“Tenho uma regra sagrada: não falamos sobre eles [filhos]. Se um dia eles tiverem um trabalho que enfrente o público, bem, eles terão que aprender a enfrentar isso. Mas agora são apenas crianças que protegemos”, disse a atriz.
Na mesma entrevista, a Penélope confessou que já quase adotou uma criança quando estava em uma viagem pela Índia. Ela e o ator Javier Bardem são casados desde 2010. Eles têm dois filhos juntos.
Penélope Cruz nasceu em 28 de abril de1974, em Alcobendas, a 13 km da capital Madrid, na Espanha.
Além de ser respeitada na Europa, Penélope Cruz alcançou fama mundial em filmes americanos de sucesso, contracenando com grandes nomes das telonas.
Penélope começou a carreira ainda jovem, aos 16 anos, mas não como atriz. Ela comandava um programa chamado 'La Quinta Marcha'.
Em 1992, começou a atuar, estreando no filme 'Jamón, jamón'. Aliás, foi ali que ela conheceu Javier Bardem, com quem viria a se casar anos mais tarde.
Penélope seguiu fazendo pequenos papéis em filmes espanhóis e italianos. Em 1997, começou a chamar atenção ao estrelar os filmes 'Abre los Ojos' e 'Carne Tremula', do prestigiado diretor Pedro Almodóvar.
Em 2001, emplacou um papel em 'Vanilla Sky', no qual contracenou ao lado de Tom Cruise.
Em 2006, ela alcançou reconhecimento da crítica e foi indicada a vários prêmios pelo papel de Raimunda no filme 'Volver', novamente de Pedro Almodóvar.
Em 2008, seu momento mais importante: indicação ao Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante pelo papel no filme 'Vicky Cristina Barcelona', dirigido por Woody Allen, mais uma vez ao lado de Javier Bardem.
Pelo papel, Penélope faturou o Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante. Ela foi a primeira atriz espanhola a receber o prêmio.
Curiosamente, Javier Bardem ganhou Oscar um ano antes, por seu trabalho em 'Onde os Fracos Não Têm Vez' (2007).
Com o musical 'Nine' (2009), Penélope teve mais elogios e outras indicações a prêmios, enfatizando a solidez de sua carreira.
Outros filmes relevantes em que ela atuou foram 'Piratas do Caribe: Navegando em Águas Misteriosas' (2011), 'Para Roma com Amor' (2012) e 'Assassinato no Expresso Oriente' (2017).
Em 2023, a atriz voltou aos holofotes com sua interpretação de Laura Ferrari, mulher de Enzo Ferrari, no filme 'Ferrari', de Michael Mann.
Na trama, que se passa em 1956, Enzo Ferrari (Driver) está sob ameaça de falência e decide apostar tudo na Mille Miglia, uma famosa corrida automobilística de longa distância pela Itália.
Uma curiosidade é que, em uma entrevista, Penélope Cruz confessou que sofre da chamada amaxofobia, ou seja, tem medo de dirigir. Ela revelou que quando era criança, presenciou o atropelamento da irmã mais nova, o que se tornou um trauma.