O produto está viralizando graças às postagens de jovens mulheres que apontam a bebida como útil para quem deseja emagrecer. O nome 'girino' é por causa da aparência do líquido.
Afinal, trata-se de uma mistura de água, limão e chia. As sementes da chia dão um visual à bebida que lembra um girino, a fase larval dos sapos e das rãs, com pontos pretos miudinhos espalhados por toda a água no copo.
A preparação da bebida é bem simples: basta jogar água quente em uma quantidade de sementes de chia para que elas formem uma espécie de gel.
Depois é só acrescentar o suco de limão (rico em vitamina C e antioxidantes que protegem o organismo e têm efeito anti-inflamatório). A bebida, portanto, não faz mal à saúde por si só, desde que não seja ingerida de forma exagerada. Nada com exagero é bom na alimentação.
As sementes de chia contêm altos níveis de fibras e proteínas. Ajudam a dar sensação de saciedade e, portanto, podem ser boas numa dieta. Mas sem exagero, pois a chia também é rica em gordura e pode acabar prejudicando a dieta.
Outro alerta importante é que não se deve substituir refeições por esse tipo de bebida. Na ânsia de emagrecer, há quem se apegue a supostas fórmulas mágicas e deixe de se alimentar de forma adequada. Portanto, água de girino não é uma solução.
Água de girino à parte, o fato é que existem sucos maravilhosos que, além de saborosos e refrescantes, são bastante nutritivos e têm a vantagem de elevar a imunidade . Ou seja, a defesa do organismo contra doenças. Sabendo o teor calórico dos sucos e adequando ao dia a dia, dá para equlibrar a alimentação. Veja uma lista.
O suco de laranja é tradicionalmente o indicado para melhorar a imunidade, mas existem muito mais opções, incluindo a própria laranja ou frutas parecidas, como tangerina.
Uma delas é o suco de laranja com mel, que leva ainda própolis. O mel serve como açúcar.
Suco de laranja com caju é ainda mais rico em substâncias com poder imunizante.
Aliás, o suco de caju também é uma ótima opção para quem quer reforçar a imunidade. Outra vantagem é que essa é uma fruta fácil de achar no mercado.
Assim como é o abacaxi, uma fruta cítrica rica em vitamina C e propriedades antioxidantes. Aliás, a limonada também é uma ótima opção.
Outra dica é misturar várias frutas cítricas. A receita tradicional leva limão, laranja, tangerina e abacaxi.
Outro suco que mistura frutas e é ótimo para o sistema de defesa do corpo é o de frutas vermelhas: melancia, morango e uvas são as mais usadas.
Falando em morango, ele faz uma ótima dupla com a acerola no reforço do sistema defensivo do nosso corpo. Não é um suco muito feito em casa, mas costuma ser encontrado com facilidade em restaurantes e lanchonetes.
Outra parceria de sucesso é morango com limão, uma fruta mais doce com uma mais azeda.
Falando em limão, ele proporciona um suco delicioso com couve. Esta bebida também tem propriedades detox.
O limão também tem um casamento interessante com a goiaba. Há quem coloque hortelã também.
A hortelã com o abacaxi fazem um suco rico em propriedades imunizantes, e já bem cotado em restaurantes e lanchonetes.
Kiwi com morango não é um suco muito comum, mas também é bom para sua imunidade. E o sabor surpreende.
Outra opção incomum, mas tão boa quanto, é o melão com maracujá. Muitos nunca experimentaram. Mas essa ideia vale a pena.
Outra boa combinação está no suco de laranja, cenoura e brócolis.Tem gente que coa. Mas dá pra tomar integralmente, reforçando a nutrição.
Agora vamos entrar na categoria dos muito exóticos. O suco imunizante é feito com laranjas em gomos, maçãs com casca e couve.
Já o fortificante inclui cenoura, manga, mamão, laranja e açúcar mascavo.
O suco de 'organismo blindado' tem acerola, couve e suco de caju.
O suco de tomate também é bom para reforçar a imunidade. Isso é algo que pouca gente sabe. Ainda há quem coloque pimenta do reino, molho inglês e limão.
Por fim, o suco de água de coco, que leva ainda limão, melão e couve, une as propriedades dessas frutas e da verdura, trazendo um sabor inusitado e uma boa proteção ao organismo. .