A arte do filme 'Gladiador 2' foi estampada durante a CinemaCon 2024, evento de cultura pop em Las Vegas, nos Estados Unidos, acompanhada de uma frase clássica presente no filme original: “O que fazemos na vida, ecoa na eternidade”.
Em 2023, a Paramount divulgou que o lançamento da sequência do filme de Ridley Scott seria no dia 22 de novembro de 2024. Agora, fez uma discreta antecipação, mas suficiente para mudar a agenda dos cinéfilos.
As filmagens tiveram início nos primeiros meses de 2023 e chegaram a ser paralisadas em razão da greve dos atores de Hollywood. Os trabalhos foram encerrados nas semanas subsequentes ao fim do movimento grevista.
Russell Crowe, astro do festejado longa de 2000, não está no elenco da nova produção. A ausência de Crowe se explica pelo fato de o personagem Maximus, interpretado por ele, ter morrido após vencer batalha contra Commodus no fim do filme original
Em entrevista ao podcast ReelBlend, Ridley Scott chegou a dizer que inicialmente havia a ideia de 'ressuscitar' Maximus no segundo filme, mas a proposta não foi adiante.
Durante participação no Festival de Cinema de Karlovy Vary, na República Tcheca, Crowe chegou a se dizer cansado de responder a perguntas sobre o novo filme. “Eles deveriam estar me pagando pela quantidade de perguntas que me fazem sobre um filme em que nem participei”, disse o ator, de acordo com a Variety.
“Não sei nada sobre o elenco, não sei nada sobre o enredo. Estou morto. Mas eu sei que se Ridley resolveu fazer uma segunda parte da história, mais de 20 anos depois, deve ter tido razões muito fortes. Não consigo pensar que este filme seja outra coisa senão espetacular”, completou.
O ator Paul Mescal (“Aftersun”) é o protagonista de “Gladiador 2”, no papel de Lucius Verus.
No primeiro filme, Lucius Verus, sobrinho de Commodus (Joaquim Phoenix), teve a vida salva pelo general romano Maximus.
A atriz Connie Nielsen, que fez parte do elenco do filme original, volta a fazer a Lucilia (mãe de Lucius) na sequência.
Em uma entrevista à “Variery”, Daria Cercek, da Paramount, disse que a escolha de Mescal teve a ver com sua presença em uma peça: “Ele interpretou Stanley, e tem vários momentos em que ele tira a camisa, e foi eletrizante. As mulheres da audiência gritaram muito, e nós pensamos: ‘Acho que encontramos o nosso cara.’
No filme original, após Maximus matar Commodus, Lucius herda o trono de Roma.
Outros nomes consagrados do cinema compõem o elenco de “Gladiador 2”, entre eles Denzel Washington e Pedro Pascal (“The Last of Us”).
Lançado em 5 de maio de 2000, “Gladiador” conquistou cinco estatuetas do Oscar. O longa foi indicado em 11 categorias.
Russel Crowe foi premiado como Melhor Ator. As outras estatuetas foram nas categorias de melhor filme, figurino, efeitos sociais e som.
Com orçamento de 103 milhões de dólares, a produção de 24 anos atrás arrecadou 460,5 milhões de dólares.