Segundo a polícia, o equipamento foi utilizado em uma cabana na floresta, situada na área rural de Merishausen, próxima à fronteira com a Alemanha.
O caso teria sido o primeiro desse tipo. Segundo Autoridades da região de Schaffhausen, várias pessoas foram presas, suspeitas de incentivar e auxiliar o suicídio.
A pessoa que morreu teria utilizado a cápsula na segunda-feira (23/09). A polícia apreendeu o equipamento e o corpo da vítima no local do incidente.
Apesar de o suicídio assistido ser permitido em certas condições na Suíça, o uso da Sarco tem sido alvo de contestação no país.
De acordo com a empresa que desenvolveu a cápsula, ela só pode ser controlada pela pessoa que deseja pôr fim à própria vida e não precisa da presença ou da supervisão de um médico.
As autoridades não divulgaram o número de pessoas detidas, seus nomes e nem a identidade da vítima.
Até mesmo na Suíça, onde as leis sobre suicídio assistido são mais liberais, o uso da cápsula enfrenta resistência.
Segundo a mídia estatal, em 2023 por exemplo, cerca de 1.250 pessoas no país recorreram ao suicídio assistido.
Opositores do equipamento sugerem que o design futurista da cápsula possa romantizar o suicídio e questionam a falta de acompanhamento médico no processo.
O mecanismo da cápsula faz com que ela se encha de nitrogênio, o que rapidamente reduz os níveis de oxigênio, fazendo com que a pessoa dentro perca a consciência em aproximadamente 10 minutos.
A ativação da cápsula é feita internamente e há um botão de emergência para permitir a saída.
No Reino Unido e em grande parte da Europa, o suicídio assistido não é permitido por lei. Com isso, muitas pessoas acabam se deslocando para a Suíça com a intenção de dar um fim à vida.
No Brasil, a prática de eutanásia é considerada crime, com a pena podendo variar de seis a 20 anos de prisão. Caso a pessoa auxilie em um processo de suicídio assistido, pode pegar de seis meses a dois anos de prisão.
A prevenção ao suicÃdio é uma questão fundamental de saúde pública que envolve identificar sinais de alerta e oferecer suporte adequado.
Fortalecer vínculos afetivos, cultivar hábitos saudáveis, como exercícios e atividades prazerosas, e buscar ajuda profissional quando necessário são formas eficazes de prevenção.
No mundo artístico, por exemplo, são inúmeros os exemplos de artistas que tiraram suas vidas precocemente e acabaram com suas carreiras promissoras.
Caso você esteja tendo sinais de depressão ou mesmo pensamentos suicidas, ligue para o Centro de Valorização da Vida (CVV) pelo número 188. As ligações são gratuitas em todo o Brasil.