Estilo de Vida

Irritado? Tenso? Veja alimentos que ajudam a melhorar o humor


Por Flipar
Montagem Flipar

Laranja e maçã - Todas as frutas são ótimas fontes, porém a laranja e a maçã têm destaque por fornecerem ácido fólico, que combate sintomas depressivos. A laranja também tem vitamina C, garantindo energia e reduzindo o estresse.

Flickr Andy Wilson

Leite e iogurte desnatado - São ótimas fontes de cálcio, mineral que elimina a tensão, reduz o nervosismo e a irritabilidade. Recomenda-se o consumo de duas a três porções por dia.

Imagens Freepik

Banana e abacate - Banana é rica em potássio, carboidrato e magnésio, além de fonte de vitamina B6. Isso facilita um sono tranquilo e diminui a ansiedade, assim como o abacate.

Flickr viajandonomundo

Ovos - São uma boa fonte de tiamina e a niacina (vitaminas do complexo B), que colaboram com o bom humor. Basta um ovo por dia para ajudar no equilíbrio.

Mockup Graphics/Unsplash

Mel - Estimula a produção de serotonina, neurotransmissor responsável pela sensação de prazer e bem-estar. Duas colheres de sobremesa, ao dia, são suficientes para ajudar no bom humor.

Mae Mu/Unsplash

Carnes magras e peixes - Atum e salmão são ótimas opções diárias, pois contêm triptofano, presente na proteína, que ajuda no combate à depressão e na melhora do humor. Carne de boi magra é uma alternativa.

Montagem com fotos de Freepik

Grão-de-bico - Também tem triptofano, ou seja, auxilia no combate à depressão e à ansiedade. O grão pode ser misturado a cereais integrais e legumes.

Deryn Macey/Unsplash

Folhas verdes - Estudos mostram que uma alimentação com consumo elevado de folato (importante vitamina do complexo B) está associada à menor prevalência de sintomas depressivos.

Heather Barnes/Unsplash

O folato está presente em diversas hortaliças folhosas que têm a cor verde-escura. Entre elas estão o espinafre e o brócolis, que ainda têm a vantagem de serem altamente nutritivos.

Youtube Canal Chef Zeca

Aveia e centeio - Ambos são ricos em vitaminas do complexo B e vitamina E. Podem ser usados, inclusive, com frutas ou no preparo de vitaminas.

- Imagens Pixabay

Carboidratos complexos - Alimentos como pães e cereais integrais (trigo, arroz) estimulam na produção do neurotransmissor serotonina, que ajuda a reduzir as sensações de depressão.

Wesual Click/Unsplash

Cabe ressaltar que, para quem tem restrições alimentares, qualquer opção deve ser submetida à avaliação médica. Hoje em dia, já há larga produção de alimentos sem lactose ou sem glúten, por exemplo, para quem necessita de cuidado especial.

Imagem Freepik

Também existem pessoas que necessitam limitar a ingestão de açúcar e gordura, presentes até mesmo em alimentos naturais. O abacate, por exemplo, tem gordura. Sempre vale a orientação do especialista.

Imagem de vivienviv0 por Pixabay

Veja Mais