Na primeira década deste século, Akon emplacou um sucesso atrás do outro, o que o tornou bastante conhecido no Brasil.
Em 2004, Akon ganhou fama por seu álbum de estreia, “Trouble”, que tinha a faixa “Locked Up”. O segundo disco, “Konvicted”, rendeu indicação ao Grammy, o “Oscar da música”.
Entre os hits de Akon nesse período estão ainda “Lonely”, “I Wanna Love You” (com participação de Snoop Dogg) e “Smack That” (com participação de Eminem).
A popularidade de Akon nas paradas brasileiras resultou na participação em programas de grande audiência na TV nacional. Um exemplo foi a presença do rapper em festa na casa do BBB10, edição do reality show vencida pelo ex-lutador de MMA Marcelo Dourado.
Em 2007, o rapper apresentou-se no “Domingão do Faustão” e deixou a plateia em polvorosa ao cantar “I Wanna Love You”.
Um dos clipes da canção “Beautiful”, lançada por Akon em 2009, teve a participação da cantora Negra Li, nome importante do hip-hop no Brasil.
Akon também é produtor musical e fundou em 2006 a gravadora Kon Live. O selo fonográfico teve entre suas contratadas Lady Gaga, ainda no início da carreira da cantora.
Akon participou do clipe do single “Just Dance”, que alçou Lady Gaga ao estrelato em 2008, o que o fez ter participação relevante no surgimento da cantora.
Em sua trajetória, Akon tem uma parceria com Michael Jackson. A canção “Hold My Hand” foi lançada em novembro de 2010 como single do primeiro álbum póstumo do “Rei do Pop”, morto no ano anterior, batizado de “Michael”.
Akon chegou a fazer uma pausa de três anos em sua carreira. Em 2019, lançou “El Negreeto”, seu primeiro álbum em 11 anos. O disco inclui uma parceria com Anitta na música “Boom, Boom”.
Akon volta aos palcos brasileiros após cinco anos. Em 2019, o rapper fez show único no estádio do Canindé, em São Paulo, no On Music Festival
Em 2020, Akon revelou o projeto de construir uma cidade futurista com o seu nome e moeda própria na costa do Senegal, país natal de seu pai e onde passou parte da infância.
Chamada Akon City, a cidade é inspirada na fictícia “Wakanda”, do filme “Pantera Negra”, e foi orçada em 6 bilhões de dólares.
Em entrevista ao jornal “Extra”, Akon fez uma declaração de amor ao Brasil antes de embarcar para o Rock in Rio. “É um dos meus países favoritos para fazer show. Minha família e eu estamos ansiosos para passar uns dias aí. Separamos uns cinco dias extras e vão ser nossas miniférias”, declarou, por videoconferência.
Na conversa, Akon lembrou o romance que teve com a modelo e apresentadora Nicole Bahls em 2010, quando ela era Panicat.
“Nicole é minha ex-namorada, claro que me lembro dela. Eu fiquei surpreso quando as pessoas no Brasil descobriram nosso relacionamento”, afirmou o rapper, que conheceu a brasileira em 2010, quando fez um show no Rio de Janeiro.
Na vida amorosa, Akon é famoso por ter várias esposas (adota a poligamia). “O número de esposas que tenho virou um mistério porque nunca conto para as pessoas quantas são”, declarou na entrevista ao “Extra”.