Galeria

Heróis da independência em países da América do Sul


Por Flipar
Domínio Público

Bernardo O'Higgins foi o herói, por seu papel crucial na luta pela formação da nação, comandando forças patriotas e ajudando a consolidar a independência.

Domínio Público

Veja quando foi a independência oficial de cada país da América do Sul e quem é considerado o herói da liberdade em cada nação.

montagem com imagens de Domínio Público

A Argentina declarou sua independência em 9 de julho de 1816, lutando contra a Espanha. O herói da independência é José de San Martín, que desempenhou um papel crucial na libertação.

Domínio Público

Mlíder militar e político argentino,Seu papel foi fundamental na independência do Chile e do Peru, e ele é reverenciado por sua estratégia militar e visão política, que ajudaram a formar a base para os estados independentes na América do Sul.

Batalha de Chacabuco - Heróis da independência sulamericana - Domínio Público

O Peru proclamou sua independência em 28 de julho de 1821, contra a Espanha. O principal herói foi Simón Bolívar, que teve papel decisivo na libertação do país.

Domínio Público

Embora San Martin também tenha a reverencia dos peruanos , Bolívar é o ídolo. É que após San Martín realizar a maior parte da campanha, Bolívar assumiu a liderança e conduziu a Batalha de Ayacucho em 9 de dezembro de 1824, que foi decisiva para a vitória final sobre os espanhóis.

Domínio Público

Bolívar, portanto,liderou as forças que derrotaram os espanhóis e estabeleceram a Grande Colômbia, uma união de estados independentes na América do Sul. Foi, inclusive, decisivo para a libertação também de outros países.

Domínio Público

Bolívar também foi o herói da independência da Colômbia, que começou seu movimento de independência em 20 de julho de 1810. A libertação formal foi consolidada em 7 de agosto de 1819.

Reprodução do X

Mais um país libertado da Espanha por Simón Bolívar. A Venezuela declarou sua independência em 5 de julho de 1811 após ação vitoriosa do líder.

Reprodução de Facebook

Simón Bolívar também recebe o crédito como protagonista da independência do Equador. Iniciou o processo em 10 de agosto de 1809, sendo que a independência formal contra a Espanha foi obtida em 24 de maio de 1822.

- Domínio Público

O Uruguai proclamou sua independência em 25 de agosto de 1825, enfrentando inicialmente a dominação de Brasil e Espanha, em um contexto de disputa territorial.

Domínio Público

O herói da independência é José Gervasio Artigas, que liderou a luta pela autonomia uruguaia e é visto como um símbolo de resistência e soberania nacional

Domínio Público

O Paraguai declarou sua independência em 14 de maio de 1811, lutando contra a Espanha. José Gaspar Rodríguez de Francia é o herói da independência.

Reprodução do Youtube Canal Historia Diplomática del Paraguay

José Gaspar Rodríguez de Francia foi figura chave na luta pela estabelecimento do Estado paraguaio, atuando como líder político e militar proeminente.

Domínio Público

A Guiana conquistou sua independência do Reino Unido em 26 de maio de 1966. O herói da libertação é Cheddi Jagan.

Flickr BiblioArchives / LibraryArchives

Co-fundador do Partido Popular Progressista (PPP) e primeiro-ministro do país, ele desempenhou um papel crucial na luta pela autonomia e pela independência. Seu trabalho e liderança ajudaram a moldar o desenvolvimento político e social da Guiana após a independência em 1966

Rob Mieremet /Wikimédia Commons

O Suriname é conquistou sua independência dos Países Baixos em 25 de novembro de 1975. O herói foi Johan Ferrier.

Bert Verhoeff / Anefo/Wikimédia Commons

Ferrier foi o primeiro presidente do Suriname após a independência, desempenhando um papel crucial na transição do país.

Verhoeff, Bert / Anefo/Wikimédia Commons

A América do Sul abriga também a Guiana Francesa . Mas esse não é independente. Trata-se de um departamento ultramarino da França e não é um país soberano.

Google Maps

Veja Mais