A decisão foi tomada depois que a empresa avisou ao STF que cumpriu as obrigações determinadas pelo ministri, inclusive o pagamento das multas pela demora em atender a decisões judiciais.
Com a suspensão do X (antigo Twitter) no Brasil, os internautas buscaram alternativas. E outras redes ganharam rapidamente uma multidão de adeptos. Mesmo com.a volta do X, elas podem ser uma opção ou até se consolidar na preferência dos usuários.
1- THREADS - Lançado pela Meta em julho de 2023 , tem um feed de postagens baseadas em texto (com limite de 500 caracteres) , mas também permite fotos e vídeos. E os usuários podem ter conversas em tempo real e repassar conteúdos para terceiros.
Para criar um perfil na plataforma é preciso de ter login no Instagram . Ao baixar o aplicativo do Threads, é necessário justamente logar com a conta do Instagram para que seja possível acessar todas as funcionalidades.
2- BLUESKY - Criada em código aberto, a Bluesky permite uma integração entre plataformas e maior controle sobre o consumo de conteúdos. É possível seguir e pesquisar contas de outras pessoas, além de ver suas atualizações e posts na timeline.
O aplicativo está disponível para Android e iOS. É possível criar um perfil gratuito na rede diretamente no site ou pelo app. Vai em “create a new account” e digite as informações necessárias.
3- MASTODON - Essa rede existe desde 2016 e tem uma linha do tempo de atualizações curtas que são classificadas em ordem cronológica. Ela permite que os usuários participem de vários servidores diferentes em vez de uma plataforma central.
A Mastodon é gratuita. No site da rede, um menu suspenso aponta a “velocidade de inscrição” e o usuário deve definir como “instantâneo” para ver os servidores disponíveis para conexão imediata.
REDDIT - A plataforma permite aos usuários criar, publicar e comentar sobre vários conteúdos, inclusive com textos mais longos. E também prmite imagens e vídeos. A rede social é dividida em várias comunidades, chamadas de “subreddits”, que abordam assuntos de interesse de grupos, com moderação própria.
O Reddit só está disponível apenas em inglês. No site ou no aplicativo, é possível criar um perfil com endereço de e-mail, número de telefone ou ligando aos perfis do Google ou da Apple.
TUMBLR - A plataforma permite que os usuários criem seu blog e sigam os blogs de outras pessoas. A página pode ser personalizada. E dá para acompanhar os posts de outras pessoas em uma timeline. O usuário pode curtir, reblogar e responder aos posts.
Além de textos, a plataforma tem espaço para vídeos, áudios, fotos e gifs. Dá para escolher entre um formato único ou vários. Assim como no Reddit, tanto no site como no aplicativo, é possível criar um perfil com endereço de e-mail, número de telefone ou ligando aos perfis do Google ou da Apple.
A suspensão do X teve como pano de fundo um atrito que vinha se agravando entre o dono do Twitter, Elon Musk, e o ministro Alexandre de Moraes (foto), do Supremo Tribunal Federal.
'A liberdade de expressão é a base da democracia e um pseudo-juiz não eleito no Brasil está destruindo-a para fins políticos', afirmou Musk, referindo-se a Alexandre de Moraes.
Alexandre de Moraes determinou a suspensão do X depois que a empresa não cumpriu a ordem do ministro de nomear um novo representante legal no país.
A ordem foi enviada à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), que repassou a determinação para que as operadoras cumprissem a medida no prazo de até 24 horas.
A determinação do ministro Moraes também previu uma multa de R$ 50 mil para quem usasse subterfúgios como VPNs para driblar a suspensão da plataforma X.
Elon Musk tem postado queixas nas redes sociais sobre o Brasil a partir da gestão do presidente Lula, fazendo comparações com o mandatário anterior, Jair Bolsonaro. E disse: 'Como os tempos mudam rapidamente'.
Musk lembrou que na era Bolsonaro chegou a receber homenagem por sua relevância no mundo. E agora passa pela suspensão do serviço. Ele chegou a publicar: 'O tirano Alexandre (de Moraes) é o ditador do Brasil. Lula é seu cachorrinho'.
O presidente Lula reagiu: 'Não é porque o cara tem muito dinheiro que o cara pode desrespeitar. Esse cidadão é um cidadão americano, ele não é um cidadão do mundo. Ele não pode ficar ofendendo os presidentes, ofendendo deputados, o Senado, a Câmara, ofendendo a Suprema Corte', disse.
A rede social X começou a voltar aos poucos e muitos internautas correram oara tentar acessar, mas ainda com dificuldade na noite de 8/10.