Segundo a Assist Card, uma empresa de assistência integral aos viajantes, o número de atendimentos por malas perdidas ou extraviadas em voos internacionais aumentou cerca de 444% de janeiro a novembro de 2022, comparado ao mesmo período de 2021.
Muita gente que passa por essa situação não sabe bem como agir, por isso o FLIPAR preparou um guia com várias dicas do que fazer caso sua mala se perca por aí; confira!
Responsabilidade: A companhia aérea é a responsável pela sua bagagem despachada, desde o momento do check-in até a entrega no destino final.
Caso note que sua mala não está na esteira rolante, procure o balcão da companhia aérea no aeroporto. Lá, registre uma ocorrência.
Tenha em mãos o comprovante de despacho da bagagem (talão que você recebe no check-in), além da descrição da mala (marca, cor, tamanho, características especiais).
Em seguida, será necessário preencher o Relatório de Irregularidade de Bagagem (RIB) fornecido pela própria companhia.
Segundo as regras da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), a bagagem pode ficar extraviada por até 7 dias em voos nacionais e 21 dias em voos internacionais.
Nesse período, o passageiro tem direito a receber da companhia aérea um reembolso por despesas emergenciais enquanto estiver sem seus pertences.
Segundo disse a advogada Carmem Lilian Bosque à CNN, os valores são definidos pela própria companhia aérea, que deve efetuar o pagamento até sete dias após a apresentação dos comprovantes pelo passageiro.
Os valores pagos podem variar de R$ 300 a R$ 1.300, mas o auxílio só é dado a viajantes que estiverem fora do seu local de origem.
Se a sua bagagem chegar danificada, você deve informar a companhia aérea assim que notar o problema, de preferência ainda na área de desembarque.
Nesses casos, a companhia aérea deve consertar a bagagem ou substituí-la por outra equivalente. No caso de violação, se for comprovado o dano, a empresa deve pagar uma compensação ao passageiro.
Atualmente, além das soluções oferecidas pelas companhias aéreas e dos direitos garantidos aos consumidores, existem aplicativos e serviços que ajudam a localizar bagagens perdidas.
Dispositivos como o SmartTag da Samsung e o AirTag da Apple podem ser presos em objetos como chaves, mochilas ou nas próprias malas.
Com esses aparelhos, é possível encontrar os pertences mesmo sem conexão com a internet, por meio de aplicativos específicos.
Esses aparelhos podem ser adquiridos separadamente nos sites das marcas e são compatíveis apenas com sistemas iOS, no caso do AirTag, e Android, no caso da Samsung.
Além deles, há também seguros que cobrem bagagens perdidas, que, apesar de não recuperar os pertences, podem reduzir os prejuízos financeiros.
Ainda assim, alguns cuidados podem ser tomados para evitar problemas com as malas. Um deles é levar na bagagem de mão itens essenciais como remédios, produtos de higiene pessoal, uma muda de roupa e objetos valiosos como dinheiro, joias e eletrônicos.
Outra dica é: se você estiver viajando para uma ocasião especial, como um casamento ou uma festa, leve a roupa do evento na bagagem de mão.
Por fim, procure personalizar sua mala de alguma com fitas, adesivos ou chaveiros para que fique mais fácil localizá-la sem confundir com outras bagagens.
Não menos importante: não se esqueça de tirar uma foto da sua bagagem antes dela ser despachada. Pode ser de grande ajuda para os funcionários na hora de procurá-la.