Flipar

'A-Frame', rústica e luxo: conheça as cabanas que viraram tendência entre viajantes


Uma combinação de camping com um certo glamour. Essa é a proposta das acomodações chamadas de 'Glamping', que têm se tornado uma tendência entre turistas e viajantes.

Por Flipar
Christina Victoria Craft Unsplash

Um exemplo é o empresário Pedro Valsas, que abriu sua própria hospedagem de luxo em meio às montanhas em Campos do Jordão, no interior de São Paulo.

reprodução/tv globo

A cabana dele é equipada com churrasqueira, Wi-Fi, cozinha completa, espaço para fogueira e até ofurô a céu aberto!

reprodução/tv globo

'Esse estilo 'glamping' cresceu bastante, e a gente tentou focar um pouco no estilo meio rancho americano, uma coisa diferente que a gente não encontra tanto', explicou o empresário, que também é dono de uma hamburgueria.

reprodução/tv globo

Estruturas comuns do 'glamping' incluem tendas de luxo e cabanas de madeira totalmente equipadas, com cama confortável, banheiro privado e até aquecimento — ou, em alguns casos, ar condicionado.

reprodução/tv globo

Além do 'glamping', há diversos outros estilos de acomodação de campo que fazem sucesso mundo afora e que vem conquistando cada vez mais adeptos no Brasil; conheça!

Don Kaveen Unsplash

Cabana 'A-frame': Um dos mais famosos é o estilo de cabana 'A-frame' (ou Cabana em forma de A). Esse estilo de cabana tem um design icônico e prático, especialmente para regiões com neve, já que o formato inclinado evita o acúmulo no telhado.

Karsten Winegeart Unsplash

O espaço interno é otimizado e, muitas vezes, inclui áreas de estar amplas, com grandes janelas para integrar o ambiente externo. Ideal para apreciar as vistas!

reprodução/youtube Levi Kelly Tours

Cabanas Rústicas: Geralmente são feitas com madeira em formato de tronco, móveis rústicos, lareiras e decoração com elementos da natureza, como pedras e árvores.

pexels Max Mishin

Geralmente situadas em áreas de florestas, as cabanas rústicas oferecem um estilo mais simples e despojado, focado no conforto básico e em uma conexão mais autêntica com a natureza.

Clay Banks Unsplash

Cabanas Modernas de Luxo: Mesclam o estilo rústico com elementos de design contemporâneo. Podem ter tetos altos, grandes janelas de vidro, e um interior minimalista com uma paleta de cores mais neutra.

reprodução/youtube Levi Kelly Tours

Com frequência, oferecem comodidades de luxo, como banheiras de hidromassagem e lareiras modernas, criando uma experiência sofisticada.

reprodução/youtube Levi Kelly Tours

Cabana de Campo (ou Farmhouse Cabin): Inspirada em casas de fazenda, este estilo une o charme do campo com o conforto de uma cabana. A decoração costuma incluir objetos vintage, tecidos de algodão e móveis robustos.

pexels Felix Mittermeier

O design é dessas cabanas é acolhedor, com cores e móveis em estilo rústico, e costuma incluir áreas para refeições ao ar livre e varandas cobertas.

reprodução/youtube Levi Kelly Tours

Casa na Árvore: Além das cabanas mais tradicionais, existem outras acomodações que são mais alternativas, como as casas na árvore.

pexels Brett Sayles

Essas casas costumam ter vistas panorâmicas e são muito procuradas por seu aspecto único e por estarem em ambientes naturais.

reprodução/youtube Levi Kelly Tours

Motorhome e Trailer: O caravanismo é muito popular entre viajantes que gostam de flexibilidade e independência.

pexels Linnea Hansen

Motorhomes e trailers são equipados com cozinha, cama e banheiro, permitindo explorar várias regiões sem a necessidade de reservar acomodações fixas.

pexels Erik Schereder

Lodge e Eco-lodge: Estes alojamentos se integram ao ambiente natural e geralmente seguem práticas sustentáveis.

reprodução/youtube

Encontrados em áreas de safári ou perto de parques nacionais, eles oferecem uma experiência de imersão na natureza com foco maior no ecoturismo.

reprodução/youtube

Fazenda e Agriturismo: Este estilo de acomodação permite que os turistas experimentem as rotinas da vida rural. São muito comum em regiões como a Toscana, na Itália.

pexels Roland Dumke

Os hóspedes podem participar de atividades como ordenha, colheita e preparo de alimentos locais. É uma opção mais intimista, para quem busca conexão com a cultura do campo.

freepik

Veja Mais