Em 2024, o casamento entre pessoas do mesmo sexo é legalmente realizado em 38 países (seja no território inteiro ou em parte dele). Em 1º de janeiro de 2025, Liechtenstein também passará a fazer a legalização de uniões homoafetivas.
Veja, além da Irlanda, quais são as nações que, em 2024, já legalizaram o casamento gay.
África do Sul - O reconhecimento do casamento entre pessoas do mesmo sexo na África do Sul é legal desde que a Lei da União Civil entrou em vigor no país, em 30 de novembro de 2006.
Alemanha -Em 30 de junho de 2017, o Bundestag (Parlamento Alemão) aprovou um projeto de lei que permite o casamento entre pessoas do mesmo sexo. A presidência sancionou a decisão no mês seguinte.
Andorra - No início de 2023, o país legalizou o casamento entre pessoas do mesmo sexo e converteu todas as uniões civis entre pessoas do mesmo sexo em casamentos civis.
Argentina - Primeiro país latino-americano a legalizar o casamento gay. Foi em julho de 2010, numa votação apertada no Senado: 33 votos a favor, 27 contra e 3 abstenções.
Austrália - O país legalizou o casamento gay em dezembro de 2017 após uma consulta nacional que concluiu pela aprovação da maioria para a reforma.
Áustria - Em dezembro de 2017, a Suprema Corte decidiu que o casamento gay seria permitido a partir de 2019 no país.
Bélgica - A Lei da União Civil entre homossexuais entrou em vigor em junho de 2003 na Bélgica, dois anos após a medida tomada em seu vizinho, a Holanda.
Brasil - Em 2011 o Supremo Tribunal Federal (STF) passou a reconhecer, por unanimidade, união estável entre casais do mesmo sexo. Em 2013, a Comissão de Constituição e Justiça determinou que cartórios realizassem também o casamento civil homoafetivo.
Canadá - Em 20 de julho de 2005, o Canadá tornou-se o quarto país no mundo e o primeiro nas Américas a legalizar o casamento gay.
Chile - A união entre pessoas do mesmo sexo já era autorizada no Chile desde 2015, mas ainda sem ser considerada como casamento - impedindo, portanto, a adoção de criança. Em 2019, finalmente, o casamento gay foi legalizado.
Colômbia - O casamento entre homossexuais foi validado pela Corte Constitucional da Colômbia em abril de 2016, após anos em que conquistas foram sendo obtidas aos poucos.
Costa Rica - Em 2020, o país se tornou o primeiro na América Central a oficializar a união gay. E no dia 26/5 houve uma cerimônia de união homoafetiva entre duas mulheres marcando essa conquista.
Cuba - O Conselho Eleitoral do país anunciou a legalização do casamento gay em setembro de 2022 depois de uma votação do código familiar pela população.
Dinamarca - O casamento gay foi legalizado em junho de 2012. Mas o país já admitia a união civil homoafetiva desde 1 de outubro de 1989 - uma data histórica, pois o país foi o primeiro a ter uma lei a reconhecer direitos civis de casais homossexuais.
Equador - A Suprema Corte aprovou o casamento gay de forma plenamente legalizada no país em junho de 2019, embora a Constituição de 2008 já previsse a união civil entre pessoas do mesmo sexo, que ocorreu pela primeira vez de forma registrada em setembro de 2014.
Eslovênia - Em 4/10/2022, tornou-se o primeiro país do Leste Europeu a legalizar o casamento de pessoas do mesmo sexo e a adoção de crianças por casais homoafetivos. Para isso, o Parlamento aprovou uma emenda à Constituição.
Espanha - O casamento homoafetivo na Espanha é legal desde 3 de julho de 2005. Em 2004, o então recém-eleito José Luis RodrÃguez Zapatero deu inÃcio a uma campanha pela legalização da prática, além da adoção homoparental.
