Broadbent, que começou a carreira nos anos 80 em comédias televisivas, levou a estatueta de Melhor Ator Coadjuvante em 2002 pelo papel de John Bayley, marido da personagem principal vivida por Judi Dench no filme “Iris”.
No mesmo ano, o ator levou o Bafta de Melhor Ator Coadjuvante pela atuação no musical “Moulin Rouge”, de Baz Luhrmann. A premiação é a principal da indústria do entretenimento britânica.
Ainda nesse mesmo período, Jim Broadbent ficou popular como o pai da protagonista de “O Diário de Bridget Jones”, vivida por Renée Zellweger.
Outro trabalho conhecido de Broadbent foi na saga Harry Potter, em que ele interpretou o professor Horácio Slughorn.
Em “A Dama de Ferro”, baseado na vida de Margareth Tatcher, o ator britânico encarnou Denis Tachter, marido da ex-premiê do Reino Unido, interpretada por Meryl Streep.
Jim Broadbent cursou artes cênicas antes de iniciar a longeva carreira na televisão e no cinema. Ele formou-se na Academia de Música e Arte Dramática de Londres em 1972.
Outros atores e atrizes de prestígio em Hollywood também tiveram uma formação acadêmica sólida. É o caso justamente de Meryl Streep. A recordista em indicações ao Oscar graduou-se em teatro dramático na Vassar College, em 1971.
Localizada no estado de Nova York, a Vassar College é uma das mais tradicionais e renomadas faculdades de artes dos Estados Unidos.
Meryl Streep ainda fez mestrado em Artes Dramáticas na Universidade de Yale, onde atuou em peças clássicas de teatro, incluindo algumas criações de William Shakespeare.
Vencedor de três edições do Oscar na categoria de Melhor Ator, o britânico Daniel Day-Lewis estudou em prestigiosas escolas da área, entre elas o Bristol Old Vic Theatre School e a Royal Shakespeare Company.
A Royal Shakespeare Company é uma das mais importantes companhias de teatro do Reino Unido. Com sede em Stratford-upon-Avon, cidade onde nasceu Shakespeare, ela possui filiais na capital Londres e em Newcastle, no norte inglês.
Viola Davis (“Histórias Cruzadas” e “Um Limite entre Nós”) formou-se em artes dramáticas na Rhode Island College e estudou por quatro anos na Juilliard School.
Sediada no Lincoln Center, na cidade de Nova York, a Juilliard School é uma instituição de ensino superior de Música, Dança e Dramaturgia.
Christopher Reeve (1952 - 2004), o eterno Superman, Robin Williams (1951 - 2014) e Adam Driver são outros exemplos de nomes consagrados do cinema que frequentaram a Juilliard School.
Vencedora do Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante em “12 Anos de Escravidão”, a atriz mexicana de origem queniana Lupita Nyong’o graduou-se em cinema e teatro na Hampshire College, em Massachusetts, nos Estados Unidos.
Já Al Pacino, um dos maiores astros da história do cinema, chegou a ser rejeitado no famoso Actor’s Studio, em Manhattan.
Associação de atores, diretores e roteiristas, o Actors Studio é uma escola de formação que trabalha com a técnica chamada “Método”, que influenciou o trabalho de inúmeros astros do cinema.
Por ironia do destino, anos mais tarde Al Pacino foi estudar com Lee Strasberg, o principal expoente do “Método”.
Nascido na Polônia durante o Império Austro-Húngaro, Lee Strasberg ingressou no Actors Studio em 1948, um ano após a fundação da associação.
No Actors Studio, Strasberg propôs a introdução do “Método” e acabou se tornando o mentor de nomes históricos do cinema norte-americano, como Marlon Brando, Jane Fonda, Dustin Hoffman, James Dean e Paul Newman.
Uma das maiores estrelas do cinema em todos os tempos, Marilyn Monroe foi aluna por anos de Lee Strasberg.