Entretenimento

Axel Foley: Eddie Murphy volta a papel icônico depois de 30 anos


Por Flipar
reprodução/netflix

A saga de comédia e ação estreou nos cinemas há 40 anos, em 1984, e contou com duas sequências diretas, lançadas em 1987 e 1994.

reprodução

'Por 10 a 15 anos, tudo era GC (gerado por computador), grandes efeitos visuais e super-heróis e pessoas salvando o dia usando capas e ternos justos', disse o ator em uma entrevista, ao falar sobre os lançamentos dos últimos anos nos cinemas.

reprodução

'Antigamente, as coisas eram orientadas pelos personagens e pela história, e isso sempre funcionará', continuou.

reprodução

Na trama do quarto filme, o detetive se vê novamente envolvido nos ambientes de Beverly Hills para investigar a morte prematura de um conhecido de longa data.

divulgação/netflix

Segundo o Murphy, Foley não é um super-herói: 'Ele é todo homem, todo cara que não segue as regras. Ele é o tipo de cara com quem você quer tomar uma cerveja.'

divulgação/netflix

O novo filme promete buscar o espírito da ação dos anteriores, se utilizando de muitos efeitos práticos, sem depender totalmente do digital.

reprodução/netflix

'O que foi mais difícil foi todo o aspecto físico. Estou com 60 anos agora e fiz o primeiro (aos) 21 anos, então você pode imaginar as diferenças', relatou Murphy.

reprodução

Além do astro principal, o elenco ainda contará com as presenças de Judge Reinhold e John Ashton, reprisando os papéis anteriores, além de Kevin Bacon e Joseph Gordon-Levitt.

divulgação/netflix

Em entrevista, Murphy revelou que apesar de terem havido várias tentativas de reviver a franquia, nenhuma tinha o 'gancho emocional' da história entre Foley e sua filha, que agora está adulta.

reprodução/netflix

'O filme é realmente sobre um pai que se reconcilia com sua filha. Quando acrescentamos isso ao filme, tudo se encaixou. Essa é a cola que mantém o filme inteiro unido', pontuou.

reprodução

Edward Regan Murphy, mais conhecido como Eddie Murphy, nasceu em 3 de abril de 1961 no Brooklyn, Nova York.

flickr David Shankbone

Sua jornada para o estrelato teve início aos 19 anos, logo após se graduar no ensino médio, quando se juntou ao elenco do programa de televisão 'Saturday Night Live'.

reprodução

Personagens memoráveis como Gumby, Mr. Robinson e Stevie Wonder, aliados à sua energia contagiante e humor ácido, rapidamente conquistaram o público.

reprodução

O sucesso o impulsionou para o mundo do stand-up. Seus shows solo lotavam casas de espetáculos e rendiam especiais de TV aclamados pela crítica.

wikimedia commons Ellen Jaskol

A estreia de Murphy no cinema veio em 1982, com a comédia policial '48 Horas', ao lado de Nick Nolte. Ali, ele já arrebatou o público com sua atuação como Reggie Hammond, um presidiário irreverente.

divulgação/paramount pictures

A partir de então, uma série de sucessos de bilheteria consolidou sua posição como um dos astros mais populares de Hollywood.

Divulgação

Ao longo dos anos 80 e 90, Eddie Murphy colecionou personagens icônicos que marcaram gerações. Além de 'Um Tira da Pesada', Murphy estrelou 'O Rapto do Menino Dourado' (1986) e 'Um Príncipe em Nova York' (1988), dois sucessos instantâneos.

reprodução

Entre suas grandes marcas registradas, Eddie Murphy ficou conhecido por interpretar mais de um personagem em seus filmes. Em 'Professor Aloprado' (1996), ele vive não só um nem dois, mas sete personagens!

montagem / reprodução / wikimedia commons

Outros filmes marcantes na carreira de Eddie Murphy são: 'Um Vampiro no Brooklyn' (1995), 'Até Que a Fuga os Separe' (1999), 'A Creche do Papai' (2003), 'Mansão Mal-Assombrada' (2003) e 'Norbit' (2007).

divulgação/Columbia Pictures

Além dos filmes em live-action, Murphy também ficou famoso por dublar personagens importantes de animações, como o Mushu em 'Mulan' (1998) e o Burro na franquia 'Shrek'.

cinepipocacult.com.br Instagram @eddie_murphy_official1

Eddie Murphy também já estrelou alguns filme aclamados pela crítica, como 'Dreamgirls: Em Busca de Um Sonho' (2006), pelo qual foi indicado ao Oscar como Melhor Ator Coadjuvante e o mais recente, 'Meu Nome é Dolemite' (2019), que conta a história de Rudy Ray Moore, uma lenda da comédia e do rap.

divulgação/netflix

Atualmente com 63 anos, Eddie Murphy continua em atividade, com projetos em andamento e uma carreira de mais de quatro décadas. Em 2021, ele protagonizou a sequência de 'Um Príncipe em Nova York', 33 anos depois do primeiro filme.

divulgação/amazon studios

Em 2023, atuou em dois filmes: a comédia romântica da Netflix 'Certas Pessoas' e 'A Batalha de Natal', do Prime Video.

Divulgação/netflix

Na vida pessoal, Eddie Murphy é pai de 10 filhos e já foi casado com quatro mulheres diferentes, além de ter tido outros relacionamentos breves.

reprodução/instagram

Veja Mais