Estados Unidos - Em 2015, a Suprema Corte dos EUA derrubou os vetos que existiam contra o casamento entre homossexuais em alguns estados do país. Com isso, a união homoafetiva passou a ser legalizada em todo o território americano.
Estônia - Em junho de 2023, tornou-se o primeiro país da antiga União Soviética a legalizar o casamento homossexual. A nova lei dividiu opiniões, mas foi aprovada com 55 dos 101 votos no Parlamento.
Finlândia - O casamento gay foi aprovado pelo Parlamento finlandês em 2014, junto com a autorização para adoção conjunta por casais do mesmo sexo. A lei, porém, só entrou em vigor em 1º de março de 2017.
França - O casamento entre pessoas do mesmo sexo na França é legal desde 18 de maio de 2013.E essa legislação se estende a todos os territórios ultramarinos subordinados à França.
Grécia - O Parlamento grego aprovou em fevereiro de 2024 o projeto de lei que permite o casamento entre homossexuais e a adoção de filhos por eles. Com isso, a Grécia tornou-se o primeiro país cristão ortodoxo a legalizar a união homoafetiva.
Islândia - O casamento entre pessoas do mesmo sexo foi legalizado em junho de 2010. O projeto de lei previa o uso do gênero neutro na definição de casamento. Pesquisas de opinião mostram ampla adesão popular à ideia e nenhum parlamentar votou contra.
Luxemburgo - A lei que permite o casamento entre pessoas do mesmo sexo er a adoção de filhos passou a vigorar em junho de 2015, após aprovação por ampla maioria de votos, seguindo a tendência de vários países europeus.
Malta - O Parlamenta do país insular aprovou quase por unanimidade a lei que legaliza o casamento gay em julho de 2017. A ilha mediterrânea tornou-se o 22º Estado europeu a tomar a medida.
México - O casamento entre homossexuais foi sendo permitido aos poucos no país, estado por estado. Até que, em outubro de 2022, o estado de Tamauplipas, no nordeste do México, legalizou a união gay. Era o único que faltava. Portanto, desde 2010, a legalização é plena, no México inteiro.
Nepal - Em junho de 2023, a Suprema Corte emitiu uma nota provisória abrindo caminho para o casamento gay. E o primeiro ocorreu cinco meses depois, em novembro, consolidando a legalização.
Noruega - Desde janeiro de 2009, o casamento entre homossexuais é permitido. A nova lei substituiu a de 1993. E inclui autorização até para procedimentos de inseminação artificial.
Nova Zelândia
Países Baixos - A Holanda foi pioneira e desde 2001 os casamentos entre gays são permitidos no país. A iniciativa abriu caminho para as outras nações não apenas na Europa, mas em outros continentes.
Portugal - O casamento gay é permitido desde junho de 2010, mas a adoção de filhos por parte de casais homossexuais passou a vigorar em 2015, após aprovação complementar do Parlamento.
Reino Unido - Em julho de 2013, o Parlamento britânico aprovou o projeto de lei que legalizou o casamento entre homossexuais na Inglaterra e no País de Gales. No dia seguinte, a Rainha Elizabeth II deu o 'consentimento real' para a medida.
Suécia - A legalização do casamento entre pessoas do mesmo sexo ocorreu em maio de 2004. Cinco anos depois, a Igreja Luterana da Suécia anunciou que passaria a realizar casamentos entre gays.
Suíça - O casamento gay passou a ser legal em setembro de 2021. A aprovação aconteceu depois de um referendo em que 64% dos eleitores votaram a favor da união entre homossexuais.
Taiwan - Foi o primeiro país da Ásia a legalizar o casamento entre homossexuais. Isso ocorreu em maio de 2019. A votação ocorreu no Dia Internacional contra a Homofobia, ganhando um significado de peso no continente.
Uruguai - Segundo país latino-americano a legalizar o casamento gay, após a Argentina. Admite a união entre homossexuais desde abril de 2013.