O caso aconteceu em Belo Horizonte. Um poste foi derrubado por uma árvore que desabou com a forte ventania, associada à chuva que atingiu a capital mineira, e caiu sobre carros.
Dentro de um dos carros, estava uma família que, por instinto, quase deixou o veículo quando o poste caiu. Mas, felizmente, o motorista se lembrou de uma regra básica de sobrevivência.
A regra é: Nunca se deve sair de um carro quando ele é atingido por cabos elétricos. O correto, nessas horas, é esperar pela chegada dos técnicos da distribuidora para que eles cortem a corrente de energia.
E foi isso que salvou a família. Quatro pessoas estavam no veículo - pai, mãe e duas crianças a caminho da escola.
Pessoas que moram nas imediações ligaram para o telefone 193 do Corpo de Bombeiros reportando o ocorrido e pedindo ajuda.
Todos ficaram quietos dentro do carro durante cerca de uma hora aguardando pela chegada dos socorristas.
O Tenente Felipe Biasibette, do Corpo de Bombeiros, foi o responsável por atender à chamada. Ele disse que o risco de eletrocussão é altíssimo quando as pessoas, em casos como esse, decidem sair do carro.
Foi o que aconteceu em São Paulo, em janeiro de 2024. Um homem de 62 anos morreu eletrocutado ao deixar o carro atingido pelos cabos energizados após a queda de uma árvore
A mulher dele, que permaneceu dentro do veículo, conseguiu sobreviver e foi retirada do carro pela equipe de resgate.
Em Belo Horizonte a família deixou o veículo depois que os bombeiros e a companhia de energia tomaram as primeiras medidas de segurança.
A queda de árvores é comum em grandes cidades durante temporais e, dependendo do local, podem atingir diretamente carros ou pessoas.
Além disso, as árvores podem provocar a queda de equipamentos urbanos , como postes, abrigos de ônibus ou sinais de trânsito.
O ideal, em dias de chuva com vento, é que as pessoas evitem circular pelas ruas, principalmente onde há uma densa arborização
Da mesma forma é importante ficar atento em caso de chuva com raios. Neste caso, o melhor é se proteger em locais fechados
Andar na praia, por exemplo, pode ser fatal. Recentemente uma mulher caminhava pela areia numa orla no México quando foi atingida em cheio por um raio. Ele foi eletrocutada.
Áreas verdes abertas também não são recomendadas. Em 10/2/2024, o jogador de futebol Septain Raharja, do Subang, morreu após ser atingido em cheio por um raio durante amistoso contra o Bandung, na Indonésia.