A pesquisa se concentrou em praias nas cidades que são capitais brasileiras. E Aracaju teve o maior percentual de praias consideradas próprias para o banho.
Das 10 praias monitoradas pelos pesquisadores na capital sergipana, 8 foram aprovadas pela limpeza, consideradas ideais para o lazer dos banhistas. Outras 2 foram consideradas regulares e nenhuma foi classificada como ruim ou péssima
A pesquisa feita pelo jornal Folha de SP foi usada pelo governo do Sergipe como fator de impulsionamento do turismo, já que as praias são o principal chamariz do estado para atrair visitantes ao longo do ano.
A avaliação teve por base critérios de classificação no modelo da Companhia Ambiental do Estado de SP, que utiliza testes semanais para determinar a balneabilidade.
O levantamento alerta que nadar em praias com água imprópria para o banho pode acarretar problemas de saúde, principalmente na pele, pelo contato com as impurezas, ou no estômago, quando a pessoa engole água do mar.
As praias em Aracaju têm água morna, que atrai quem não gosta de entrar em mar frio. Aliás, essa é uma característica das praias do Nordeste, em geral.
Outra característica é a instalação de bares na areia, permitindo que os visitantes alternem o banho de mar com um lanche ou até almoço, sem se distanciar muito da água.
Sergipe tem 167 quilômetros de praias. E com paisagens paradisíacas, que alternam recortes de água e areia, formando um mosaico espetacular.
A orla Pôr do Sol é um local de encontro famoso. Ali embarcam e desembarcam pessoas que gostam de passeios de barco.
Nas praias de Aracaju, é possível praticar atividades físicas e recreativas num cenário que inclui os famosos coqueiros e areia limpa.
Uma das opções de lazer procuradas pelos visitantes em Aracaju é o stand-up paddle, já que o mar é calmo e permite essa prática sob orientação de instrutores.
Outra alternativa que tem praticantes fiéis é o Kitesurf, modalidade em que a pessoa, com uma pipa presa à cintura,fica sobre a prancha e segue impulsionada pelo vento.
Aracaju fica no leste do Sergipe e é cortada por rios, como o Sergipe e o Poxim. A cidade ocupa uma área de 181 km² e tem cerca de 680 mil habitantes. O nome tem origem no Tupi: arakaiu, cajueiro das araras.
A orla de Atalaia é um dos principais cartões postais da cidade, com seus famosos Arcos na paisagem à beira da praia.
Também é na Orla de Atalaia que fica o monumento ao Caranguejo. O crustáceo tornou-se um símbolo da cidade e faz parte da cultura e da rotina dos moradores.
Os pratos com caranguejo são um must para quem visita Aracaju. Fazem parte não apenas do polo gastronômico de Atalaia, mas do dia a dia das famílias, que costumam se reunir nos fins de semana para degustar o crustáceo.
Outra praia muito conhecida é a de Coroa do Meio, que requer atenção porque tem mar mais agitado do que a média no estado, presença de rochas e trechos profundos.
Em época de carnaval, uma multidão se reúne para percorrer trechos da orla de Aracaju numa festa de rua inspirada na folia de Salvador, na Bahia.