Notícias

Países mais seguros para viajar em 2024


Por Flipar
Sgt Muller Marin/Força Aérea Brasileira

Segundo a pesquisa, o conceito de lugar seguro mudou ao longo dos anos. Originalmente, era o local livre de atividades terroristas. Depois, tornou-se o lugar protegido contra surtos de doenças. Agora é onde todos circulam livremente sem discriminação ou assédio.

Juliana Barquero Unsplash

A pesquisa considerou, principalmente, três fatores: opinião de viajantes, dados do Índice Global de Paz e pontuações da GeoSure Global sobre segurança das mulheres, roubos, guerras e saúde, entre outros. Veja o ranking.

Jane Slack-Smith Unsplash

15º - Brasil: Foi o país que mais subiu no ranking, pulando da 42ª para a 15ª posição. Os entrevistados deram “notas altas em segurança de viagens para mulheres/pessoas de cor/LGBTQ+ e notas razoáveis ??para segurança contra terrorismo”.

Flickr/ Rodrigo Soldon

Por isso, o Brasil conseguiu boa colocação. Vale esclarecer que o termo “pessoas de cor” (people of color) é usado nos Estados Unidos para se referir a todos os que não são brancos – negros, latinos, asiáticos, etc.

Pixabay

Há uma ressalva: De acordo com o Departamento de Estado, viajar para regiões de fronteira do Brasil - com Venezuela, Colômbia, Peru, Bolívia, Guiana, Suriname, Guiana Francesa e Paraguai – não é recomendado devido aos altos níveis de criminalidade e atividade de gangues. Na foto, Epitaciolândia, no Acre, fronteira com Peru.

Gleison Miranda Governo do Acre wikimedia commons

14º – Espanha: Em relação à pesquisa anterior, caiu três posições, mas ainda se manteve no top 15. A baixa taxa de criminalidade foi um ponto positivo. Mas a pesquisa alerta para o risco de roubo de passaportes nas grandes cidades do país.

Imagem de lapping por Pixabay

13º - França: Subiu três posições com boas notas em segurança no transporte (menos em Paris) e segurança contra epidemias de doenças. Mas não foi bem avaliada quanto à segurança contra terrorismo. As frequentes manifestações no país são um alerta para os turistas.

CHRIS BONTEMPS - wikimedia commons

12º – Japão: Pulou do 19º para o 12º lugar na pesquisa atual, graças à baixa taxa de criminalidade. Por outro lado, a pesquisa menciona relatos de assédio a turistas em distritos como Roppongi, Kabuki-cho, Shibuya e Ikebukuro.

Sora mi mi wikimedia commons

11º – Nova Zelândia: O país teve uma queda de apenas uma posição, com destaque para a baixíssima taxa de homicídios de 0,7 por 100.000 pessoas. Comparando, os EUA (que não entrou no top 15) têm taxa de homicídios de 7,8 por 100.000 habitantes.

Divulgação

10º – Austrália: Estava em 4ª na edição passada, agora em 10º. Os poucos homicídios fizeram o país ter boa nota, mas a publicação aconselha cuidado com os animais selvagens.

Patty Jansen por Pixabay

“Desde águas-vivas a crocodilos, tubarões, insetos venenosos e cobras, o continente e as suas águas acolhem vida selvagem que merece admiração e respeito em doses iguais”, diz a publicação.

Flickr KOliveira

9º – Islândia: Se por um lado ela é um país seguro para viver e passear, por outro os turistas devem tomar cuidado com as condições das estradas, que pioram bastante durante o inverno.

Irena Jackson/Public Domain Free Images

8º – Dinamarca: Os países escandinavos costumam se destacar em segurança, sendo a Dinamarca o segundo país mais pacífico do mundo, de acordo com a publicação. Tem baixos níveis de corrupção pública, além de acesso à educação e cuidados médicos de alta qualidade.

Flickr Dee

7º – Portugal: Destino bastante procurado por brasileiros, pulou da 18ª para a 7ª posição. Segundo a pesquisa, “as cidades apresentam elevado grau de ordem e segurança”.

Pom' / Wikimedia Commons

6º – Inglaterra: Segundo a pesquisa, as cidades inglesas são notavelmente seguras, com baixas taxas de homicídios e roubos. Em 2022, aliás, a criminalidade no país caiu 22%.

Charles Postiaux Unsplash

5º – Holanda: Caiu de 1º para o 5º lugar. Mas a capital Amsterdã foi considerada pelos turistas americanos ouvidos na pesquisa como uma das cidades mais seguras do mundo.

Imagem Free de Bernardo Ferreria por Pixabay

4º – Irlanda: Os poucos homicídios ajudaram o país a subir da 12ª para a 4ª no ranking. Mas nem tudo é perfeito. A pesquisa mostra um aumento nos furtos nas grandes cidades da Irlanda, principalmente de bolsas ou mochilas

Imagem de jumpingnun por Pixabay

3º – Noruega: O top 3 da pesquisa da ‘Berkshire Hathaway Travel Protection’ tem mais um país escandinavo na lista. Com baixa taxa de criminalidade, a capital Oslo é considerada a área mais segura do país.

Imagem de Alexandra von Gutthenbach-Lindau por Pixabay

2º – Suíça: Com alto padrão de vida e ótima infraestrutura, o país recebe os turistas o ano todo, que buscam na região cidades charmosas e muita natureza: os Alpes e os lagos merecem destaque.

Imagem de Christel por Pixabay

1º – Canadá: Com o título de país mais seguro para viajar em 2024, oferece segurança aos moradores e viajantes apesar dos comuns incidentes de incêndios florestais. A baixa densidade populacional foi citada como fator positivo.

Jeremy Lee pexels

Veja Mais