A exposição está no DiamondMall, shopping center que fica no bairro de Lourdes, na capital mineira, Belo Horizonte. E as crianças podem participar de oficinas de gesso para criar suas próprias Hello Kitty.
Recentemente, a diretora Jill Cook, da Sanrio - empresa japonesa criadora da Hello Kitty - disse numa entrevista ao Today Show, da NBC, que a personagem não é uma gata, mas sim uma menina nascida e criada em Londres.
Com isso, ela voltou a enfatizar uma informação que muitos fãs não conseguem engolir. As declarações causaram reações na web e muita gente ironizou: 'Então por que ela tem bigodes e se chama kitty (gatinha, em inglês)?'.
A personagem Hello Kitty completou 50 anos em março de 2024. Afinal, ela foi criada em 1974 designer da Sanrio, a japonesa Yuko Shimizu.
Um ano depois da criação, Yuko Shimizu deixou a empresa e foi substituída pela designer Setsuko Yonekubo, que assumiu a Hello Kitty por cinco anos até 1980, quando Yuko Yamaguchi (foto) assumiu. Ela está na liderança da marca até hoje.
Apesar da aparência de gata, Hello Kitty, portanto, não é um animal como muitos pensam, mas sim uma personificação de alguém real.
Por isso, quando criou a personagem, a empresa japonesa estabeleceu que ela seria uma menina britânica de 3ª série do signo de Escorpião.
O design simplista da personagem -- sem boca e com um laço vermelho -- ajudaram a torná-la um ícone versátil e atemporal.
Apesar de ser uma personagem sem boca, a Hello Kitty consegue expressar uma variedade de emoções e personalidades por meio de suas diferentes poses e acessórios.
A Hello Kitty é conhecida por seu estilo kawaii, expressão que significa 'fofo' ou 'bonitinho' no idioma japonês.
A personagem tem uma irmã gêmea chamada Mimmy, além de outros amigos e familiares como My Melody, Kuromi e Keroppi.
Em meados de 2010, a empresa japonesa transformou a personagem em um fenômeno global de marketing, avaliado em US$6 bilhões anualmente. Em 2014, esse valor aumentou para US$8 bilhões anuais!
Desde 2019, a Hello Kitty é a segunda franquia de mídia mais valiosa de todos os tempos, gerando US$80 bilhões em vendas de varejo ao longo da vida, ficando atrás apenas de Pokémon.
A personagem se tornou uma das mais queridas no mundo todo, estampando uma ampla variedade de produtos licenciados, desde roupas e acessórios até itens de papelaria e utensílios domésticos.
A Sanrio já promoveu a Hello Kitty até em avião comercial, um Airbus A330-200 a jato, denominado 'Hello Kitty Jet'.
A personagem também já foi alvo de parcerias com marcas de luxo, como a Simmons Jewelry Co. e a Louis Vuitton, que lançou um carro, chamado 'Hello Kitty Mini'.
A personagem também já estrelou desenhos animados, filmes, videogames e até mesmo shows musicais.
Em março de 2024, em comemoração aos 50 anos da Hello Kitty, cinquenta artistas brasileiros foram selecionados para colaborarem na pintura de uma estátua da personagem. O 'Hello Kitty Parade' foi promovido pela Sanrio Brasil, responsável pelos direitos da personagem.
Uma das artistas foi a designer Ana Carolina Iannaccone, de Florianópolis (SC). Ela viajou a São Paulo, já que as pinturas estavam concentradas na Estação Barra Funda da CPTM. 'A Hello Kitty fez parte da minha infância. Corri para participar. Fui selecionada e fiquei feliz demais'.
No evento, as pinturas deveriam ser feitas em uma escultura da Hello Kitty de fibra de vidro, com dimensões de 110 cm de altura, 30 cm de base e 100 cm de diâmetro.