Ele faturou o prêmio de Melhor Ator Revelação na 63ª Semana da Crítica, pelo filme brasileiro 'Baby'.
O ator divulgou um comunicado à imprensa falando sobre a conquista: “Eu trabalho há anos como ator de teatro e sempre pensei que, se algum dia eu tivesse uma oportunidade, iria agarrá-la com toda a minha força'.
'[...] Vim de uma cidade de 4 mil habitantes, no interior de Minas [Gerais], e sempre sonhei em estar em um festival como Cannes. Voltar com esse prêmio é sensacional!”, comemorou o brasileiro.
O filme 'Baby', dirigido por Marcelo Caetano, estreou na terça-feira (21/05) em Cannes e foi um dos sete selecionados entre mais de mil inscritos para a mostra competitiva.
O longa, que é uma co-produção entre Brasil, França e Holanda, ainda não tem uma data de estreia no Brasil.
Além de Ricardo Teodoro, o elenco conta com participações de João Pedro Mariano, Ana Flavia Cavalcanti, Bruna Linzmeyer e Cleo Coelho.
A trama gira em torno do personagem Wellington (conhecido como Baby) que, ao deixar um centro de detenção, é acolhido por um garoto de programa chamado Ronaldo (Ricardo Teodoro).
'Em Baby, os personagens estão em constante movimento. Eles cruzam as ruas da cidade em busca de liberdade e da realização de seus desejos. É um filme antes de tudo sobre a cumplicidade e a amizade, em meio ao caos”, explicou o diretor.
'Eu trabalho há anos como ator de teatro e sempre pensei que, se algum dia eu tivesse uma oportunidade, iria agarrá-la com toda a minha força', contou o ator recém-premiado.
Antes de Teodoro, o único ator brasileiro que havia vencido na mesma categoria em Cannes foi Rodrigo Santoro, em 2004, pela performance em 'Carandiru'.
Entre as atrizes, duas brasileiras já ganharam prêmios em Cannes na categoria de Interpretação Feminina: Fernanda Torres (foto) por 'Eu Sei Que Vou Te Amar', em 1986, e Sandra Corveloni por 'Linha de Passe', em 2008.
As vitórias geraram oportunidades para ambas as atrizes. Fernanda Torres foi protagonista no remake da novela 'Selva de Pedra' (1986) e depois continuou recebendo papéis na Globo.
Já Sandra Corveloni foi convidada pela emissora para participações em 'Amor Eterno Amor', 'O Brado Retumbante', 'Amor à Vida' e 'O Outro Lado do Paraíso' (foto).
Ainda pouco conhecido do grande público, Ricardo Teodoro fez uma breve participação no primeiro capítulo da novela 'Renascer', ao interpretar um dos jagunços que atacam José Inocêncio (Humberto Carrão).
O ator também fez pontas em 'Além da Ilusão', 'Malhação: Toda Forma de Amar' e 'Deus Salve o Rei', na TV Globo, e em 'Amor Sem Igual', da TV Record.
O Festival de Cannes surgiu em 1946 e se tornou um dos mais prestigiados e famosos festivais de cinema do mundo.
O festival acontece todos os anos, no mês de maio, na cidade francesa de Cannes, localizada na Riviera Francesa.
O festival foi idealizado por Jean Zay, um ministro francês que buscava criar um evento cinematográfico que promovesse a paz e a cooperação internacional após a Segunda Guerra Mundial.
A Palma de Ouro, prêmio principal do Festival de Cannes, é considerada uma das mais cobiçadas honrarias do cinema mundial.