Roque Rodrigues Borges tem o hábito de caminhar todas as manhãs pela movimentada Avenida Osvaldo Aranha, mas na última quinta-feira (27/06) ele foi surpreendido pelo animal.
Enquanto corria para manter a saúde em dia, por volta das 11h da manhã, o aposentado foi atingido pelo cervo, que estava perdido na área urbana de Bento Gonçalves.
Uma câmera de segurança de uma loja de tintas registrou o momento em que o cervo atravessa a rua e entra num corredor antes de atingir o idoso.
'Na hora pensei que fosse uma moto. Foi um susto tremendo. Quando consegui levantar, me sentaram em uma cadeira. Aí me disseram que era um veado. Só fui acreditar depois que vi o vídeo. Nem o Samu acreditou', contou um funcionário da loja.
O homem foi levado à unidade de pronto-atendimento de Bento Gonçalves, onde recebeu atendimento para ferimentos abaixo do olho direito e nas mãos.
Um morador próximo ao local onde foi atingido pelo animal tem uma teoria sobre os motivos que levaram o cervo a se perder na área urbana: 'Uma vizinha de outro bairro disse que tem visto eles no bairro Borgo. Deve ser por causa dos deslizamentos. Eles saíram do mato e migraram para cidade'.
Bento Gonçalves foi uma das cidades afetadas pelas fortes chuvas que atingiram o estado do Rio Grande do Sul em maio e em junho.
O cervo era uma jovem fêmea de aproximadamente 25 quilos, segundo especialistas. A espécie é originária do Nepal, Índia e Sri Lanka e foi introduzida nas Américas por caçadores.
Segundo o médico veterinário do Jardim Zoológico da Universidade de Caxias do Sul (UCS), Gabriel Fiamenghi, a presença desse animal silvestre em uma área urbana é bastante inusitada.
'Pode ter se perdido do grupo e estar à procura de alimento. Quando acuado, é normal que pule muito alto, essa é uma característica de todos os cervídeos que têm impulsão muito forte por conta das articulações e musculatura', explicou.
Os cervos, também conhecidos como veados, fazem parte da família Cervidae, um grupo de mamíferos ungulados -- espécies providas de cascos -- que habitam diversos cantos do planeta, exceto a Austrália e a Antártida.
Com mais de 55 subespécies, essa família conta com uma rica diversidade de formas, cores e comportamentos. Veja outras curiosidades sobre os cervos!
Tamanho: Os cervos variam consideravelmente em tamanho, podendo medir de 1 metro até 2,1 metros de altura, como o imponente Alce, que habita as regiões mais frias do Hemisfério Norte.
Aparência: A pelagem dos cervos também é diversa, podendo ter tons de marrom, cinza, preto, branco e até mesmo manchas.
Chifres: Uma característica marcante dos machos da maioria das espécies são os chifres, estruturas ósseas ramificadas que caem e são renovadas anualmente.
Dieta: Os cervos são classificados oficialmente como herbívoros. Eles se alimentam de gramíneas, folhas, frutas e cogumelos.
Comportamento social: Os cervos podem ter diferentes tipos de organização social, desde solitários até formadores de grandes rebanhos.
Comunicação: Os cervos se comunicam entre si através de vocalizações, cheiros e linguagem corporal.
Predadores: Os cervos são presas de diversos predadores, como lobos, raposas, ursos e grandes felinos.
Algumas das principais espécies de cervos incluem o Cervo Vermelho, o Veado-campeiro, o Cervo Axis e o Cervo Sambar (foto).
A principal ameaça aos cervos atualmente é a perda de habitat, causada pelo desmatamento, urbanização e outras atividades humanas, como a caça ilegal.
Além disso, as mudanças climáticas são outro fator que podem afetar os habitats dos cervos e sua disponibilidade de alimento dos cervos.