Nascido no Rio de Janeiro, Luiz Maurício Pragana dos Santos é filho do militar da Força Aérea Brasileira (FAB) Marcos Baptista Pragana dos Santos Jr. e da advogada Vera da Gama Pragana.
Lulu sempre se encantou pela música desde jovem e formou uma banda inspirada nos Beatles chamada de Cave Man. O início de sua trajetória contrariou seu pai, que tinha o desejo de que ele seguisse a carreira militar.
Quando tinha dezenove anos tocava no grupo Veludo Elétrico, com Fernando Gama e Paul de Castro. Um ano depois, o cantor, ao lado de Ritchie e Lobão, formou a banda Vímana, Mas foi expulso pelo ex-tecladisda do Yes, Patrick Moraz, por não concordar com os rumos que a banda acabou seguindo
Antes de se tornar músico, trabalhou como colunista em revistas como a Som Três, escrevendo comentários sobre os álbuns da época. Logo após a saída da banda, trabalhou como produtor de repertório de novela para a TV Globo na gravadora Som Livre, integrando a equipe de Guto Graça Mello, junto com Cazuza e Ezequiel Neves.
Esse emprego fez com que Lulu adquirisse uma visão do mercado e de como funcionava a indústria musical. Acompanhou de perto o maestro e arranjador Lincoln Olivetti (que depois trabalhou com o cantor em seus primeiros discos) a gravação de discos importantes da história da música popular brasileira.
Em 1980, Luiz Maurício lançou o seu primeiro compacto, que passou despercebido pelo público e crítica. Em seguida, foi contratado pela gravadora Warner (WEA), por intermédio de Liminha, com mais três compactos lançados.
O cantor, então, gravou 'Tesouros da Juventude' em parceria com o jornalista Nelson Motta. Ele considera a sua primeira composição de sucesso e que ganhou, inclusive, certa projeção radiofônica para desbravar o universo da música.
Em 1982, Lulu Santos lançou o seu primeiro álbum solo: 'Tempos Modernos', produzido por Liminha. Logo neste início, o cantor emplacou diversos hits que eternizaram o nome do artista no cenário do rock e pop nacional.
A música título do álbum foi regravada ao longo dos anos por diversos grandes nomes da MPB como Marisa Monte, Netinho, Zizi Possi, Zé Ramalho e Jota Quest.
Além de 'Tempos Modernos', 'De Repente Califórnia' e 'Tudo com Você' emplacaram nas rádios. Com o sucesso, Lulu Santos passou a se apresentar em programas de rádio e TV, sobretudo o do Chacrinha.
O cantor passou a fazer turnê por diversas regiões do Brasil, mas o disco ainda não foi um estouro: vendeu apenas 12 mil cópias no primeiro ano.
Em 1983, lançou o seu segundo álbum, 'O Ritmo do Momento', também produzido por Liminha, que apresentou o inusitado bolero misturado com pop rock 'Como Uma Onda (Zen Surfismo)', parceria com Nelson Motta. Além de canções como 'Advinha o quê?' e 'Certas coisas'.
Cabia a Lulu tentar repetir o sucesso no ano seguinte e completar a trilogia produzida por Limina. O álbum 'Tudo Azul' mostrou toda versatilidade do artista e trouxe à tona outras músicas que fizeram muito sucesso. Entre elas, 'Certas Coisas', 'Tão Bem', 'Lua de Mel' e 'O Último Romântico'.
No ano seguinte, participou do Rock in Rio e, dois anos depois, foi premiado com o disco de platina. Aos 31 anos, ele se apresentou nas mesmas noites que nomes como Queen, Rod Stewart, Paralamas do Sucesso e Blitz.
Lançou, em 1985, o álbum 'Normal', na época em que o rock brasileiro explodia no pós-ditadura militar brasileira. Esse foi um dos discos responsáveis por consolidar Lulu Santos como letrista. Das 11 faixas, apenas duas são em parceria com Nelson Motta.
Em 1986, o álbum 'Lulu' bateu recordes de vendagem na época, chegando a 200 mil cópias. Entre os sucessos, canções como: 'Casa e Minha Vida' e 'Um Pro Outro', composições solo do cantor.
Dois anos depois, com o disco 'Toda Forma de Amor', trouxe um dos maiores hits de sua carreira (música título). Além de enormes sucessos como 'A Cura', que clamava pela descoberta da cura da AIDS, que assombrava o país e trouxe diversas perdas.
O disco 'Popsambalanço e Outras Levadas', de 1989, trouxe ritmos dançantes e percussões nas canções. Um álbum experimental, incluindo a parceria com Jorge Ben Jor e a proximidade do samba.
