Sandra Annette Bullock nasceu em 26 de julho de 1964, em Arlington, Virgínia, EUA. Ela tem mais de 40 anos de carreira, com participação em cerca de 50 filmes e séries.
Desde pequena, Bullock carrega sangue artístico nas veias: sua mãe foi cantora de ópera e seu pai professor de técnica vocal (além de militar). Popular no colégio, foi líder de torcida e eleita a aluna mais simpática entre os colegas.
Decidida a se tornar atriz, ela cursou Teatro na Universidade da Carolina. Faltando 3 semestres para se formar, largou tudo e foi morar em Nova York atrás de oportunidades na carreira. Para se sustentar, chegou a trabalhar como garçonete e bartender.
A atriz ficou famosa por grandes papéis em filmes dos anos 90. Seu primeiro sucesso veio em 1994, com 'Velocidade Máxima'. Na obra, Sandra interpreta Annie Potter, passageira que assume a direção de um ônibus durante um ataque terrorista.
Na comédia romântica 'Enquanto Você Dormia' (1995), Bullock interpreta Lucy, uma solitária funcionária do transporte público que se envolve uma situação de identidade trocada com a família de um homem em coma.
Em 'Miss Simpatia' (2000), a atriz interpreta a agente do FBI Gracie Hart, que se disfarça como uma concorrente em um concurso de beleza para impedir um possível ataque terrorista.
No filme 'A Proposta' (2009), Bullock interpreta Margaret Tate, uma editora de livros poderosa que força seu assistente (Ryan Reynolds) a um noivado falso para evitar a deportação para o Canadá.
O thriller espacial “Gravidade” (2013) rendeu à Bullock aclamação da crítica por seu papel como Dra. Ryan Stone, uma astronauta perdida no espaço após um desastre com o ônibus espacial.
Em 'Oito Mulheres e um Segredo' (2018), versão feminina da franquia 'Onze Homens e um Segredo', Bullock interpreta Debbie Ocean, a mente por trás de um elaborado roubo durante o Met Gala.
Em 'Bird Box' (2018), Bullock luta para sobreviver em um mundo com criaturas mortais, usando vendas nos olhos para proteger a si mesma e aos filhos do contato visual com as ameaças.
Em 2010, a atriz ganhou um Oscar por “Um Sonho Possível”. O drama biográfico narra a história de Michael Oher, jovem negro, filho de uma mãe viciada, que é adotado por Leigh Anne Tuohy (Sandra Bullock) e percebe seu potencial como jogador de futebol americano.
Ironicamente, no mesmo ano a atriz ganhou um Framboesa de Ouro, premiação que elege os piores do ano, pelo filme “Maluca Paixão”. Ela encarou com bom humor e foi receber o prêmio.
Bullock foi casada com o motociclista e apresentador de TV Jesse James entre 2005 e 2010. O casamento terminou em meio às revelações de uma série de traições cometidas por ele.
Após se separar de Jesse James, a atriz resolveu adotar um filho sozinha, o menino Louis Bardot Bullock. Depois, adotou uma menina, Laila.
Certa vez, a atriz contou em entrevista à revista 'InStyle' que foi assediada na adolescência, aos 16 anos. Ela chegou a doar US$ 500 mil para a Time's Up, campanha que luta contra o assédio sexual em Hollywood.
Sandra, por sinal, é tida como uma pessoa altruísta e solidária. Em janeiro de 2010, a atriz ofereceu US$ 1 milhão às vítimas do terremoto no Haiti.
Em 2007, ela foi classificada como a 14ª mulher mais rica na indústria do entretenimento, com uma fortuna estimada de U$ 85 milhões!
A atriz já viveu momentos de pânico ao ter sua casa invadida por um fã obcecado por ela. Bullock ficou 15 minutos trancada, escondida em um closet, até a chegada da polícia.
Uma curiosidade é que a atriz morre de medo de avião. Em 2000, ela sofreu um acidente com seu próprio jato. Os pilotos não enxergaram as luzes na pista de pouso por causa de problema técnico e a aeronave perdeu o controle. Ela não se machucou.
No último ano, a atriz passou por um momento delicado em sua vida pessoal: a perda do namorado Bryan Randall, que ela já havia declarado como o amor de sua vida.
Bryan Randall morreu no dia 05/08/23, aos 57 anos. Ele havia recebido, três anos antes, o diagnóstico de esclerose lateral amiotrófica (ELA). Eles viviam juntos há 8 anos.