Segundo informou a produção da peça, o ator de 85 está se recuperando. Segundo a BBC, ele precisou ser levado imediatamente ao hospital.
Segundo o veículo britânico, o incidente ocorreu enquanto McKellen atuava em uma cena de luta, quando perdeu o equilíbrio e caiu do palco.
Na hora o ator teria gritado de dor e pedido ajuda, sendo prontamente atendido por um funcionário. No hospital, foi constatado que não houve ferimentos graves.
Em um comunicado, os produtores de 'Player Kings' (uma versão atualizada de 'Henrique IV', de Shakespeare) agradeceram ao público pelas mensagens de apoio.
“Após um exame, a brilhante equipe do Serviço Nacional de Saúde nos garantiu que ele terá uma recuperação rápida e completa e que Ian está de bom humor”, diz um trecho da nota.
Uma nova apresentação que aconteceria nesta terça (18/06) foi cancelada em função do processo de recuperação do ator.
Sir Ian Murray McKellen nasceu em 25 de maio de 1939 em Burnley, Lancashire. Sua carreira notável se estende por mais de seis décadas.
Reconhecido como um ícone cultural britânico, McKellen se destaca por suas atuações memoráveis ??tanto nos palcos quanto nas telas.
Formado em Literatura Inglesa pela Universidade de Cambridge, McKellen iniciou sua carreira nos palcos em meados da década de 1960, ganhando reconhecimento por suas performances em produções de Shakespeare.
McKellen se tornou um mestre do teatro clássico, tendo interpretado diversos papéis de Shakespeare, incluindo Hamlet, Macbeth, Ricardo III e Coriolano.
Seu talento no teatro foi amplamente aclamado, levando-o a receber diversos prêmios, incluindo um Tony Award por sua atuação em 'Amadeus' na Broadway.
Embora tenha começado a atuar na TV na década de 1960, foi no cinema que McKellen alcançou fama mundial por vários papéis icônicos.
No início dos anos 2000, ele interpretou o mago Gandalf na trilogia 'O Senhor dos Anéis', dirigida por Peter Jackson. Ele também emprestou sua voz para diversos jogos da franquia.
Ele ainda voltou a reprisar o papel na trilogia 'O Hobbit', em 2012, 2013 e 2014.
Outro dos personagens mais conhecidos da carreira de McKellen foi o vilão Magneto, da franquia 'X-Men'.
Esses papéis não apenas lhe trouxeram fama mundial, mas também demonstraram sua habilidade em interpretar personagens carismáticos, tanto heróis quanto vilões.
Além de seus papéis mais conhecidos, McKellen também trabalhou em diversos outros filmes marcantes, 'como Richard III' (1995), 'Deuses e Monstros' (1998), 'O Código Da Vinci' (2006) e 'A Bela e a Fera' (2017).
Em 2015, o ator interpretou um dos personagens mais icônicos da literatura inglesa em 'Sr. Sherlock Holmes'.
Em 2019, McKellen contracenou ao lado de outra grande atriz inglesa, Helen Mirren, no filme de mistério 'A Grande Mentira'.
McKellen foi indicado ao Oscar em duas oportunidades, por 'O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel' (2001), na categoria de Melhor Ator Coadjuvante, e 'Deuses e Monstros' (1998), como Melhor Ator.
Em 1991, McKellen foi nomeado Cavaleiro (KBE) por serviços ao teatro no Reino Unido. Em 2008, a Rainha Elizabeth II o nomeou Companheiro de Honra (CH) por seus serviços ao drama e à igualdade.
O ator também é co-fundador da Stonewall UK, uma organização que luta pelos direitos LGBTQIA+. Ele se declarou gay em 1988 e desde então fala abertamente sobre o assunto.
Em um pesquisa publicada pelo jornal The Independent, ele chegou a ser eleito 'o homossexual mais influente do Reino Unido'. Ele foi casado duas vezes: com Brian Taylor (1964–1972) e Sean Mathias (1978–1988).