Com os álbuns 'Honolulu' (1990) e 'Mondo Cane' (1992) fechou a trilogia de experimentação, com sons diferentes. Foi a partir deste segundo disco, que surgiu o aclamado hit 'Apenas Mais Uma de Amor',
Depois da experimentação, um novo boom na carreira, em 1994, com a parceria de sucesso com o DJ e produtor musical Marcello Mansur, o Memê. Então, 'Assim Caminha a Humanidade', faixa-título, foi tema da primeira temporada de Malhação, que fez enorme sucesso no ano seguinte, permanecendo até 1999.
Regravações como 'Descobridor dos Sete Mares' (sucesso de Tim Maia), 'Sossego' (do próprio Tim); e 'Se Você Pensa' (de Roberto e Erasmo Carlos) fizeram parte deste momento da carreira de Lulu, assim como a canção Sereia. O disco bateu a marca de um milhão de cópias vendidas.
Na década de 1990, Lulu flertou com a música eletrônica, a dance music, a música disco, o funk, o soul e o rhythm & blues. Em 1996, o disco 'Anti Ciclone Tropical' emplacou os sucessos: 'Aviso aos Navegantes' e a regravação da clássica 'Dancing Days' (de Nelson Motta e Ruban).
Voltou às experimentações com o álbum 'Liga Lá', de 1997, assim como 'Calendário', de 1999. Nele, trouxe o sucesso 'Sábado à Noite', que também foi hit da banda Cidade Negra.
No ano 2000, o artista revisitou a sua carreira até ali, com o álbum duplo 'Acústico MTV' (lançado também em DVD), que traz grandes hits consagrados e também inéditas, como 'Made in Brasil' e 'Astronauta' (parceria com Gabriel, O Pensador.
Quatro anos depois, lançou o 'MTV Ao Vivo', álbum que revisita mais uma vez os seus sucessos radiofônicos e também ganhou versão em DVD. Com o disco 'Letra e Música', de 2005, trouxe de volta a guitarra.
Em 2007, Lulu Santos lançou o disco 'Longplay', quando se utilizou do que há de mais moderno em tecnologia, com paredes de LED, iluminação e projeções feitas com clipes interativos em sua turnê.
Lulu voltou a flertar com o samba no álbum 'Singular' e, em meados de 2010, em comemoração aos seus 30 anos de carreira solo. Ele lançou a sua terceira parceria com a MTV, em CD e DVD: 'Lulu Acústico MTV II.'
Em 2012, Lulu Santos passou a integrar o time de técnicos do programa The Voice Brasil, da TV Globo, junto de Claudia Leitte, Daniel e Carlinhos Brown. O cantor é o único técnico a estrelar as 11 temporadas do programa, até 2022.
O artista lançou, em 2013, o disco tributo 'Lulu canta Roberto & Erasmo', seu primeiro trabalho totalmente dedicado à obra de outros compositores. Também lançou, em 2015, o DVD ao vivo, 'Toca Lulu', recheado dos seus maiores sucessos.
Voltou a apostar em homenagens, em 2017, quando lançou um álbum exaltando os 70 anos de Rita Lee, chamado 'Baby Baby!' Lulu Santos lançou o single 'Orgulho e Preconceito', em 2018, assim como reviveu, em 2021, os singles 'Hit', 'A Cura' (em parceria com Vitor Kley) e 'Inocentes' (em parceria com a banda Melim).
No mesmo ano, é lançado o álbum O Funk Canta Lulu, álbum tributo a Lulu Santos produzido pelo DJ Sanny Pitbull, com participação de artistas de funk carioca: MC Marcinho, MC Bob Rum, Amaro, MC Cacau, MC Koringa, MC Leozinho, Márcio G, MC Sabrina, Deise Loira, Tati Quebra-Barraco, Buchecha, Naldo Benny e Valesca Popozuda.
Em 2019, lançou o álbum 'Para Sempre', em 2022, se uniu à nova geração, com singles como o duo 'OutroEu', com Luccas Carlos e com Luiza Possi.
A cantora pop brasileira Luísa Sonza convidou Lulu Santos, em 2021, para participar da faixa 'Também Não Sei de Nada' (parceria dela com Nave e Vitão), que faz parte do seu disco Doce 22. Fez parceria também com o cantor Pedro Sampaio, na gravação do clipe de “Tempos Modernos”, no projeto “Atemporal Remix”.
Em 2023, iniciou a turnê intitulada “Barítono”, que faz referência direta à característica vocal de Lulu. Embora tenha reconhecido essa condição tardiamente, disse ser libertador assumir ser “um cantor de tessitura vocal grave'.
Foi casado entre 1978 e 2006 com a jornalista Scarlet Moon, a qual conheceu em uma festa na casa de Caetano Veloso. Scarlet havia feito uma laqueadura antes de conhecê-lo por já ter três filhos de um casamento anterior, fato este que impediu Lulu de ter filhos com a esposa, criando os enteados. Ela morreu em 2013, quando tinham 28 anos de relacionamento.
Em 2018, declarou-se bissexual e começou a namorar o analista de sistemas Clebson Teixeira, com quem se casou.. Antes disso, entre 2008 e 2016, namorou o empresário Bruno Azevedo.