Um vídeo na internet mostra o ataque de um hipopótamo a leões em Botswana, que atraiu a atenção de milhões de pessoas e entrou para a lista dos mais curiosos do mundo animal. O FLIPAR mostrou e houve vários tipos de reações.
Os leões atravessavam um rio quando o hipopótamo, ao vê-los, avançou em velocidade , pela água, até alcançá-los para um ataque feroz.
Um dos leões conseguiu chegar até a margem enquanto os outros eram atacados. Em nenhum momento, o hipopótamo se intimida pelo maior número de 'rivais'.
Um leão acabou se desvencilhando e chegando à beira do rio. Mas o terceiro ficou em maus lençóis, numa luta desesperada até conseguir se livrar da fera que tentava matá-lo.
O vídeo foi publicado pelo jornalista americano Yashar Ali, colaborador da revista New York Magazine e do portal The Huffington post, e foi visto por mais de 10 milhões de internautas.
Duas grandes perguntas surgiram a partir do vÃdeo. A primeira sobre o 'reinado' dos leões na selva. Parece que o hipo está levando a melhor. A segunda é sobre a velocidade do hipo na água. Como um animal tão pesado consegue avançar tão rapidamente num rio?
Zoólogos explicam que os hipopótamos defendem seu território de forma muito agressiva quando eles percebem uma invasão. Esse comportamento defensivo é exacerbado pela necessidade de proteger seus filhotes e garantir acesso seguro a fontes de água essenciais à sua sobrevivência.
Para defenderem sua área, eles atacam animais e seres humanos. Segundo a National Geographic, os hipos são os maiores causadores de mortes na África depois da malária.
Os principais afetados são os povos ribeirinhos, que utilizam canoas para navegar no ambiente desses animais. Há relatos de pessoas que já tiveram seus barcos virados por hipopótamos. A mordida de um hipopótamo tem uma pressão equivalente a 825 quilos - uma das mais fortes do mundo.
Os hipopótamos não podem nadar no sentido convencional. Apesar de passarem grande parte do tempo na água, eles não flutuam ou nadam como outros animais aquáticos. Em vez disso, eles se impulsionam no fundo dos rios ou lagos, caminhando ou saltando, e conseguem prender a respiração por vários minutos enquanto estão submersos.
Os hipopótamos são sedentários e gostam de se banhar em rios e o contato com a água é algo que surte efeito relaxante para eles. Além disso, a água é fundamental para deixar sua pele úmida, evitando rachaduras. Eles só saem do ambiente aquático para se alimentar.
Os hipopótamos são caçados principalmente por sua carne e presas de marfim. Estima-se que atualmente existam cerca de 130 mil hipopótamos na natureza, uma redução significativa em relação ao passado, quando acredita-se que havia uns 500 mil.
Eles são predominantemente herbívoros e chegam a consumir quase 70 quilos de plantas, sendo uma grande ameaça para áreas de lavoura. O animal pode pesar até três toneladas. Um macho adulto tem cerca de 3,5 metros de comprimento e 1,5 metro de altura. O filhote já nasce com 45 quilos.
Os hipopótamos vivem de 40 a 50 anos. Eles habitam normalmente toda a África abaixo do Saara, em habitats próximos a corpos de água, como rios, lagos e pântanos. Países como Zâmbia, Tanzânia e Uganda possuem algumas das maiores populações de hipopótamos..
Já os leões são os grandes predadores das savanas (seu habitat mais comum), carnívoros que se alimentam de zebras, antílopes, gnus e outros animais. Eles têm expectativa de vida de 10 a 16 anos.
Eles são encontrados, principalmente, na África. Na Ásia há poucos leões por causa da perda de habitat, caça excessiva e competição com humanos ao longo dos séculos. Originalmente, leões eram encontrados em grande parte do continente, mas hoje restam apenas alguns na natureza, especificamente na floresta de Gir, na Índia, onde o Leão Asiático (uma subespécie distinta) sobrevive.
A expansão da agricultura e das cidades, além da caça esportiva, contribuíram para o declínio de suas populações na Ásia. Mesmo na África, também houve uma drástica redução na população de leões. Estima-se que, no início do século 20, havia cerca de 200 mil, enquanto hoje restam menos de 25 mil, concentrados principalmente em áreas protegidas e parques nacionais.
Os leões vivem em grupos de cerca de 40 animais. São considerados uma espécie sociável. Durante a maior parte do tempo, os leões descansam. Eles dormem ou ficam parados, economizando energia.
Geralmente, eles dedicam cinco horas do dia para as atividades. E, antes, vale dar aquela espreguiçada!
Os machos defendem o território e garantem a proteção da 'família'. O poderoso rugido, ouvido a 8 km de distância, ajuda a manter os inimigos longe.
As fêmeas é que fazem a caça, enquanto os leões cuidam dos filhotes. Elas alcançam até 80 km/h na corrida. E saltam até 10 metros.
Os leões têm boa visão noturna. Por isso, as leoas também podem aproveitar horários noturnos para surpreender suas presas. Saindo em grupo, as leoas levam vantagem sobre animais de maior porte que estejam sem companhia. na foto, elas abatem um búfalo.
As leoas é que caçam, mas o primeiro pedaço de carne é sempre do leão. Os dentes do leão podem medir até 6 cm e são preparados para triturar até 30 kg de carne de uma só vez. Os machos necessitam de 7 kg de carne diariamente, e as fêmeas, 5 kg
Os leões medem de 2,60 a 3,3 metros de comprimento por 60 a 90 cm de altura. Seu peso fica entre 150 e 250 quilos.
Já as leoas medem de 2,40 a 2,70 metros de comprimento por 60 a 90 cm de altura. E pesam entre 120 e 185 quilos.
E então? Quem é o Rei da Selva? O leão ou o hipopótamo?