O 'casamento do século', como foi chamado na época, foi uma das maiores audiências da história. Há quem estime que mais de 700 milhões de espectadores assistiram a cerimônia na Catedral de São Paulo, em Londres!
A empresa de pesquisas alemã Statista estipulou quais foram algumas das maiores audiências da história da TV, considerando o contexto da época; confira!
Em 10º lugar na lista, vem o funeral do presidente americano John Kennedy, assassinado no Texas, foi visto por 180 milhões de pessoas, em 25/11/1963.
Em 9º lugar, aparece o casamento do Príncipe William com Kate Middleton, com 300 milhões de espectadores, em 29 de abril de 2011.
Em 8º lugar, está o pouso da nave espacial Apollo 11 na Lua, em 1969, visto por 652 milhões de pessoas. Levando em conta que poucas pessoas tinham TV na época, esse é um número espantoso!
A alunissagem foi transmitida ao vivo mundialmente pela televisão. Armstrong pisou na superfície lunar e falou palavras que ficaram famosas: 'É um pequeno passo para [um] homem, um passo gigante para a humanidade'.
Em 7º lugar, vem o funeral do pugilista Muhammad Ali em 2016, assistido por 1 bilhão de espectadores. Ele morreu em 3/6/2016, aos 74 anos, por conta de problemas respiratórios. Ali é considerado um dos maiores esportistas de todos os tempos, ícone no boxe, campeão mundial e medalhista olímpico.
Em 6º lugar, fica a final da Copa do Mundo de 2018, na Rússia, acompanhada por 1,1 bilhão de espectadores. A grande decisão foi vencida pela França, que bateu a Croácia por 4 a 2.
Em 5º lugar está mais um evento da Realeza Britânica: o casamento do Príncipe Harry com a atriz Meghan Markle, em 2018. Foi visto por 1,9 bilhão de espectadores.
A cerimônia foi realizada na Capela de São Jorge, no Castelo de Windsor, na Inglaterra, no dia 19/5/2018.
O 4º campeão em audiência foi o mega-evento beneficente Live 8, série de shows entre 2 e 6 de julho de 2005 nos países do G8 e na África do Sul. Uma audiência de 2 bilhões de pessoas.
O objetivo do evento era sensibilizar os países ricos para o perdão de dívidas das nações pobres e para a negociação de regras de comércio mais justas.
Mais de 1.000 músicos tocaram no evento. Entre eles, Bono Vox e Paul McCartney (foto). Os shows foram transmitidos em 182 redes de televisão e 2.000 estações de rádio.
Abrindo o pódio em 3º lugar, o funeral da Princesa Diana, então esposa do Príncipe Charles (hoje Rei Charles III), foi visto por 2,5 milhões de pessoas.
Nascida em 1/7/61, Diana morreu aos 36 anos, em 31/8/1997,num acidente de carro em Paris. Ela estava divorciada do marido, que mantinha relação — desde aquela época — com Camilla Parker Bowles (hoje rainha consorte de Charles III).
Diana estava com o namorado, o milionário egípcio Dodi Al-Fayed, que também morreu. O funeral de Diana causou comoção mundial.
Em 2º lugar, aparece a cerimônia de abertura das Olimpíadas de Atlanta, no estado da Georgia (EUA), em 1996. Foi vista por 3,6 bilhões de pessoas.
Os jogos em Atlanta foram disputados entre 19 de julho e 4 de agosto de 1996. Ao todo, 197 Comitês Olímpicos enviaram delegações. Foram 10.318 atletas, competindo em 30 esportes.
A competição — também chamada de Jogos Olímpicos de Verão de Atlanta — foi a 26ª edição e marcou os 100 anos das Olimpíadas na Era Moderna.
Segundo a Statista, o evento campeão de audiência, com 4,1 bilhões de espectadores, vem o funeral da Rainha Elizabeth II.
Com isso, a despedida da monarca, que governou o Reino Unido (e países vinculados) por 70 anos, teve a maior audiência da história.
O funeral teve transmissão ao vivo por TV, rádio e internet. Na Inglaterra, a cerimônia também foi exibida em telões espalhados pela capital Londres e em mais de 100 cinemas britânicos.