Galeria Terra

Atração do Rock in Rio 2024, Cyndi Lauper anuncia aposentadoria


Por Flipar
divulgação

A artista de 70 anos comunicou que a turnê 'Girls Just Wanna Have Fun' será a última de sua carreira.

divulgação

A cantora vai passar por 23 cidades da América do Norte a partir de 18 outubro.

divulgação

A primeira cidade que receberá a turnê de despedida da cantora será Montreal, no Canadá, e a última será Chicago (foto), nos Estados Unidos.

Pedro Lastra Unsplash

Segundo a imprensa internacional, o motivo da aposentadoria deve ser abordado no documentário 'Deixe o Canário Cantar', que será lançado pela Paramount+ nesta terça-feira (04/06).

divulgação/paramount+

No dia 20 de setembro, no Rock in Rio, também se apresentam outras artistas mulheres como Katy Perry, Ivete Sangalo, Angelique Kidjo, Gloria Gaynor e Iza. Relembre a trajetória de Cyndi Lauper!

reprodução

Cynthia Ann Stephanie Lauper Thornton, mais conhecida como Cyndi Lauper, nasceu em 22 de junho de 1953 no Brooklyn, Nova York.

flickr Eva Rinaldi

Lauper se tornou uma das figuras mais influentes da música pop dos anos 80, conhecida por sua voz icônica, estilo extravagante e músicas que se tornaram hinos atemporais.

reprodução

Nos anos 1970, Lauper começou a se apresentar como vocalista cover de várias bandas conhecidas da época, como Led Zeppelin e Bad Company.

wikimedia commons Toglenn

Após sofrer um dano nas cordas vocais, ela chegou a ficar um ano sem cantar.

flickr Eva Rinaldi

Em 1983, Lauper lançou seu álbum de estreia solo, 'She's So Unusual', que se tornou um enorme sucesso comercial.

divulgação

O álbum gerou quatro singles que chegaram ao ranking da Billboard Hot 100: 'Girls Just Want to Have Fun', 'Time After Time', 'True Colors' e 'She Bop'.

reprodução

'Girls Just Want to Have Fun' se tornou uma das músicas mais icônicas dos anos 1980 e até hoje é tocada em festas do mundo todo.

reprodução

O sucesso de Cyndi Lauper não se limitava apenas aos números. Sua música era inovadora, misturando elementos do pop, rock, new wave e até mesmo do reggae.

reprodução instagram

Ao todo, Lauper lançou 12 álbuns de estúdio, sendo o último em 2016, intitulado 'Detour'.

reprodução redes sociais

Sua voz expressiva, aliada a letras que abordavam temas como individualidade, empoderamento feminino e aceitação LGBTQ+, conquistaram o público e a crítica especializada.

wikimedia commons Bastique

Com seu estilo único e chamativo, que combinava cores vibrantes, roupas excêntricas e penteados ousados, Cyndi Lauper se tornou um ícone cultural dos anos 80.

reprodução instagram @CyndiLauper

Ela desafiou as normas da época, inspirando jovens a se expressarem livremente e serem autênticos.

reprodução instagram @CyndiLauper

Mais do que uma estrela pop, Cyndi Lauper se tornou também uma voz importante na luta pelos direitos das mulheres e das causas LGBTQ+.

reprodução instagram @CyndiLauper

A música 'True Colors', em parceria com Billy Joel, se tornou um hino para a comunidade, e Lauper fundou a True Colors Foundation em 1987 para apoiar projetos que beneficiam a comunidade LGBTQ+.

reprodução instagram @CyndiLauper

Com mais de 50 milhões de discos vendidos em todo o mundo, Cyndi Lauper continua sendo uma das artistas mais influentes da música pop.

flickr Library of Congress Life

Ao longo da carreira, ela ganhou alguns prêmios importantes, entre eles dois Grammys Awards e um Tony Awards de Melhor Trilha Sonora Original peça Kinky Boots.

wikimedia commons Greg Hernandez

Cyndi Lauper também se aventurou na no cinema e na TV. Em 1988, ela estrelou o filme 'Vibes: Boas Vibrações'.

reprodução

Nos anos 1990, ela participou da série 'Mad About You' (1993-1999), que lhe rendeu um prêmio Emmy de Melhor Atriz Convidada em Série de Comédia.

reprodução

Nos anos 2000, Lauper participou de várias outras séries de TV, sendo 'Bones' (2005–2017) e '30 Rock' (2006-2013) as mais conhecidas.

reprodução

Veja Mais