O escritório de arquitetura Rafael Viñoly Architects comandará uma extensa reforma no aeroporto da capital da Toscana.
A reforma prevê a criação de um espaço na cobertura do terminal para o cultivo de uvas destinadas à produção de vinho.
Em comunicado à imprensa, o escritório informou que o vinhedo ocupará uma área de 19 hectares.
Serão 38 fileiras de videiras em vasos de concretos com um “enólogo importante da Toscana” responsável pela produção dos vinhos.
De acordo com o site Food and Wine, o vinho produzido no aeroporto de Florença será envelhecido em caves situadas abaixo do terminal de passageiros.
“Este deve ser um projeto urbanístico, não um exercício de design isolado e divorciado de tudo, mas das exigências técnicas da aviação e da competição por passageiros”, explicou Rafael Viñoly.
Na reforma também estão previstas ações de melhorias na infraestrutura. Entre elas, a construção de uma nova área de embarque e desembarque e extensão e reorientação de uma das pistas.
A presença do vinhedo na parte superior do aeroporto tem ainda finalidade estética, segundo os idealizadores.
A intenção é proporcionar um visual agradável para quem olha sua estrutura a partir do alto de pontos turísticos de Florença.
O aeroporto pode ser visto do Duomo da Catedral de Florença, por exemplo.
O projeto não recebeu apenas elogios. Rowan Moore, colunista do inglês The Guardian, questionou o impacto da fumaça de jatos e do depósito de combustíveis nas safras de uvas.
As reformas do aeroporto irão demandar longo tempo e o projeto de ter vinhos produzidos em suas instalações ainda deve demorar. A projeção é de conclusão em 2035.
Florença guarda uma rica história e é famosa por seus pontos turísticos ligados à arte renascentista.
Cidade-natal do escritor Dante Alighieri, autor da “Divina Comédia”, Florença guarda obras de artistas do porte de Michelangelo, Sandro Botticelli, Rafael, Leonardo da Vinci, dentre outros.
Muitas dessas belezas artísticas podem ser vistas na Galeria degli Uffizi, um dos mais antigos palácios da Itália.
Uma das regiões mais visitadas da europa, a Toscana é reconhecida também pela beleza de seus cenários naturais.
As estradas que ligam as cidades da Toscana oferecem paisagem arrebatadora, com colinas verdejantes e vinhedos que já serviram de fotografia para filmes românticos.
A Toscana possui sete patrimônios da humanidade pela Unesco, entre eles o centro histórico de cidades como a própria Florença e Siena.
Pisa (com sua famosa torre - foto), San Gimignano, Luca, Arezzo e Pieza são outras cidades da Toscana bastante visitadas por turistas.