Veja agora algumas espécies que nascem de ovos. As aves são os animais mais frequentemente associados a ovos. Até porque muitos são consumidos por seres humanos. .
Todas as aves são ovíparas. Botam ovos em ninhos e geralmente chocam para aquecê-los O ovo de galinha é o mais comum.
Há quem imagine que a cor da casca altera o valor nutricional. Mas a coloração se refere apenas à raça da galinha. Além disso, o tamanho não interfere na proteina. Os menores são de galinhas jovens e os maiores de animais mais velhos
Os ovos de codorna também são consumidos com.alguma frequência no Brasil. E por serem pequeninos costumam compor pratos mistos que contêm também legumes e verduras.
Na África, a galinha d'Angola é uma raça bem difundida. Embora ponha apenas 80 ovos por ano, em média essa galinha responde pela maior parte do consumo no continente.
Na China , é comum o consumo de ovos de pata. Chamados de ' pretos”, ou “ovos de cem anos”, são cozidos e mantidos enterrados por vários dias numa mistura de sal, chá verde, cinzas e argila até serem consumidos.
Na Inglaterra , ovos de gaivota são apreciados. E, certa vez, seu consumo chegou a ser recomendado em Gloucestershire para reduzir a proliferação dessas aves
Há indícios de que a galinha doméstica passou a ser consumida por humanos por volta de 7500 a.C., no sul da China, Tailândia e Mianmar. Eles buscavam uma espécie mais dócil e que rendesse bastante carne.
Os ovos teriam passado a ser consumidos então por volta de 3.200 a.C e tornou-se ingrediente de destaque em refeições na Mesopotâmia
Os fenícios gostavam de ovos de avestruz (foto). Já os egípcios apreciavam ovos das fêmeas de ganso, codorna , pelicano e pato. Foram encontradas receitas egípcias de 2 mil anos antes de Cristo que levavam ovo no preparo.
Além das aves , outras espécies também botam ovos. Os peixes produzem ovas usadas na produção de caviar. Uma iguaria cara e sofisticada.
Os répteis botam ovos que têm cascas bem grossas. Os jacarés, por exemplo, fazem a cópula na água e depositam os ovos em ninhos na terra.
As aranhas também são ovíparas. Elas botam os ovos em sacos de seda.
Moluscos, como lula e polvo, também botam ovos. E o filhote pode nascer na forma dos pais ou como larva, dependendo do caso.
Anfíbios, como sapos e rãs, também botam ovos. Alguns na água, outros na terra. A quantidade costuma ser grande e poucos girinos chegam à fase adulta.
Há também insetos que botam ovos e estes têm uma textura pegajosa. Baratas colocam os ovos na chamada ooteca. Moscas chegam a botar 700 ovos dois dias após a cópula.
Outra curiosidade é que, em quase todas as espécies, as fêmeas é que desenvolvem os ovos. Mas o cavalo marinho é a única espécie em que o macho dá a cria.
A fêmea põe os ovos em uma bolsa que fica na parte abdominal do corpo do macho, ele nutre os embriões e os filhotes saem após 2 a 7 semanas.
Por causa da Páscoa, associada simbolicamente a coelhos e ovos, muitas crianças- e até adultos - confundem as características dos coelhos e imaginam que eles botam ovos.
Mas os coelhos são mamíferos e não procriam desta maneira. Os únicos mamíferos que botam ovos são os ornitorrincos e as equidnas (foto)