Jordan Marotta se tornou a pessoa mais nova a receber uma prótese biônica avançada criada pela empresa Open Bionics.
Segundo a imprensa local, foi pedido do próprio menino receber o equipamento nos moldes do super-herói da Marvel.
Normalmente, esses braços biônicos são destinados a crianças mais velhas, mas Jordan se mostrou um candidato perfeito graças ao seu bom condicionamento físico e à sua maturidade emocional, segundo declarou a própria Open Bionics.
A prótese foi feita sob medida para se encaixar e ser removida facilmente do braço esquerdo do menino.
Sensores e eletrodos na prótese detectam os movimentos dos músculos e fazem os dedos e a mão se moverem de acordo.
Ainda segundo a fabricante, a prótese funciona com uma bateria recarregável que dura cerca de 14 horas.
O personagem Homem de Ferro, alter ego bilionário Tony Stark, teve sua primeira aparição nas histórias em quadrinhos da Marvel Tales of Suspense #39, publicadas em março de 1963.
O herói foi criado por Stan Lee (foto), Larry Lieber, Jack Kirby e Don Heck.
A história, que se passa durante a Guerra Fria, apresenta Tony Stark como um bilionário playboy e inventor, dono das 'Stark Industries', uma empresa fabricante de armas.
Em uma viagem de negócios para o Vietnã, Stark é sequestrado por guerrilheiros do Vietnã do Norte que o pressionam a construir armas para eles.
Ferido por um estilhaço de granada que se aloja perto de seu coração, Stark constrói uma armadura blindada movida a reator para escapar e salvar sua vida.
A armadura se torna a base para sua identidade como o super-herói Homem de Ferro.
Uma das principais sagas do herói nas HQ's é 'Demônio na Garrafa', publicada originalmente em 1979. A trama, escrita por David Michelinie e Bob Layton, aborda os problemas de alcoolismo enfrentados pelo personagem.
Embora as histórias do Homem de Ferro nunca tenham sido dos títulos mais vendidos da Marvel nos quadrinhos, a popularidade do herói explodiu após o lançamento do filme de 2008.
Interpretado por Robert Downey Jr., o filme foi um enorme sucesso, tendo arrecadado mais de US$ 585 milhões em todo o mundo e recebendo aclamação da crítica e do público.
A interpretação carismática e bem-humorada do ator é vista como o grande trunfo por trás do ressurgimento do personagem.
O sucesso do primeiro filme levou a duas sequências diretas: 'Homem de Ferro 2', lançado em 2010, e 'Homem de Ferro 3', lançado em 2013.
O personagem também se tornou figura central do Universo Cinematográfico da Marvel (MCU), aparecendo em vários outros filmes da franquia.
Algumas das participações mais marcantes foram nos quatro filmes dos Vingadores. Em 2012, uma das aparições mais emblemáticas marcou a primeira reunião dos heróis nos cinemas.
Tony Stark e o Homem de Ferro também tiveram papel importante nos novos filmes do Homem-Aranha, estrelados por Tom Holland. O bilionário atua como uma espécie de mentor do ainda jovem Peter Parker.
Dez anos depois da primeira aparição, em 'Vingadores: Ultimato' (2019) o ator e o personagem se despediram do papel em uma das cenas mais emocionantes do filme.