Galeria Terra

Relatório aponta as melhores cidades do Brasil para se viver


Por Flipar
Foster + Partners Divulgação

O documento, chamado de 'Global Cities Index 2024', analisou mil cidades de 163 países usando 27 indicadores, entre os quais economia, capital humano, qualidade de vida, meio ambiente e governança.

Adam Derewecki por Pixabay

A novidade deste ano é a análise detalhada dos pontos fortes e fracos de cada cidade, o que ajuda a entender melhor as capacidades e desafios das principais cidades do mundo.

Kai Pilger por Pixabay

Nova York está no topo da lista das melhores cidades do mundo, seguida por Londres e San Jose, na Califórnia.

Elizabeth Iris pexels

Tóquio e Paris também ficaram entre as cinco melhores. Além disso, outras cidades dos EUA como Seattle, Los Angeles e São Francisco aparecem entre as 10 melhores colocadas.

Ichtrinken wikimedia commons

No contexto da América Latina, Santiago é a melhor cidade, ocupando a 119ª posição no ranking.

Flickr/Gregory L Johnson

Em seguida, aparecem Cidade do México, Buenos Aires e Lima, no Peru. Apesar de estarem longe das líderes globais, essas cidades mostraram progresso em várias áreas.

Omar Medina por Pixabay

O estudo aponta que, antes de escolher uma cidade para morar, é importante considerar vários fatores. Qualidade de vida envolve saúde, educação, segurança e lazer, entre outros pontos.

Gaertringen por Pixabay

Oportunidades de emprego, infraestrutura urbana, qualidade do transporte público e mobilidade urbana também devem ser considerados. Confira as 10 cidades brasileiras mais bem colocadas no ranking!

Lukas Kloeppel pexels

Joinville (515º lugar): Também conhecida como 'Cidade das Flores', Joinville fica na região norte do estado de Santa Catarina. A cidade foi fundada em 1851 por colonos alemães, o que se reflete na sua cultura, arquitetura, gastronomia e tradições.

wikimedia commons Unmoralisch

Fortaleza: (496º lugar): A capital do Ceará é a quinta cidade mais populosa do Brasil, com mais de 2,6 milhões de habitantes, e também um dos principais destinos turísticos do Nordeste graças às suas belas praias e clima tropical.

Divulgação Prefeitura de Fortaleza

Belo Horizonte (460º lugar): A sexta cidade mais populosa do Brasil, com cerca de 2,5 milhões de habitantes, BH foi fundada em 1897 e idealizada para ser uma capital moderna e eficiente.

Divulgação PBH

Curitiba (458º lugar): A capital do estado do Paraná é conhecida como a 'Cidade Verde' graças a um planejamento urbano sustentável inovador. Com mais de 1,9 milhão de habitantes, Curitiba se destaca pelo seu clima agradável um sistema de transporte público eficiente.

Flickr Ana Feliciano

Porto Alegre (418º lugar): Fundada em 1772 por imigrantes açorianos, Porto Alegre tem uma herança cultural marcada pela influência portuguesa, italiana, alemã e indígena. A cidade é muito conhecida pelo churrasco, o chimarrão e a música tradicional.

Fly tri wikimedia commons

Infelizmente, por conta das enchentes recentes, Porto Alegre acabou sendo uma das cidades mais afetadas do RS, o que exigirá um longo processo de recuperação. O relatório foi feito antes da tragédia que devastou a região.

Gilvan Rocha / Agência Brasil

Florianópolis (395º lugar): 'Floripa' é a capital do estado de Santa Catarina e um dos destinos turísticos mais populares do Brasil. A cidade se destaca por suas belas praias, lagoas, dunas, Mata Atlântica preservada, arquitetura colonial, além de boates badaladas e restaurantes requintados.

Flickr/ Rodrigo Soldon

Campinas (385º lugar): Fundada em 1740 por bandeirantes paulistas, Campinas é a segunda maior cidade do estado de São Paulo e a 11ª maior do Brasil. O município oferece uma variedade de pontos turísticos para todos os gostos, desde museus e teatros até parques e áreas verdes.

wikimedia commons Fasouzafreitas

Rio de Janeiro (356º lugar): Embora sofra com a violência urbana, o Rio de Janeiro ainda reserva muitas qualidades. Fundada em 1565 pelos portugueses, a cidade tem uma mistura cultural que se reflete na música, na culinária e no seu povo alegre e hospitaleiro.

Imagem de Jose Antonio Núñez / Pixabay

O Rio ainda se destaca por suas belezas naturais exuberantes, clima ensolarado na maior parte do ano e diversas opções de lazer tanto de dia quanto à noite.

Claudio Gonçalves - commons wikimedia

Brasília (309º lugar): Localizada no Planalto Central do país, Brasília foi construída em apenas 41 meses entre 1956 e 1960, a mando do presidente Juscelino Kubitschek, com o objetivo de criar uma nova capital que representasse o progresso e a modernidade do Brasil.

Agência Brasil

O resultado é uma cidade que se destaca por sua arquitetura moderna, planejamento urbano impecável e rica história.

Arturdiasr wikimedia commons

O Plano Piloto, como é conhecido, divide a cidade em três eixos principais: o Eixo Monumental, que abriga os principais edifícios governamentais e monumentos, o Eixo Rodoviário, que liga o norte e o sul da cidade, e o Eixo Sul, que concentra áreas residenciais e comerciais.

Fabio Rodrigues Pozzebom / Agencia Brasil

São Paulo (294º lugar): A única cidade brasileira a figurar entre as 300 melhores do mundo para se viver. A maior do Brasil e a terceira maior metrópole do mundo em população, São Paulo se destaca por sua pujante economia, cultura vibrante, diversidade étnica e culinária diversificada.

Divulgação

São Paulo é um centro financeiro, comercial e cultural de importância global. A cidade abriga grandes empresas nacionais e internacionais, bancos, instituições de ensino renomadas e diversos eventos culturais para todos os gostos.

flickr Thomas Hobbs

Além disso, São Paulo é uma cidade cosmopolita que recebeu imigrantes de diversas partes do mundo ao longo de sua história. Essa miscigenação cultural se reflete na culinária, na música, na arte e na arquitetura da cidade.

Octávio Frias de Oliveira wikimedia commons

São Paulo tem vários lugares que atraem curiosos do mundo todo, como a Avenida Paulista, o Museu de Arte de São Paulo (MASP), o Parque Ibirapuera, Mercado Municipal de São Paulo e o Bairro Liberdade, só para citar alguns.

Wilfredor - Wikimédia Commons

Veja Mais