Comumente, o consumo de chás de ervas, tais como erva-doce, camomila, erva-cidreira etc. são recomendados para diversos propósitos, sejam dor de cabeça, insônia, ansiedade, estresse, dentre outros.
O chá de hortelã, devido às suas propriedades medicinais, é um forte aliado para a chamada azia, acidez estomacal proveniente do consumo de refeições gordurosas, por exemplo, ou para quem tem gastrite, inflamação da mucosa do intestino.
Legumes cozidos no vapor podem formar uma prática alternativa neste caso. O modo de cocção no vapor é uma opção mais saudável e muito benéfica para quem está com dor de barriga, pois assim os legumes tornam-se mais macios e fáceis de digerir.
Quem cozinha ou pesquisa sobre cozinha sabe que existem diversos tipos de cocção de alimentos. Muitos deles são difundidos e estudados por especialistas da gastronomia mundial, mas outros são praticados apenas em determinados povos e, portanto, estão enraizados em suas culturas. Um bom exemplo é a cesta de bambu, comumente usada por países asiáticos e ótima ideia para quem precisa de praticidade na hora de cozinhar seus legumes no vapor.
O consumo de frutas na dieta diária de uma pessoa adulta é essencial para o fortalecimento do sistema imunológico e como fonte de energia, especialmente em virtude de seu açúcar natural, a frutose.
Já dizia o velho ditado: “Uma maçã por dia mantém você longe do médico.” As frutas, em geral, ajudam no bom funcionamento do intestino e na digestão por conter um alto valor em fibras.
Os peixes apresentam, em geral, uma carne mais suave que as carnes suína ou bovina. Podem deter um teor de gordura menor (linguado, namorado, robalo...), e outro, maior (atum, salmão, sardinha etc), classificados entre magros ou gordos, respectivamente.
Peixes de água fria são especialmente bons para o estômago por sua contribuição na digestibilidade. Além de muitos preparos gostosos, existem milhares de receitas disponíveis para que seu consumo seja adicionado à dieta, tal como salmão grelhado e temperado apenas com azeite de oliva extravirgem e sal.
A melancia ajuda no combate à retenção de líquidos, o famoso inchaço corporal, e tem grande quantidade de fibras, o que melhora o trânsito intestinal.
Esta fruta, por conter naturalmente uma grande quantidade de água, é ótima para a hidratação do organismo. Pode-se consumir a melancia também como suco, o qual funciona também como um poderoso diurético natural devido à sua concentração de potássio e magnésio.
Existem diversos tipos de sopas no mundo, entre elas sopa de cebola, canja de galinha, minestrone etc. Para quem está com dores intestinais, as opções para se compor uma saborosa sopa são mais restritas, pois se leva em consideração a quantidade de gordura e os nutrientes buscados nos alimentos integrantes.
Sopa de cenoura com arroz: outra opção leve é a sopa de cenoura, uma verdadeira aliada contra doenças estomacais. É recomendada a adição de arroz à sopa, pois este ajuda a regularizar o intestino.
O kefir é uma bebida fermentada em temperaturas altas por microrganismos obtidos, geralmente, por meio do leite de vaca, cabra ou ovelha. Possui valores significativos de vitaminas, cálcio, magnésio, enzimas e probióticos.
Pode ser consumido como um iogurte natural, com um pouco de mel e frutas de preferência. Embora seu consumo seja muito benéfico, não se indica que se ingira mais de um copo por dia para que o efeito não seja reverso, provocando dores abdominais ou diarreia.
Saladas: aconselha-se sempre a boa lavagem das folhas em água corrente para que se evitem bactérias prejudiciais à saúde. Além disso, é preciso evitar a adição de molhos muito gordurosos em saladas.
Uma ótima alternativa é uma salada colorida com folhas escuras, como a couve, agrião e espinafre, que são ricas em vitaminas, minerais e fibras. As folhas verdes mais claras, como o alface, também são ótimas para o alívio de dores musculares.
Cereais integrais: a aveia, linhaça, chia, quinoa, grão-de-bico etc. são tipos de grãos e cereais que contêm boas quantidades de vitaminas e minerais.
É preciso também estar atento ao fato de que os cereais mais fibrosos (farelo de trigo, centeio e aveia) são mais indicados para quem está com constipação. Uma boa preparação é o bolo integral com linhaça e granola.
Água de coco: este líquido de ouro é um suco natural diurético com poucas calorias e repleto de nutrientes, com cálcio, magnésio e potássio.
Um jeito criativo e delicioso de se consumir a água de coco é usá-lo para substituir o leite em uma vitamina de melão, hortelã e mel batidos com gelo no liquidificador.