Economia

Os maiores e os menores salários mínimos no mundo; saiba quais são os países


Por Flipar
CARTIST Unsplash

Conheça, então, os maiores e menores salários mínimos do mundo, segundo o 'Meu Valor Digital'. A França vem na décima posição dentre os melhores. O país oferece um salário mínimo de 1.767 euros mensais, assegurando aos trabalhadores uma remuneração adequada pelo seu esforço e dedicação.

Jürgen Sieber por Pixabay

Antes de dezembro de 2021, o Canadá, em nono, tinha o salário mínimo definido por província ou território. Atualmente, há um salário mínimo federal de 2.797 dólares canadenses mensais.

Na Irlanda (oitavo), o salário mínimo gira em torno de 2.134 euros mensais para pessoas com 20 anos ou mais, com ajustes para pessoas mais jovens.

Ponte de corda Carrick-a-Rede, Irlanda - Pontes Suspensas - Imagem de LeoRijnja por Pixabay

A Bélgica, em sétimo, apresenta um salário mínimo mensal de 1.995 euros, proporcionando uma base financeira extremamente robusta para os trabalhadores.

Em sexto, o Reino Unido. Lá, há duas categorias para o salário mínimo: o Salário Mínimo Nacional e o Salário Digno Nacional. Atualmente, o Salário Mínimo Nacional corresponde a cerca de 1.751 libras esterlinas mensais. Já o Salário Digno Nacional está em torno de 1.922 libras mensais.

Na Alemanha, quinto colocado do ranking, o salário mínimo é de 2.085 euros mensais.

A Austrália (quarto) estipula um salário mínimo para quem tem mais de 21 anos de cerca de 3.500 dólares australianos por mês.

Abrindo o pódio, a Nova Zelândia determina um salário mínimo em média 3.814 dólares neozelandeses por mês para pessoas a partir dos 16 anos.

Nos Países Baixos, segundo colocado do ranking, o salário mínimo chega na casa de 2.229 euros mensais para adultos maiores de 21 anos. Este valor vai decrescendo para faixas etárias mais jovens, refletindo a experiência e responsabilidades variadas.

Andrei Popescu Unsplash

No topo da lista, Luxemburgo possuí o maior salário mínimo do mundo, fixado em 3.085 euros para profissionais qualificados com mais de 18 anos. Para trabalhadores de outras categorias, o salário é ajustado de acordo com a qualificação e idade, sendo 2.571 euros para os não qualificados adultos e diminuindo conforme a faixa etária.

Jebulon/Wikimedia Commons

Agora, vamos para os dez piores. O salário mínimo exigido pelo governo de Serra Leoa é de de 500,000 leones por mês. Ele foi ajustado pela última vez em 2015.

A Liberia (nono) tem uma lei que estabelece o salário mínimo, definindo o menor valor permitido em aproximadamente $54,31 por mês, considerando um valor de $0,31 por hora.

Clker-Free-Vector-Images por Pixabay

A República Democrática do Congo tem o oitavo menor salário mínimo do mundo, girando em torno de $54,20 por mês, com base em aproximadamente $1,83 por dia.

Já Malawi, em oitavo, tem um salário mínimo extremamente baixo em comparação global, a 34,20 dólares por mês, considerando 1,14 dólares por dia.

Flickr Priscila Iglesias

Na Gâmbia, o sexto menor salário mínimo do mundo é de 34,10 dólares por mês, correspondendo a cerca de 50 Dalasi por dia.

Gâmbia Divulgação

A Tanzânia figura na lista dos menores salários mínimos do mundo (em quinto), com um salário mínimo variável baseado no setor. No seu valor mais baixo, mesmo após a atualização em 2024, o salário mínimo na Tanzânia é de 60.000 TZS (Shilling da Tanzânia), o que equivale a cerca de $23,59 mensais.

Flickr alessandra freguja 2010

A República Centro-Africana abre o Top-3 dos menores salários mínimos do mundo, com um valor mensal de aproximadamente $57, considerando 218,75 francos CFA por hora.

domínio público

O segundo menor salário mínimo do mundo é encontrado em Bangladesh, onde é estabelecido por lei como 12.500 taka bangladeshi (BDT). Metade da população trabalhadora de Bangladesh está no setor agrícola, enquanto o restante trabalha principalmente nos setores industrial e de manufatura.

Se considerarmos o mundo todo, neste momento, em 2024, o menor salário mínimo estabelecido por lei pode ser encontrado em Cuba. Surpreendentemente, esse valor é de $9 por mês - o equivalente a 225 Pesos Cubanos. No entanto, os empregadores em Cuba devem fornecer alimentação gratuita para seus funcionários. Essa tem sido a lei desde 2005.

wikimedia commons wirestock

Veja Mais