Notícias

Versatilidade do morango: Delícia requer cuidado, mas faz muito bem


O morango é um pequeno fruto vermelho, doce e suculento, amplamente cultivado e apreciado por seu sabor e valor nutricional. Saiba detalhes dessa delicia.

Por Flipar
Imagem de congerdesign por Pixabay

Vamos falar sobre a importância dessa fruta para a saúde, os maiores produtores no mundo, o cultivo no Brasil e também os cuidados necessários no consumo.

Imagem de alipub por Pixabay

O morango , originário da Europa, na verdade é considerado um pseudofruto (termo que se refere ao fruto oriundo de uma só flor).

Imagem de Jorge Lujan por Pixabay

Existem várias espécies de morango, sendo a fragaria a mais comum, cultivada em várias partes do mundo.

Imagem de Filip Filipovi? por Pixabay

O morango é uma fruta rica em vitamina C, A, E, B5 e B6, além de potássio, cálcio, ferro, selênio e magnésio.

Imagem de Peter por Pixabay

O morango possui poucas calorias e contém boa concentração de água e fibras, o que ajuda a aumentar a sensação de saciedade entre as refeições.

Imagem de Petra por Pixabay

Os morangos também são ricos em flavonoides, importantes agentes antioxidantes no organismo dos seres humanos.

Imagem de Petra D. por Pixabay

O consumo do morango ajuda a diminuir o colesterol, melhorar a capacidade cognitiva e prevenir doenças como Alzheimer e câncer.

Imagem de Pexels por Pixabay

Além disso, o morango equilibra os níveis de açúcar no sangue, sendo uma fruta ideal para incluir nas dietas para baixar o peso e controlar a diabetes.

Imagem de hartono subagio por Pixabay

O morango também auxilia no bom funcionamento do sistema digestivo e no processo de cicatrização de ferimentos, além de ter ação anti-inflamatória.

Imagem de Petra por Pixabay

Além desses benefícios, ainda controla a pressão arterial, regula o açúcar no sangue, ajuda a manter a pele firme e ajuda no fortalecimento do sistema imunológico.

Imagem de Tikovka1355 por Pixabay

No entanto, antes de consumir a fruta, é importante lavar e desinfetar bem o morango, pois é um dos alimentos que mais recebem agrotóxicos.

Imagem de Dmitriy por Pixabay

Por ser muito frágil e sensível, exige um controle maior para combater as pragas. Além disso, os pequenos furinhos facilitam o acúmulo de resíduos químicos.

Imagem de romanov por Pixabay

Essa fruta pode ser consumida de diferentes maneiras, tanto em sua forma natural como incluída em sucos, vitaminas, iogurtes ou saladas.

YouTube/TV Catia Fonseca

O morango é uma das frutas que mais combinam com o leite, o que abre um leque de possibilidades, sendo ingrediente frequente de sobremesas cremosas.

Imagem de Blandine JOANNIC por Pixabay

Da mesma forma, é um sabor muito difundido em produtos matinais, gelatinas e geleias tanto por empresas de fabricação em massa como por microempreendedores.

Imagem de Markus Spiske por Pixabay

O morango é uma das frutas mais versáteis para a produção de doces e biscoitos em escala industrial. E também para bolos e tortas, com recheios ou coberturas apreciados por muitos consumidores.

Por ser uma fruta bonita, também é largamente usado em confeitarias para a produção artesanal de guloseimas que, além de saborosas, ficam lindamente decoradas à mesa.

reprodução/ Coisas do Japão

Agora vamos falar dos maiores produtores dessa fruta que é tão procurada pelos consumidores tanto pelos benefícios quanto pelo gosto e a versatilidade de uso na cozinha.

Imagem de jacqueline macou por Pixabay

A China é o maior produtor mundial de morangos, com uma produção de 3,3 milhões de toneladas. Na sequência aparecem os Estados Unidos com 1 milhão de toneladas e pelo Egito com 597 mil toneladas.

Imagem de beauty_of_nature por Pixabay

Outros produtores notáveis ??de morango no mundo são a Turquia, Espanha, Rússia, Polônia e Marrocos, além do Brasil , que também tem uma grande produção da fruta.

Imagem de Beth Thomas por Pixabay

No Brasil, o estado de Minas Gerais é o principal produtor de morangos respondendo por 41,4% (15,581 mil toneladas) do total.

Imagem de Matthias Böckel por Pixabay

Em seguida aparecem os estados do Rio Grande do Sul, com 25,6% (9,643 mil toneladas), e de São Paulo, com 15,4% (5,8 mil toneladas).

Imagem de Ramon Perucho por Pixabay

Veja Mais