Regina postou em sua rede social uma foto famosa e histórica de Leila, ao lado de outras atrizes de renome (Eva Todor, Tônia Carrero, Eva Wilma, Odete Lara e Norma Bengell) , numa passeata contra a ditadura em 1968. Mas, ao contrário, Regina afirmou que o grupo estaria apoiando o governo militar.
Regina Duarte vem sendo advertida, sucessivas vezes, pelo Instagram por publicar fake news. E não é de hoje.
Sobre a invasão às sedes dos Três Poderes, em 8/1/2023, ela chegou a publicar que a esquerda teria colocado blackblocks para fazer o quebra-quebra. O Instagram avisou que apuração isenta concluiu que a informação era falsa.
Na ocasião, ela também chamou o então ministro da Segurança e Justiça, Flávio Dino, de 'mentor do golpe', atribuindo a ele o planejamento dos atos. Mais uma informação considerada fake.
Algumas vezes, a rede social já colocou até aviso a quem entra no Instagram da atriz: 'Tem certeza que deseja seguir reginaduarte? Esta conta publicou repetidamente informações falsas que foram analisadas por verificadores de fatos independentes ou que eram contra nossas Diretrizes da Comunidade', avisa o Instagram.
As posições políticas de Regina causaram atrito até em casa. A atriz Gabriela Duarte, sua filha, chegou a deixar de segui-la quando Regina se negou a criticar a invasão dos Três Poderes, em Brasília.
Porém, no Dia das Mães, ainda em 2023, Gabriela homenageou a mãe e disse que elas não falariam mais de política em casa.
Atores chegaram a se posicionar de forma dura contra Regina Duarte. Uma fala de José de Abreu teve grande repercussão, quando ele disse que Regina 'não vale nada'
Regina Duarte é uma das maiores atrizes do Brasil, com papéis antológicos, como a Viúva Porcina em 'Roque Santeiro'.
Nascida em 5/2/1947, ela estreou na TV Excelsior em 1965 e fez uma carreira de grande sucesso. Porém, a memória de sua história tem sido prejudicada pela atuação da atriz na política e nas redes sociais.
Desde que rompeu seu contrato na Globo para assumir cargo no governo do então presidente Jair Bolsonaro, a atriz Regina Duarte passou a ser persona non grata na emissora platinada.
Regina foi secretária especial de Cultura no governo de Bolsonaro, de março a maio de 2020. As demonstrações da aversão da Globo à atriz se sucederam.
Regina, inclusive, ficou fora da chamada de 'História de Amor', quando a emissora colocou a novela na Globoplay, embora ela tenha interpretado a personagem mais importante da trama, ao lado de José Mayer (outro que caiu em desgraça após denúncias de assédio).
No lugar de Regina e Mayer, a propaganda foi de Carla Marins e Ângelo Paes Leme, que têm papéis secundários.
Quando a Globo comemorou 70 anos das telenovelas, Regina não foi chamada para participar do especial '70 Anos Esta Noite'. Embora tenha sido A Namoradinha do Brasil, uma das maiores atrizes de novelas, sua foto nem mesmo apareceu no cartaz.
Nas redes sociais, Regina postou mensagem alfinetando a emissora: 'Regina é maior que a Globo', dizia em letras garrafais.
Ultimamente, Regina Duarte vem se dedicando às artes plásticas. Recentemente, ela encerrou a exposição 'A Natureza e Eu: Novas Descobertas' , na loja Aqua Arte, em São Paulo. Dezenas de pessoas prestigiaram a atriz.
Regina costuma postar imagens relacionadas à Natureza em sua rede social e, recentemente, publicou um desenho. 'Passei a noite brincando de desenhar com cascas de árvore', escreveu aos seguidores.