Nascida em Nova York, em 1949, ela recebeu vários prêmios ao longo de sua carreira, incluindo um British Academy Film Award, dois Globos de Ouro, um Grammy Awards, e três indicações ao Oscar.
Em 28/08/2024, Weaver recebeu o Leão de Ouro em Veneza por sua carreira. Alberto Barrera, chefe do festival, declarou: 'Ela triunfou com 'Alien', de Ridley Scott, e se tornou uma figura emblemática dos anos 80. Contribuiu para o sucesso de filmes de James Cameron, Paul Schrader, Peter Weir, Michael Apted, Roman Polanski e tantos outros, sempre impondo sua personalidade complexa'.
Semanas antes do lançamento de'Alien: Romulus', que entrou em cartaz em 16/8/2024, Sigourney Weaver falou sobre a franquia que marcou sua carreira. Ela foi estrela de quatro filmes da ficção científica de sucesso,
Em entrevista ao “Total Film”, a atriz afirmou que não pretende mais retornar aos filmes dos alienígenas. 'Existem muitos jovens atores por aí que estão interpretando esse tipo de papel. Um tempo atrás, eu e Neill Blomkamp tentamos fazer um filme de Alien e eu me sentia muito animada, mas não aconteceu. Estou feliz com meus projetos atuais”, disse a atriz.
Sigourney Weaver nasceu em Manhattan, Nova York. Ela é uma das atrizes mais conhecidas da história do cinema, com uma carreira que abrange mais de quatro décadas.
Weaver é filha de Sylvester L. Weaver, Jr., um executivo de televisão, e Elizabeth Inglis, uma atriz. A atriz frequentou a Universidade de Stanford e se formou em Literatura Inglesa.
Após terminar a faculdade, ela se mudou para Nova York para estudar atuação na prestigiada escola de atuação Actors Studio.
Weaver começou sua carreira no teatro, atuando em produções off-Broadway e na Broadway. Em 1977, ela fez sua estreia no cinema com um pequeno papel no filme de Woody Allen “Noivo Neurótico, Noiva Nervosa”.
Em 1979, ela ganhou fama mundial como a protagonista do filme de 'Alien, o 8º Passageiro', no papel da tenente Ellen Ripley.
Weaver continuou a interpretar Ripley em várias sequências, incluindo 'Aliens - O Resgate' (1986) -- que lhe rendeu sua primeira indicação ao Oscar como Melhor Atriz -- 'Alien 3' (1992) e 'Alien - A Ressurreição' (1997).
Ela também estrelou o filme “Os Caça-Fantasmas” (1984), que se tornou um verdadeiro clássico da comédia no cinema.
Mas a atriz estrelou vários outros longas famosos, como “Nas Montanhas dos Gorilas” (1988), “Uma Secretária de Futuro” (1988), “Tempestade de Gelo” (1977) e “Copycat: A Vida Imita a Morte” (1995).
Em 2003, ela foi eleita pelo 'Channel 4' a 20ª entre as 100 maiores estrelas do cinema de todos os tempos.
A atriz também teve uma carreira de sucesso no teatro e na televisão. Ela foi indicada ao Tony Award por sua atuação na peça 'Hurlyburly' e estrelou na minissérie 'Animais Políticos', pela qual recebeu uma indicação ao Emmy.
A atriz foi homenageada com uma estrela na Calçada da Fama de Hollywood em 1996.
Weaver é notadamente uma defensora de causas sociais, incluindo a defesa dos direitos dos animais e o combate à pobreza.
Ela é também uma ativista do meio ambiente, e é membro do Conselho de Curadores do Fundo Mundial para a Natureza (WWF).
A atriz continua ativa no cinema e tem vários projetos em andamento. Em 2009, se destacou como Dra. Grace em “Avatar” (foto) e em 2011, no terror “O Segredo da Cabana”.
Sigourney retornou à franquia “Os Caça-Fantasmas”, em 2016, e fez “Avatar: O Caminho da Água”, em 2022. E ela já está confirmada nas sequências Avatar 3 e 4
Na vida pessoal, Weaver é casada com o cineasta Jim Simpson desde 1984. Os dois têm uma filha juntos chamada Charlotte, de 23 anos.
O último projeto de Sigourney Weaver foi na minissérie de drama “As Flores Perdidas de Alice Hart”, lançada em 2023.