Notícias

Aniversariante do dia, diretor de 'Titanic' é mergulhador e já desceu na fossa mais profunda do planeta


Por Flipar
Wikimedia Commons Angela George

Cameron já fez expedições até as ruínas do famoso transatlântico Titanic, que afundou em 1912, por 33 vezes. E é um estudioso do naufrágio.

- Reprodução

Cameron dirigiu o filme 'Titanic' (1997) e até lançou um documentário intitulado 'Fantasmas do Abismo', em 2003, sobre o que encontrou nas profundezas do local do naufrágio.

divulgação

O canadense já revelou que seu amor pelo mar e pelo Titanic vem desde a infância, quando passou a ter curiosidade e fascínio pelo tema.

Cortesia do NOAA/Institute for Exploration/University of Rhode Island/Wikimedia Commons

Ele já disse em entrevistas que dirigiu “Titanic” justamente para poder mergulhar até os destroços e não porque queria simplesmente fazer o filme.

Divulgação callmehollywood.wordpress.com

A paixão do cineasta pelas águas é tanta que ele decidiu explorar isso em seu último filme, “Avatar: O Caminho da Água”.

Divulgação

Em 2023, o cineasta comentou sobre o acidente envolvendo o submersível “Titan” no mês de junho e revelou que já “suspeitava da tecnologia” empregada pela empresa OceanGate.

reprodução abc news

O cineasta afirmou que nunca teria entrado no Titan, equipamento que se demonstrou inseguro para aquele tipo de expedição em direção aos destroços do Titanic e acabou implodindo, matando todos os 5 que estavam a bordo. .

Divulgação/OceanGate Expeditions

Antes mesmo de se tornar diretor, James Cameron já era mergulhador. O mar, portanto , foi sua primeira grande paixão.

reprodução youtube

Numa façanha incrível, o cineasta mergulhou sozinho até o fundo do da Fossa das Marianas, local conhecido como o mais profundo dos oceanos, a quase 11 km abaixo da superfície.

I Kmusser wikimedia commons

Para se ter uma ideia, os destroços do Titanic estão a pouco menos de 4 km de profundidade.

reprodução

Cameron foi à Fossa das Marianas em um submarino que ele mesmo ajudou a projetar, o “Deepsea Challenge”.

wikimedia commons Raimond Spekking

A aventura toda foi documentada e lançada no filme com o mesmo nome da embarcação, em 2014.

divulgação

O feito foi tão impressionante que Cameron foi apenas a terceira pessoa a visitar aquele ponto nas profundezas do mar.

divulgação

A primeira expedição aconteceu em 1960, quando o 'batiscafo Trieste' realizou um mergulho histórico.

domínio público

Durante a descida, os exploradores Jacques Piccard e Don Walsh ficaram surpreendidos ao se depararem com formas de vida em uma região onde os cientistas acreditavam ser impossível haver seres vivos.

divulgação noaa

Depois de Cameron, o investidor texano Victor Vescovo visitou o local, em 2019. Ele encontrou vários sinais do impacto dos seres humanos à natureza, como sacolas plásticas e embalagens de doces.

wikimedia commons Glenn Singleman

Uma expedição da agência oceanográfica dos EUA (Noaa) à Fossa das Marianas, feita em 2016, encontrou os restos de um Boeing B-29 Superfortress, da Segunda Guerra Mundial.

divulgação noaa

O ponto mais fundo da Fossa das Marianas fica na chamada “zona hadal”, nome dado em referência ao deus grego Hades, que, na Mitologia, governa o submundo dos mortos.

reprodução youtube

Apesar das conquistas, o fundo do oceano continua sendo um dos lugares mais misteriosos do universo. Segundo dados da Noaa (órgão sediado em Washington para estudos sobre meio ambiente), apenas 20% do fundo do mar já foram mapeados.

reprodução bbc brasil

Veja Mais