Galeria Terra

Ativistas vandalizam retrato oficial do Rei Charles


Por Flipar
Reprodução/Twitter/Animal Rising

O grupo quer que a Monarquia deixe de apoiar a Real Sociedade para Proteção dos Animais. (RSPCA). Charles é patrono da instituição que, segundo os ativistas, está acobertando atos de crueldade contra animais em 45 fazendas sob investigação.

Divulgaçõa

O primeiro retrato oficial do rei Charles III foi apresentado no dia 14 de maio pelo Palácio de Buckingham e causou polêmica, dividindo opiniões.

Divulgação Royal Pool

Com 2,5 X 2,5 metros, a obra do artista plástico Jonathan Yeo tem pinceladas vermelhas abundantes, que muitos consideram sinistras.

Divulgação/ Palácio de Buckingham

Atual Rei do Reino Unido e dos Reinos das Comunidades das Nações, Charles III tem 75 anos completados em 14 de novembro de 2023.

Reprodução TV

O FLIPAR mostra momentos marcantes e curiosos da vida do monarca. Confira!

Reprodução / Instagram

Charles Philip Arthur George nasceu em 14 de novembro de 1948, no Palácio de Buckingham, em Londres, Inglaterra.

Ichigo121212 por Pixabay

Charles é o primeiro neto do rei George VI (foto) e da rainha Elizabeth Bowes-Lyon.

Domínio Público

Ele foi a pessoa que ficou mais tempo em primeiro lugar na linha de sucessão do trono britânico na história, de 1952 até 2022. Também foi o Príncipe de Gales mais antigo, tendo sido nomeado em 1958.

Wikimedia Commons Allan warren

Charles foi educado nas mesmas escolas que o pai, Philip, frequentou quando criança: Cheam Preparatory School e Gordonstoun College.

Reprodução / Instagram

Ele também passou um ano em uma escola da Austrália e, antes de se formar em Artes, serviu na Força Aérea Real e na Marinha Real de 1971 a 1976.

Reprodução / Instagram

Charles foi o primeiro herdeiro britânico a ser educado em uma escola e não por um tutor particular, como era de costume na família.

Reprodução / Instagram

Charles também foi o primeiro herdeiro ao trono a conquistar um diploma de bacharel, em junho de 1970.

Reprodução / Instagram

Em 2008, o jornal britânico The Daily Telegraph classificou Charles como o “membro mais trabalhador da Família Real”. Ele realizou cerca de 560 compromissos oficiais naquele ano, 499 em 2010 e mais de 600 em 2011!

Reprodução / Instagram

Os relacionamentos amorosos de Charles dão um capítulo à parte. Durante a juventude, o agora rei teve diversas namoradas, entre elas Camilla Shand, que mais tarde se tornaria sua segunda esposa e duquesa de Cornualha.

Reprodução / Instagram

Em 1977 Charles conheceu Lady Diana Spencer, com quem foi casado por 15 anos (de 1981 a 1996). Na época, ele se relacionava com a irmã mais velha de Diana, a Lady Sarah.

Reprodução / Instagram

Mesmo durante o matrimônio com Diana, Charles mantinha uma relação extraconjugal com Camila Parker Bowles. Os dois se casaram em um casamento civil, em 2005, na Inglaterra.

Reprodução / Instagram

O evento foi considerado o primeiro casamento não-religioso por um membro da Família Real na história!

Reprodução / Instagram

Além de trabalhar e namorar muito, o rei Charles III também sempre se dedicou a várias atividades sociais. Uma delas é sua preocupação em projetos de renovação e planejamento urbano das cidades.

Reprodução / Instagram

Charles já escreveu livro, produziu documentário e possui duas organizações voltadas para o assunto. Uma delas, a Prince's Foundation for the Built Environment, ajudou a reconstruir e redesenhar os prédios destruídos pelo terremoto no Haiti, em 2010 (foto).

Reprodução / TV Brasil

Charles III também possui projetos no ramo da medicina alternativa. Em 2006, ele causou polêmica ao discursar na Assembleia Mundial da Saúde, dizendo ser urgente a integração entre a medicina convencional e as alternativas.

Reprodução / Instagram

Em 2008, o jornal britânico The Times publicou uma carta de um professor de Medicina, pedindo que o príncipe retirasse parte da declaração porque, segundo ele, “a maioria das terapias alternativas não tem efeito clínico e algumas são prejudiciais”.

Michal Jarmoluk por Pixabay

Outro assunto que interessa ao rei Charles III é o meio ambiente. Desde os anos 80 o monarca participa de projetos de sustentabilidade. Em 2021, ele lançou a “Earth Charter”, carta que pede investimento em projetos de preservação.

Reprodução / Instagram

Charles, inclusive, esteve no Brasil em 1991, quando visitou o Espírito Santo. Na ocasião, o monarca veio visitar uma fábrica de celulose e chegou a plantar uma árvore no estado.

Reprodução / TV Gazeta

Charles ainda esteve no Brasil em outras três oportunidades, sendo a última em 2009, quando esteve aqui na companhia da esposa Camilla. Na época, ele fez uma palestra sobre os efeitos das mudanças climáticas.

Reprodução / TV Globo

No entanto, sua passagem mais famosa pelo Brasil foi em 1978, quando protagonizou uma cena hilária tentando sambar no carnaval do Rio.

Reprodução / Instagram

Charles também é patrono de mais de 350 instituições de caridade. Durante o auge da pandemia de COVID-19, em 2021, Charles apoiou um projeto de compra de respiradores para a Índia, chamado “Oxygen for India”.

Reprodução / Instagram

Charles foi praticante de polo até meados de 1992. Por conta do esporte, ele chegou a quebrar o braço em 1990 e a ficar inconsciente depois de cair do seu cavalo em 2001!

Reprodução / Instagram

O rei também é patrono ou presidente de mais de 20 organizações artísticas, incluindo o Royal College of Music, a Royal Opera House (foto) e a Philharmonia Orchestra and Chorus.

Reprodução / Instagram

Além disso, Charles criou a “Fundação Príncipe para Crianças e As Artes”, em 2002, para ajudar as crianças a entrarem no mundo da música.

Reprodução / Instagram

Uma pesquisa de opinião realizada em 2021, no Reino Unido, informou que 60% da população tinham uma opinião favorável ao príncipe.

Sargento Chris Morgan (1WG)/defenceimagery/Ministry of Defense

Charles ascendeu ao trono em 8 de setembro de 2022, tendo se tornado a pessoa mais velha a subir ao posto, aos 73 anos de idade.

Annabel Moeller wikimedia commons

A cerimônia de sua coroação foi no dia 6 de maio de 2023.

Reprodução de TV

Veja Mais