Notícias

Lula faz reunião após acidente doméstico: '3 dias para saber o estrago (na cabeça)'


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva falou no dia 21/10 sobre o acidente doméstico que ele sofreu no dia 19, no Palácio da Alvorada.

Por Flipar
Reprodução TV Globo

'Eu estou aguardando porque os médicos disseram que eu tenho que esperar pelo menos uns três, quatro dias para eles saberem qual foi o estrago que fez a batida”, disse.

Cláudio Kbene/PR

O Palácio da Alvorada é a residência oficial do presidente da República e de sua família ao longo do mandato. O nome 'Alvorada' faz referência ao amanhecer, simbolizando um novo começo para o Brasil, de acordo com o projeto original da capital federal.

Ministério da Cultura wikimedia commons

Na residência oficial, Lula se encontrou neste 21/10 com o ministro Alexandre Padilha, da Secretaria de Relações Institucionais, e com o assessor especial da Presidência, Celso Amorim.

Ricardo Stuckert divulgação

Logo após o acidente, Lula foi atendido no Hospital Sírio-Libanês, passou por exames, recebeu cinco pontos na cabeça e ficou com um curativo. Ele voltou para casa em seguida.

Reprodução TV Globo

Em Brasília, o Sirio-Libanês fica mo setor de Embaixadas. Esse hospital é uma extensão da renomada instituição de saúde com sede em São Paulo e, em caso de necessidade, oferece atendimento de alta complexidade.

Lula sofreu uma pancada na cabeça e ficou com um ferimento que os médicos chamam de corto-contuso em região occipital, ou seja, um corte com uma contusão após impacto na parte de trás da cabeça.

reprodução g1

Os medicos recomendaram que Lula não faça viagens longas. Por isso, ele cancelou uma viagem oficial que faria à Rússia, a 12 mil km de distância.

Reprodução de vídeo BBC

Os BRICS são um bloco econômico formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, visando a uma cooperação política e econômica entre países emergentes. Juntos, eles têm grande influência no comércio global e desenvolvimento internacional.

Imagem inteligência artificial

Acidentes domésticos podem ser mais perigosos do que muitos pensam. As pessoas, mesmo dentro de casa, num ambiente que consideram seguro, podem sofrer quedas, escorregões, queimaduras, choques, etc. O assunto voltou a ganhar destaque justamente com o acidente doméstico sofrido pelo presidente Lula.

Reprodução

Um caso fatal notório é do apresentador Gugu Liberato. Ele morreu após sofrer um acidente em sua casa a 30 km de Orlando, na Flórida, Estados Unidos.

divulgação

Ele tentava trocar o filtro do ar-condicionado de sua casa quando caiu de uma altura de quatro metros e bateu a cabeça em uma quina.

Deividrobertyy wikimedia commons

Em 15/7/2024 o empresário Maick Xavier de Carvalho morreu ao manusear um aspirador de pó na cidade de Pedro Leopoldo, em Minas Gerais. Segundo o Corpo de Bombeiros, o aparelho explodiu e atingiu sua cabeça.

Reprodução redes sociais

Em fevereiro de 2024, uma mulher que morava em Rio Claro (SP) morreu após sofrer queimaduras na hora de fritar um ovo. Elisângela Oliveira de Jesus, de 33 anos, quebrou o ovo e botou num recipiente sem perceber que havia água dentro dele.

Reprodução Facebook

Ao jogar o ovo (com água) na frigideira quente com óleo, as chamas subiram, causando graves queimaduras. Na imagem, uma simulação feita durante reportagem na TV Globo.

Reprodução TV Globo

Panelas de pressão também podem ser perigosas. Em 2023, uma explodiu na cozinha de uma casa em Luziânia, Goiás. A câmera gravou o momento do acidente. O pai protegeu a filha na sala quando a panela explodiu na cozinha.

Reprodução de vídeo

Isqueiros e fósforos também são perigosos. Em 2023, uma criança de 4 anos morreu vítima de um incêndio em São Francisco do Glória (MG). Segundo os bombeiros , a criança estava com outra da mesma idade e começou a brincar com um isqueiro. O fogo atingiu o sofá e se alastrou.

Reprodução G1

Os cuidados com crianças, por sinal, são fundamentais. Elas costumam ser as maiores vítimas. Instalar grades em janelas, protetores de tomadas e cercas nas laterais das camas são boas medidas.

Procriancabirigui.com.br

E vai aqui um alerta que vale para qualquer idade, mas, principalmente, criancas e idosos. Atenção com os tapetes. Coloque antiderrapante para evitar escorregões. Cuidado com o chão liso. Não use cera para evitar que fique escorregadio.

Victoria Borodinova

Veja Mais