“Se alguém me oferecer um papel e eu fizer isso e me divertir, ótimo”, disse o ator de 62 anos, em uma entrevista ao Entertainment Tonight.
“Eu atuaria se surgisse algo em que eu pudesse colocar minhas realidades, meus desafios, se eu pudesse descobrir', emendou.
Em 1998, o ator anunciou que havia sido diagnosticado com doença de Parkinson sete anos antes, em 1991.
Essa é uma doença que afeta o sistema nervoso e as habilidades motoras, prejudicando a fala e a locomoção.
Em 2020, o ator chegou a anunciar a aposentadoria definitiva por conta de uma piora no quadro de saúde.
Em fevereiro, o ator apareceu de surpresa no British Academy of Film and Television Arts (BAFTA), para anunciar o prêmio de Melhor Filme, e foi ovacionado de pé pelo público.
O documentário 'Still: A Michael J. Fox Movie', lançado em 2023 pela Apple TV+, explora a vida de Michael J. Fox com sua família e como ele lida com o Parkinson no dia a dia.
O filme combina a narração do ator falando sobre como tem sido conviver por mais de 30 anos com a doença com clipes de seus filmes.
No documentário, J. Fox fala ainda sobre o impacto do diagnóstico de Parkinson na sua vida seguido do uso de bebida alcoólica e como isso afetou sua família.
Embora 'Still: A Michael J. Fox Movie' tenha sido indicado ao BAFTA de melhor documentário, o filme '20 Dias em Mariupol' acabou levando o prêmio.
Nascido em 9 de junho de 1961 em Edmonton, Canadá, Michael J. Fox conquistou o coração do público com seu talento contagiante.
Desde seus primeiros passos como ator mirim na televisão canadense até o estrelato global na trilogia 'De Volta Para o Futuro', Fox se consolidou como um ícone da cultura pop dos anos 80.
Apesar de ter feito pequenos trabalhos como ator antes, o papel como Alex P. Keaton na série de televisão 'Caras e Caretas' (1982-1989) foi o que tornou J. Fox conhecido inicialmente.
No entanto, foi seu papel como Marty McFly na trilogia 'De Volta para o Futuro' que o tornou uma estrela internacional.
O primeiro filme, lançado em 1985 e dirigido por Robert Zemeckis, foi um enorme sucesso e se tornou um dos maiores clássicos da cultura pop.
Em 1991, aos 29 anos, J. Fox foi diagnosticado com doença de Parkinson. Ele manteve seu diagnóstico em segredo por anos e chegou a ganhar um Globo de Ouro por sua atuação na série 'Spin City' (1996-2001).
O ator deu um tempo da atuação em tempo integral no início dos anos 2000 devido aos sintomas cada vez mais debilitantes da doença, mas ocasionalmente fez aparições em filmes e programas de televisão desde então.
Em 1999, 2002 e 2005, narrou as falas de Stuart Little nos três filmes da franquia.
Além de sua carreira como ator, Fox é conhecido por seu ativismo em nome da pesquisa da doença de Parkinson.
Em 2000, fundou a Michael J. Fox Foundation for Parkinson's Research, dedicada a financiar pesquisas e encontrar uma cura para a doença.
Por intermédio da fundação, J. Fox já arrecadou milhões de dólares e impulsionou avanços significativos na área.
Desde 1988, Michael J. Fox é casado com a atriz Tracy Pollan, com quem tem quatro filhos.
Mesmo com o declínio da saúde que o levou à aposentadoria em 2020, Michael J. Fox continua sendo uma inspiração para o mundo graças à sua coragem ao lidar com a doença de Parkinson e seu compromisso com a conscientização em torno do tema.