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James Cameron faz 70 anos: Revolucionário nos efeitos visuais no cinema


Por Flipar
reprodução abc news

Cameron chegou a estudar Física na Universidade do Estado da Califórnia, e depois migrou para estudos da língua inglesa e posteriormente filosofia, mas nunca completou nenhum curso e partiu para o mercado do entretenimento. Bom para o público, que ganhou um cineasta inquieto e inovador.

Gage Skidmore wikimedia commons

James Cameron tornou-se um diretor de cinema tão diferenciado que é dele a franquia 'Avatar', que tem a maior bilheteria da história do cinema. E a cada lançamento, ele tenta surpreender com novidades.

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O Filme “Avatar: O Caminho da Água” chegou aos cinemas brasileiros em dezembro de 2022 e provocou uma onda de comentários sobre o seu elevado grau de tecnologia.

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Um dos motivos para tanta repercussão foi um aspecto tecnológico do filme que causou náuseas e dores de cabeça em alguns espectadores.

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Segundo o professor de neurologia da USP, Alan Luiz Eckeli, o fato de o filme ter sido gravado em 48 frames por segundo (fps) deu uma sensação maior de fluidez nas imagens. Os olhos humanos costumam captar os movimentos em 24fps.

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As dores de cabeça seriam um sintoma desse estranhamento, que se soma ainda aos estímulos sonoros e visuais, as cores vivas e o 3D. Fato é que esse efeito só ocorre em pessoas com hipersensibilidade.

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O que mais se ouve, na verdade, é que o filme do diretor James Cameron chegou mais uma vez com o objetivo de causar impacto no que diz respeito aos efeitos visuais no cinema.

Wikimedia Commons Angela George

“Avatar: O Caminho da Água” seguiu os passos do primeiro filme, lançado em 2009, que revolucionou com a tecnologia de captura de movimentos e um 3D deslumbrante!

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Mas, assim como “Avatar”, outros filmes também foram essenciais para a evolução dos efeitos visuais no cinema ao longo das décadas. Veja quais!

Tima Miroshnichenko por Pexels

“O Exterminador do Futuro 2” (1991): Foi a primeira vez que um ser com expressão e movimentos complexos foi criado totalmente por um computador no cinema.

Reprodução / Exterminador do Futuro 2 - O Julgamento Final

O vilão do filme, o androide “T-1000”, assumia a forma de metal líquido em diversas cenas do longa e deixou os espectadores impactados com a qualidade dos efeitos na época.

Reprodução / Exterminador do Futuro 2 - O Julgamento Final

De quebra, ele ainda se tornou um dos vilões mais marcantes da história do cinema em um filme grandioso até hoje! Ah, sabe quem foi o diretor deste filme? Ele de novo, James Cameron!

Reprodução / Exterminador do Futuro 2 - O Julgamento Final

“Jurassic Park” (1993): Outro diretor muito citado quando o assunto é revolução no cinema é Steven Spielberg. Ele e sua equipe levaram cerca de um ano e meio só para criar os dinossauros do filme, que combinavam bonecos mecânicos e efeitos digitais.

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Os efeitos foram tão impressionantes para a época que muita gente acreditava estar vendo dinossauros de verdade!

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Em 1975, Spielberg já tinha dado seu toque de genialidade em “Tubarão”. Em uma época em que praticamente não se tinha tecnologia suficiente para criar o animal digitalmente, o diretor fez uso de um boneco mecatrônico que deu muito certo.

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“Forrest Gump” (1994): Outro filme lembrado quando o assunto é revolução tecnológica é “Forrest Gump: O Contador de Histórias”. A inserção digital do personagem de Tom Hanks em diversos momentos da história é considerado um marco até hoje!

Reprodução / Forrest Gump: o contador de histórias

“Toy Story” (1995): O primeiro filme dos estúdios Pixar também representa um marco para a sétima arte. Isso porque foi a primeira animação totalmente em 3D da história do cinema!

Reprodução / Toy Story

Até então, as animações eram feitas apenas com a técnica 2D para criar os personagens e os cenários.

Reprodução / Branca de neve

“Matrix” (1999): O filme foi tão marcante ao introduzir – e popularizar – a técnica do 'bullet time' que várias outras obras que vieram depois replicaram o efeito.

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Trilogia “O Senhor dos Anéis” (2001-2003): A saga do anel foi um grande marco na história do cinema por ajudar a popularizar a tecnologia de captura de movimentos, que dá mais expressividade e movimentos realistas aos personagens.

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Na ocasião, o ator Andy Serkis ficou conhecido por dar vida a 'Gollum'.

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Anos mais tarde, o ator voltaria a brilhar por conta dessa técnica no papel de Caesar, na trilogia mais recente de “O Planeta dos Macacos” (2011-2017).

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Outro exemplo de bom uso da captura de movimentos foi em “Vingadores: Guerra Infinita” (2018). O vilão Thanos foi interpretado pelo ator Josh Brolin, mas sua aparência é totalmente criada por meios digitais.

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“Avatar” (2009): Mas foi James Cameron quem levou a tecnologia a um patamar nunca antes atingido com o primeiro “Avatar”. As expressões impressionantes e a movimentação ultrarrealista dos Na’vi impressionou o mundo todo na época!

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“Velozes e Furiosos 7” (2015): A tecnologia de rejuvenescimento digital já tinha sido vista antes em outros filmes, mas aqui ela atingiu um novo degrau quando recriou o ator Paul Walker – que havia falecido anos antes – inteiramente por computação.

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Depois disso outros filmes repetiram a dose, como quando recriaram digitalmente parte das cenas com a atriz Carrie Fisher em “Star Wars: A Ascensão Skywalker” (2019) – a atriz havia morrido em 2016.

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