Ehrenwort' e um curta especial seguinte chamado 'Comedians of the World', também na Netflix.

Divulgação Mattel

Mary Fowler - Jogadora de futebol australiana que, com apenas 21 anos, já acumula experiência em grandes competições e é considerada uma das maiores promessas do futebol feminino mundial.

Instagram @maryfowlerrr

Estelle Mossely - A pugilista francesa fez história ao se tornar a primeira mulher francesa a conquistar uma medalha de ouro olímpica no boxe.

Instagram @estelle.mossely

Venus Williams - Uma das maiores tenistas de todos os tempos e um verdadeiro ícone do esporte, Venus se profissionalizou em 1994 e, junto com sua irmã Serena, revolucionou o tênis feminino.

Instagram @venuswilliams

O projeto também já homenageou outras quatro brasileiras: a surfista Maya Gabeira (foto), a Dra. Jaqueline Goes (que liderou o sequenciamento do genoma de uma variante do Covid-19 no Brasil), a professora Doani Emanuela Bertan e a cantora Iza.

Divulgação Mattel

Barbie é uma boneca e personagem fictícia fabricada pela empresa americana Mattel, lançada em 9/3/1959. A empresária Ruth Handler é creditada como a criadora usando uma boneca alemã chamada Bild Lilli como sua inspiração.

Los Angeles Times / Wikimedia Cmmons

Percebendo a ausência de bonecas que espelhassem a vida adulta, Ruth decidiu criar uma boneca que permitisse às meninas sonharem com diferentes carreiras e estilos de vida.

Elena Mishlanova Unsplash

Ao longo das décadas, a Barbie evoluiu para refletir as mudanças sociais e culturais. A Mattel introduziu bonecas com diferentes tipos de corpo, tons de pele, etnias e profissões, buscando promover a inclusão e a diversidade.

Divulgação Mattel

Veja Mais