Galeria Terra

Pães de forma têm álcool detectável pelo bafômetro


Por Flipar
Divulgação

A pesquisa revela que pelo menos dez marcas do produto têm teor alcoólico, algo que a maioria das pessoas nem poderia imaginar.

Site Proteste

E mais: três dessas marcas têm o teor tão alto que poderiam levar um motorista a ser reprovado no teste do bafômetro com o consumo de apenas duas fatias.

imagens por Vecteezy

Pela lei, o teste do bafômetro não pode apontar mais do que 0,04 mg/l. Se a taxa for de 0,05 mg/l a 0,33 mg/l, a infração é gravíssima com multa e pontos na carteira. Acima disso, é crime de trânsito. Vários pães têm teor de álcool superior a 0,05 mg/l.

Reprodução Detran/SP

Aliás, os pães têm um índice suficiente para serem considerados 'alcoólicos'. No Brasil, o teor de etanol de 0,5% é a base para que uma bebida seja classificada como alcoólica. Alguns pães têm até mais do que isso.

Divulgação governo RJ

Mas por que isso acontece? O processo de fermentação, que faz o pão crescer, produz álcool. No entanto, quase tudo evapora quando a massa é colocada no forno. Então, o álcool encontrado nos pães tem outra explicação.

- Divulgação

Trata-se de uma tentativa de conservar o pão, já que, de acordo com a associação, 10% da produção costumam ser perdidos por causa de mofo.

Imagem Freepik

Para aumentar a durabilidade e combater o mofo, as indústrias utilizam um produto que é diluído em álcool. E, por excesso no volume usado, um teor alcoólico vem permanecendo nos pães.

Divulgação

O alerta da Proteste vai além da questão do bafômetro, pois se refere à saúde dos consumidores. Afinal, crianças , gestantes e pessoas que tomam remédios incompatíveis bebidas alcoólicas (como antibióticos) estão consumindo álcool sem perceber.

Divulgação Governo de SP

Veja agora o teor alcoólico de 10 pães analisados na pesquisa. A Proteste informou que analisou diferentes lotes de cada uma, para ter credibilidade. E informou taxas que chegaram a ser encontradas em alguns lotes.

Divulgação

Visconti: 3,37 e Bauducco: 1,17 - São as duas marcas com maiores concentrações de álcool no pão de forma.

Divulgação

A Pandurata Alimentos, que é responsável pela fabricação de Visconti e Bauducco, diz que segue a legislação vigente e práticas de segurança alimentar da indústria.

Reprodução Logos Icon Ape

A Wickbold ainda tem mais quatro tipos de pão de forma na avaliação: Wickbold 5 zero (0,89), Wickbold SG (0,66), Wickbold Leve (0,52) e Wickbold (0,35)

Divulgação

Panco: 0,51 - A empresa disse que segue com rigor as normas da indústria e da lei vigente, com rígidos controles de qualidade.

Reprodução Facebook Panco

Seven Boys: 0,50 - A Wickbold também detém a marca Seven Boys e disse que cumpre todos os parâmetros impostos pela legislação e pelos protocolos de segurança da indústria alimentícia.

- Divulgação

As duas marcas com menor teor alcoólico, insuficiente para gerar um flagrante no trânsito, são Plus Vita ( 0,16 ) e Pulmann (0,05).

Divulgação

Fundada em 16/7/2001, a Proteste conta com mais de 250 mil filiados. É a maior associação de consumidores do Brasil e da América Latina.

Instagram @protestebrasil

Veja Mais