Entretenimento

Criador da Turma da Mônica, cartunista Mauricio de Sousa comemora 89 anos


O celebrado cartunista Mauricio de Sousa, criador da Turma da Mônica, completa 89 anos no dia 27/10.

Por Flipar
Renan Katayama/ Wikimedia Commons

Nascido em Santa Isabel, no estado de São Paulo, em 1935, Mauricio de Sousa é também empresário e escritor. Membro da Academia Brasileira de Letras (ABL), ele conquistou o coração dos brasileiros ao criar personagens como Mônica, Cebolinha, Cascão e Magali.

Reprodução/TV gGobo

A 'Turma da Mônica' é um dos quadrinhos e desenhos de televisão mais populares entre os brasileiros. A turminha traz um universo de diversão e conhecimento.

Divulgação

Veja a seguir algumas curiosidades que talvez você não saiba sobre a turma criada por Mauricio de Sousa que marcou a infância de tantas pessoas e ainda conquista novos fãs.

Divulgação

Curiosidade 1: A Turma da Mônica também é publicada no exterior. Nos Estados Unidos, a galera se chama Mônica's Gang. Além disso, os nomes dos personagens são diferentes. O Cebolinha, por exemplo, se chama Jimmy Five e o Chico Bento é o Chuck Billy.

Divulgação

Curiosidade 2 : É muito comum ver a Mônica segurando o seu coelho, que é azul. Mas no começo, Maurício de Souza havia desenhado o Sansão na cor amarela.

Reprodução/ Turma da Mônica

O nome do brinquedo foi escolhido com ajuda dos fãs. Ele aparecia sem nome nas tirinhas até que, em 1983, a menina Roberta Carpi, de 2 anos, venceu um concurso e escolheu o nome Sansão.

Divulgação

Curiosidade 3: Cebolinha e seus sapatos. O personagem que troca o 'r' pelo 'l' foi criado em 1960 e Maurício de Souza tinha mais tempo para fazer os desenhos. Conforme a turma foi crescendo, ele optou por deixar os personagens descalços para ganhar agilidade. A própria Mônica só surgiu três anos depois, em 1963.

Youtube/ Turma da Mônica

Curiosidade 4: Horácio é o alter ego de Maurício de Sousa. O dinossauro, filhote de Tiranossauro Rex, foi criado em 1961 e estreou na tira diária do Piteco publicadas no jornal Diário de São Paulo. O nome é de um professor amigo de Maurício.

Divulgação

O cartunista paulista criou mais de 200 personagens e declarou que Horácio é, de fato, o que mais se parece com ele.

Reprodução/ Turma da Mônica

Curiosidade 5 - Maurício de Sousa era repórter policial antes de se tornar um brilhante cartunista, mas ele tinha pavor de ver as imagens fortes em cenas de crime.

Youtube/ CineLoucura Show

Curiosidade 6: O Cebolinha tem um nome verdadeiro que poucos conhecem. Ele se chama Cebolácio Júnior Menezes da Silva.

Reprodução/ Turma da Mônica

Curiosidade 7: Cebolinha não troca as letras quando está pensando e, se fosse escrever, acertaria as palavras. O personagem tem dislalia - troca de fonemas na hora da pronúncia.

Reprodução/ Turma da Mônica

Curiosidade 8: Os quatro personagens principais são Mônica, Cebolinha, Magali e Cascão. Mas a turma começou com Franjinha e Bidu, no ano de 1959. A dupla foi inspirada na infância de Maurício de Sousa, que tinha um cachorro chamado Cuíca.

Youtube/ CineLoucura Show

Curiosidade 9: Mônica e a Magali são inspiradas nas filhas de Maurício. Já Cebolinha e Cascão se basearam amigos de infância do criador da turminha.

Divulgação

Curiosidade 10: Uma das principais personagens da turminha e famosa por ter um apetite sem fim, Magali é a única canhota da turminha.

Reprodução/ Turma da Mônica

Curiosidade 11: A turma rendeu spin-offs. O trabalho criativo de Maurício de Souza deu tão certo e se tornou tão popular que personagens da Turma da Mônica ganharam tirinhas próprias.

Renan Katayama/ Wikimedia Commons

É o caso, por exemplo, da Turma do Chico Bento (foto), que foca na rotina do garoto com fama de preguiçoso e que vive num fazenda. Também há a Turma da Tina e a Turma do Horário.

Divulgação

Curiosidade 12: A turma se adapta à modernidade . Maurício de Souza já declarou que a Mônica parou de bater nos personagens (algo que acontecia antigamente) porque, em plena década de 2020, isso é politicamente incorreto.

Divulgação

Curiosidade 13: Os personagens são inseridos em situações reais da atualidade. Um exemplo disso é o recente desenho de Cascão, que detesta tomar banho, mas que no meio da inundação ajuda as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul - fato que comoveu o país.

Divulgação Maurício de Souza

Veja Mais