O fogo “eterno” surgiu no início dos anos 60, quando o município vivia uma pujança econômica resultante da exploração de carvão mineral.
Em 1962, a fim de combater o mau cheiro que emanava de um depósito de lixo e gerava reclamações da população local, a prefeitura de Centralia decidiu atear fogo no local.
A proximidade de uma comemoração tradicional local fez os gestores municipais apressarem a medida.
De acordo com o site “Aventuras na História”, bombeiros se mobilizaram para apagar as chamas após elas já terem incinerado boa parte do lixo.
O problema é que o fogo se espalhou rapidamente por uma rede de túneis no subsolo da cidade sem que, em um primeiro momento, autoridades e moradores percebessem.
O aterro sanitário estava situado em uma mina abandonada. Como os túneis não foram isolados da forma correta, o fogo se espalhou rapidamente pela presença de gases altamente inflamáveis.
Dias depois, os sinais de que o fogo havia se alastrado gravemente começaram a aparecer.
As chamas provocaram rachaduras no solo e tornaram o tempo seco, com a presença de nuvens tóxicas de fumaça.
Quando os bombeiros, enfim, detectaram os túneis, o fogo já havia tomado conta de mais de 15 quilômetros e nada poderia ser feito para detê-lo.
Nos túneis subterrâneos ocorria queima de carvão que resultava em vapores de monóxido de carbono.
Centralia, no condado de Columbia, foi se tornando inabitável com o passar dos anos devido ao estrago generalizado que as chamas foram provocando.
Partes do solo cederam, uma avenida desabou e centenas de construções precisaram ser demolidas.
A população de Centralia foi incentivada a deixar a cidade com destino a outras localidades do país.
O governo indenizou os moradores pelos danos materiais e prejuízos à saúde provocados pelo incêndio extensivo. Alguns não resistiram às consequências da inalação de gases tóxicos por longo tempo e morreram.
No início dos anos 90, a cidade da Pensilvânia contava com apenas sete moradores.
Por decisão governamental, esses “resistentes” foram proibidos de vender ou passar seus imóveis a terceiros.
As projeções indicam que o fogo em Centralia ainda pode seguir ativo por mais 250 anos.
A história da inóspita Centralia inspirou o filme “Terror em Silent Hill” (2006), conforme já revelou o roteirista Roger Avary.
O longa, protagonizado pela atriz Radha Mitchell, fala de uma misteriosa cidade abandonada após incêndio que teve como foco uma mina de carvão.