A arraia engravidou mesmo sem que haja machos da espécie no tanque em que é mantida.
O caso aconteceu no Aquarium and Shark Lab, em Hendersonville, no estado da Carolina da Norte.
A arraia da espécie Urobatis halleri está há oito anos em um tanque compartilhado apenas com tubarões.
Os funcionários da instituição ficaram intrigados ao perceber que a arraia de cerca de 12 anos aparentava inchaço.
A diretora executiva do Aquarium and Shark Lab, Brenda Ramer, declarou à Associated Press que em um primeiro momento a equipe achou que a causa fosse uma superalimentação do animal.
Em suas redes sociais, a direção do local compartilhou imagens do ultrassom da gravidez “solo” da arraia.
Batizada de Charlotte, a arraia de cor parda está grávida de quatro filhotes e os funcionários especializados dizem não saber precisar quando eles irão nascer.
'Não podemos encontrar nenhum precedente ou dados que deem um período de tempo específico de gestação. Charlotte não mostra comportamentos incomuns ou mudanças nos padrões alimentares. Paciência é o jogo agora', destacou o aquário em suas redes sociais.
Especialistas em arraias descartaram que Charlotte tenha acasalado com um dos pequenos tubarões com os quais divide o tanque de 8.300 litros.
O caso de Charlotte é fruto de partenogênese, um fenômeno raro em que espécies se reproduzem sem fecundação.
À Folha de S.Paulo, a bióloga Patrícia Charvet, da Universidade Federal do Ceará, afirmou que a partenogênese pode acontecer tanto em tubarões como eM arraias que vivem em cativeiro.
Habitantes de mares e rios, as arraias são considerados animais mansos, porém é preciso ter cuidado pois podem atacar humanos como mecanismo de defesa.
Em 2006, o apresentador australiano de TV Steve Erwin perdeu a vida ao ser atingido pelo ferrão de uma arraia.
Conhecido como Caçador de Crocodilos, Erwin se tornou famoso participando de filmagens em que se aproximava de animais perigosos.
Em 4 de setembro de 2006, o apresentador decidiu gravar uma cena nadando ao lado de uma arraia confiando que ela fugiria - comportamento padrão da espécie.
No entanto, a resposta da arraia ao se sentir ameaçada foi aplicar um letal golpe de ferrão no explorador.
Steve Erwin, que tinha apenas 44 anos, morreu ao ter o coração atingido pelo ferrão da arraia.
De acordo com especialistas, a ferroada de uma arraia costuma ser bastante dolorosa, mas casos fatais envolvendo humanos são raros. Eles acontecem em geral quando um órgão vital é atingido ou a vítima apresenta muita sensibilidade ao veneno expelido.
Arraias são peixes cartilaginosos comuns na costa brasileira, assim como em parte dos rios que cortam o território nacional.