Conhecido como Anderson Molejão, o cantor estava internado num hospital na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, e recebeu a visita de amigos do Molejo. Seu quadro se agravou a partir de domingo (21/4).
Anderson deixou quatro filhos. Dois deles - Leozinho Bradock e Rafael ‘Molejinn - também são músicos. Leozinho postou uma foto em que, ainda criança, está com o pai. E escreveu: 'Pra sempre estarei no teu colo'.
Nascido em 18/8/1972 no Rio de Janeiro, Anderson cantava desde criança. Ele era filho de Bira Haway (foto), técnico de som que trabalhou com Jamelão, Elza Soares, Fagner, Alcione, Fafá de Belém, Novos Baianos e Belchior.
Anderson foi criado no bairro da Abolição, no subúrbio do Rio, e era amigo de Andrezinho, filho do Mestre André, da bateria da escola de samba Mocidade Independente de Padre Miguel (inventor das paradinhas no desfile). Juntos eles viram a criar o Grupo Molejo, com outros colegas.
Aqui Anderson aparece, aos 14 anos de idade, ao lado de Roberto Carlos numa apresentação em 1986, que reuniu muitos artistas renomados.
Além de Roberto Carlos e Anderson, estavam na cena Arlindo Cruz, Jovelina Pérola Negra, Zeca Pagodinho, Almir Guineto e Fundo de Quintal.
Em 1988, Anderson criou o grupo de pagode Molejo, junto com Andrezinho, Claumirzinho, Lúcio Nascimento, Robson Calazans e Jimmy Batera.
Em entrevista ao jornal 'O AbreCampense', Anderson disse que o grupo pensava em ser uma banda de baile com o nome Nossa Banda. Depois mudou para Molejo, que era o nome da banda do pai dele. E prezou sempre pela alegria do repertório.
O grupo Molejo alcançou enorme sucesso nos anos 1990, com hits como 'Dança da Vassoura', 'Paparico', 'Caçamba', 'Cilada', 'Brincadeira de Criança', 'ClÃnica Geral' e 'Samba-Rock do Molejão'
Anderson também tocava cavaquinho e era compositor. Ele registrou no Ecad 118 músicas de sua autoria. É dele, por exemplo, a popular 'Dança da Vassoura'. E ele também compôs canções que se tornaram sucesso com outros grupos, como 'Cohab City', gravada pelo Negritude Junior.
Foram três décadas de gravações e apresentações sempre com bom humor e um jeiro irreverente que ele carregou, junto com os companheiros do grupo, para as letras e a musicalidade do Molejo.
O primeiro álbum do Molejo foi em 1993 e estourou com o pagode 'Caçamba'. O último foi 'Molejo Club', em 2016, com faixas inéditas após 6 anos. Foi quando aconteceu uma interação entre o Molejo e Lady Gaga por causa das músicas “Perfect Illusion”, de Gaga (Ilusão perfeita, em tradução literal) e “Cilada”, do Molejo (“Não era amor, não era, não era amor, era cilada”)
Lady Gaga escreveu o seguinte, em referência à música do Molejo: “Isso não era amor, não era! Mas com Joanne não tem cilada! Ouça ‘Perfect Illusion'”. O perfil do Molejo entrou na brincadeira e comentou na publicação de Lady Gaga: “Oi, Gaga. Sua sumida!”. Com isso, o pagode 'Cilada', lançado em 1996 , voltou a bombar. E o grupo decidiu lançar novo álbum.
Em 12 de fevereiro de 2024, mesmo doente, Anderson postou um vÃdeo em que aparece no palco cantando sucessos ao lado dos colegas da banda durante uma festa de carnaval.
O cantor Péricles publicou mensagem nas redes sociais sobre a perda do amigo: 'Primeiro agradecer por tanta alegria que ele deixou para nós e esse legado imenso que ele deixa como compositor , um grande pesquisador da música, um grande cara'.
O cantor Belo disse: 'O Soweto fazendo 30 anos e eu esperando ter você no nosso palco, o Rio de Janeiro foi apresentado ao nosso grupo pelo Molejo e você fez tudo para que nos sentÃssemos em casa. Agora a casa que mais se alegra é o Céu'.
Xande de Pilares postou: 'Obrigado pela oportunidade de poder partilhar muitos grandes momentos ao seu lado, você foi um gigante'
Dudu Nobre declarou: 'Você foi um dos caras mais incrÃveis que conheci. Vamos sempre lembrar da sua alegria e do quanto você era uma pessoa fantástica'.
Andrezinho declarou que o Molejo vai tentar manter o legado deixado por Anderson: 'Perdemos uma grande referência da música. Um grande sambista. Um grande artista, um show man. Um dos maiores do paÃs. Estamos muito tristes, mas felizes por tentar manter o legado que ele deixou'.