Mariah vai fazer shows no Brasil e já avisou que quer comer os dois quilates. É mais uma celebridade que se rende às delícias de um estado que tem na culinária uma das qualidades mais apreciadas.
Em julho, nos Jogos Olímpicos de Paris, a skatista maranhense Rayssa Leal, ganhadora de medalha de bronze, foi ao Minas Bar, montado no Comitê Olimpico Brasileiro no Parc la Villete e 'saiu da linha' diante de tantas guloseimas mineiras.
Rayssa, que também foi medalhista de prata nas Olimpíadas de Tóquio em 2020, se deliciou com broa de milho, pão de queijo, empadinha e pão de queijo com pernil. A atleta de 16 anos curtiu tanto os quitutes que disse que gostaria até de morar em Minas Gerais!
Recentemente, o site TasteAtlas, especializado em avaliar gastronomias do mundo todo, classificou ra culinária mineira como a melhor do Brasil e uma das melhores do mundo.
A classificação é resultado das opiniões da audiência que segue o site, criado por um jornalista croata, e engloba uma lista das 50 melhores coisas em várias categorias.
A culinária italiana dominou o ranking e ocupou nada menos do que 7 das 10 primeiras colocadas, confirmando que as massas de diversas regiões do país são especiais. Destaque para a gastronomia de Campania, no sudoeste da Itália, considerada a melhor culinária do mundo.
A culinária mineira ficou na 30ª colocação no ranking geral das melhores do planeta. E vale lembrar que o queijo canastra, um dos destaques da culinária mineira, garantiu a sexta posição no ranking mundial de queijos ‘semiduros’ em 2023. Veja agora alguns dos principais pratos da culinária mineira!
Pão de queijo: feito com polvilho azedo, queijo e leite, o pão de queijo é uma das iguarias mais conhecidas da culinária brasileira.
Em abril, o próprio TasteAtlas elegeu o pão de queijo o 3º melhor prato no mundo para ser consumido no café da manhã.
Frango com quiabo: um prato simples e saboroso, feito com frango, quiabo e temperos. Quem sabe fazer consegue retirar a baba do quiabo.
Feijão tropeiro: um prato completo, feito com feijão, farinha de mandioca, torresmo, linguiça e outros ingredientes.
Tutu à Mineira: feijão com farinha de mandioca, geralmente temperado com alho, cebola, bacon, linguiça e temperos verdes.
Vaca atolada: um prato com carne de vaca, mandioca e outros ingredientes que podem variar. É muito comum acrescentar abóbora, cenoura, batata ou chuchu.
Leitão à pururuca: O processo transforma o couro borrachudo do porco numa pele crocante e atrativa. Para isso, despeja-se óleo bem quente. O tempero leva pimenta-do-reino, coentro e louro. Usa-se vinho tinto e a decoração cai bem com pêssego.
A comida mineira também é bastante conhecida por suas sobremesas tradicionais. E hoje em dia a onda diet faz com quem haja versões sem acréscimo de açúcar nos doces. Mas a tradição é com açúcar mesmo.
Doce de Leite: Uma sobremesa clássica de Minas Gerais, feita cozinhando leite com açúcar até atingir uma consistência cremosa.
Goiabada: a receita tradicional de goiabada leva basicamente goiaba e açúcar. A fruta é cozida até atingir uma consistência espessa e adquirir um sabor acentuado e doce.
Bolo de fubá: um bolo feito com fubá, leite, açúcar e outros ingredientes. É muito tradicional nos ‘cafés da tarde’ dos mineiros.