O documento, chamado de 'Global Cities Index 2024', analisou mil cidades de 163 países usando 27 indicadores, entre os quais economia, capital humano, qualidade de vida, meio ambiente e governança.
A novidade deste ano é a análise detalhada dos pontos fortes e fracos de cada cidade, o que ajuda a entender melhor as capacidades e desafios das principais cidades do mundo.
Nova York está no topo da lista das melhores cidades do mundo, seguida por Londres e San Jose, na Califórnia.
Tóquio e Paris também ficaram entre as cinco melhores. Além disso, outras cidades dos EUA como Seattle, Los Angeles e São Francisco aparecem entre as 10 melhores colocadas.
No contexto da América Latina, Santiago é a melhor cidade, ocupando a 119ª posição no ranking.
Em seguida, aparecem Cidade do México, Buenos Aires e Lima, no Peru. Apesar de estarem longe das líderes globais, essas cidades mostraram progresso em várias áreas.
O estudo aponta que, antes de escolher uma cidade para morar, é importante considerar vários fatores. Qualidade de vida envolve saúde, educação, segurança e lazer, entre outros pontos.
Oportunidades de emprego, infraestrutura urbana, qualidade do transporte público e mobilidade urbana também devem ser considerados. Confira as 10 cidades brasileiras mais bem colocadas no ranking!
Joinville (515º lugar): Também conhecida como 'Cidade das Flores', Joinville fica na região norte do estado de Santa Catarina. A cidade foi fundada em 1851 por colonos alemães, o que se reflete na sua cultura, arquitetura, gastronomia e tradições.
Fortaleza: (496º lugar): A capital do Ceará é a quinta cidade mais populosa do Brasil, com mais de 2,6 milhões de habitantes, e também um dos principais destinos turísticos do Nordeste graças às suas belas praias e clima tropical.
Belo Horizonte (460º lugar): A sexta cidade mais populosa do Brasil, com cerca de 2,5 milhões de habitantes, BH foi fundada em 1897 e idealizada para ser uma capital moderna e eficiente.
Curitiba (458º lugar): A capital do estado do Paraná é conhecida como a 'Cidade Verde' graças a um planejamento urbano sustentável inovador. Com mais de 1,9 milhão de habitantes, Curitiba se destaca pelo seu clima agradável um sistema de transporte público eficiente.
Porto Alegre (418º lugar): Fundada em 1772 por imigrantes açorianos, Porto Alegre tem uma herança cultural marcada pela influência portuguesa, italiana, alemã e indígena. A cidade é muito conhecida pelo churrasco, o chimarrão e a música tradicional.
Infelizmente, por conta das enchentes recentes, Porto Alegre acabou sendo uma das cidades mais afetadas do RS, o que exigirá um longo processo de recuperação. O relatório foi feito antes da tragédia que devastou a região.
Florianópolis (395º lugar): 'Floripa' é a capital do estado de Santa Catarina e um dos destinos turísticos mais populares do Brasil. A cidade se destaca por suas belas praias, lagoas, dunas, Mata Atlântica preservada, arquitetura colonial, além de boates badaladas e restaurantes requintados.
Campinas (385º lugar): Fundada em 1740 por bandeirantes paulistas, Campinas é a segunda maior cidade do estado de São Paulo e a 11ª maior do Brasil. O município oferece uma variedade de pontos turísticos para todos os gostos, desde museus e teatros até parques e áreas verdes.
Rio de Janeiro (356º lugar): Embora sofra com a violência urbana, o Rio de Janeiro ainda reserva muitas qualidades. Fundada em 1565 pelos portugueses, a cidade tem uma mistura cultural que se reflete na música, na culinária e no seu povo alegre e hospitaleiro.
O Rio ainda se destaca por suas belezas naturais exuberantes, clima ensolarado na maior parte do ano e diversas opções de lazer tanto de dia quanto à noite.
Brasília (309º lugar): Localizada no Planalto Central do país, Brasília foi construída em apenas 41 meses entre 1956 e 1960, a mando do presidente Juscelino Kubitschek, com o objetivo de criar uma nova capital que representasse o progresso e a modernidade do Brasil.
O resultado é uma cidade que se destaca por sua arquitetura moderna, planejamento urbano impecável e rica história.
O Plano Piloto, como é conhecido, divide a cidade em três eixos principais: o Eixo Monumental, que abriga os principais edifícios governamentais e monumentos, o Eixo Rodoviário, que liga o norte e o sul da cidade, e o Eixo Sul, que concentra áreas residenciais e comerciais.
São Paulo (294º lugar): A única cidade brasileira a figurar entre as 300 melhores do mundo para se viver. A maior do Brasil e a terceira maior metrópole do mundo em população, São Paulo se destaca por sua pujante economia, cultura vibrante, diversidade étnica e culinária diversificada.
São Paulo é um centro financeiro, comercial e cultural de importância global. A cidade abriga grandes empresas nacionais e internacionais, bancos, instituições de ensino renomadas e diversos eventos culturais para todos os gostos.
Além disso, São Paulo é uma cidade cosmopolita que recebeu imigrantes de diversas partes do mundo ao longo de sua história. Essa miscigenação cultural se reflete na culinária, na música, na arte e na arquitetura da cidade.
São Paulo tem vários lugares que atraem curiosos do mundo todo, como a Avenida Paulista, o Museu de Arte de São Paulo (MASP), o Parque Ibirapuera, Mercado Municipal de São Paulo e o Bairro Liberdade, só para citar alguns.