Galeria Terra

Onça faz exames em Cuiabá: Ultrassom, raio-X e até tomografia


Por Flipar
Divulgação Cempas

O animal tem 18 anos - uma idade avançada para a espécie, que tem expectativa de vida de até 15 anos na selva ou 23 em cativeiro.

Divulgação Cempas

Por isso, os veterinários do Cempas - Centro de Medicina e Pesquisa em Animais Silvestres - decidiram fazer um check-up geral no felino, para a prevenção (ou tratamento) de doenças.

Divulgação

A onça-pintada vive nas instalações do Cempas desde que foi retirada de um zoológico. E a equipe levou o animal para exames no Hospital Veterinário da Universidade Federal de Mato Grosso.

Divulgação UFMT portal do governo

O animal, após receber um sedativo, foi submetido a ultrassom, radiografia e tomografia. E também passou por uma avaliação odontológica.

Divulgação Cempas

O Cempas é uma unidade de proteção de animais silvestres que recebe e oferece tratamento a bichos recolhidos por autoridades ambientais ou de segurança. Há animais que são achados feridos em estradas, por exemplo. Outros são resgatados em operações policiais contra o tráfico de espécies.

Reprodução TV Globo

Também chamada de jaguar, a onça-pintada é o terceiro maior felino do mundo. Perde em tamanho para o tigre e o leão.

Rogério Cunha de Paula ICMBio

A onça-pintada mede até 1,85 metro de comprimento. E tem um peso médio de 75 kg, podendo chegar a 158 kg.

Bart van Dorp - Flickr wikimedia commons

Proporcionalmente levando em conta o tamanho do crânio e o peso, a onça-pintada tem a mordida mais forte do mundo, inclusive superando o tigre e o leão. Elas conseguem até mesmo morder o crânio de um jacaré, tamanha a força.

lanZA pixabay

A onça-pintada é encontrada desde o sul dos Estados Unidos até o Norte da Argentina. Mas já está extinta em certas regiões do continente.

No Brasil, estima-se que haja apenas 300 onças-pintadas em toda a Mata Atlântica e que ela pode estar extinta nesse bioma em até 90 anos. Já na Amazônia, estima-se que o número de onças dessa espécie chegue a 26 mil.

Wolves201 - wikimedia commons

Nos Estados Unidos a onça-pintada ainda aparece em áreas do Arizona, Texas e Novo México. Mas já desapareceu do restante do país .

Instituto Últimos Refúgios/ Wikimedia Commons

Geralmente a onça-pintada prefere ambientes próximos da água. O felino, inclusive, nada bem.

Fernando Druziani wikimedia commons

No Brasil, também há onças no Pantanal de Mato Grosso e elas buscam alimentos com frequência na água, se alimentando de peixes e até jacarés.

Wolves201 wikimedia commons

Com hábitos noturnos, a onça-pintada lembra o leopardo. Mas a diferença principal está nas pintinhas que ficam dentro das manchas das onças. Os leopardos têm manchas, mas não as pintas.

Russell Smith wikimedia commons

A onça-pintada está entre os animais mais velozes do mundo. Ela consegue atingir aé 80 km/h, bem mais do que o leopardo, que faz 58 km/h, mas bem menos queo guepardo - o felino mais veloz do mundo - que alcança 115 km/h.

Bernard DUPONT wikimedia commons

A onça preta é uma onça pintada, só que possuindo muita melanina, o que provoca a tonalidade escura em toda a pele.

Steve Wilson wikimedia commons

Existe um dia comemorativo dessa espécie. 29 de novembro é Dia Internacional da Onça-Pintada. Uma data oficializada em 2018, data escolhida pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente.

ICMBio

Veja Mais